Vendas Consultivas: como implantar em sua empresa

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Já ouviu falar no termo Vendas Consultivas? Ultimamente tem sido cada vez mais comum vermos empresas adotando esse modelo de vendas em seus negócios. Que tal entender melhor como funciona e como implantá-lo em sua empresa?!

A cada dia que passa ficamos mais distantes do método arcaico de empurrar o produto para cima dos leads a torto e a direito.

Com todo o impulso tecnológico do século XXI tudo tem se tornado mais dinâmico, criativo e pontual. E com a maneira de vender os produtos não seria diferente. Em um mix de conceitos e técnicas de entender a demanda do cliente, surgem as vendas consultivas.

Neste post veremos os seguintes temas:

  • Mas afinal de contas, o que são as vendas consultivas?
  • Quais as características que definem as vendas consultivas?
    • Domínio do produto/serviço
    • Análise de mercado
    • Ter conhecimento do cliente/empresa que almeja atingir
    • Aplicabilidade de escuta ativa:
    • Estratégias de vendas e de contorno de situações delicadas
  • Como implantar o modelo de Vendas Consultivas na empresa
    • Etapa 1: Prospecção
    • Etapa 2: Qualificação
    • Etapa 3: Apresentação
    • Etapa 4: Negociação
    • Etapa 5: Fechamento
    • Etapa 6: Pós-venda

Mas afinal de contas, o que são as vendas consultivas?

Cunhado na década de 1970 pela primeira vez no livro Consultative Selling, de Mack Hanan, surgiu o termo “Vendas Consultivas” é um processo no qual o vendedor assume o papel de consultor, compreende a realidade individual de cada cliente e propõe soluções que agreguem valor.

Diferentemente do modelo convencional de vendas, onde os vendedores, guiados por metas abusivas e intensas, tentam empurrar o produto para qualquer pessoa que demonstrar o menor interesse, nessa modalidade o intuito é o produto ser uma solução.

Demonstrando domínio no assunto e no conteúdo vendido, é papel do vendedor guiar o lead, apresentando argumentos e orientações sucintas de que vale a pena contratar o produto/serviço oferecido, gerando mais produtividade e valores à empresa.

Quais as características que definem as vendas consultivas?

Embora tenham um conceito muito simples, para trabalhar verdadeiramente e com qualidade com as vendas consultivas é necessário estar atento a alguns critérios específicos. São eles:

Domínio do produto/serviço

Antes de tudo, para garantir um atendimento de venda com qualidade, é necessário que o vendedor conheça profundamente o produto/serviço oferecido. Ao abordar o lead e fazer a oferta, esteja preparado para dúvidas situações hipotéticas.

O seu lead buscará conhecer o produto e entender como isso o ajudará a otimizar seu tempo, dinheiro investido e seus processos, e com isso questionará bastante e levantará situações do seu dia a dia, e como seu produto o ajudará com isso.

Portanto, estude bem até dominar e ser um expert na solução que você oferecerá, assim como nas melhores maneiras de apresentá-la ao cliente e garantir o fechamento do negócio.

Análise de mercado

Imagine um software de músicas online: Hoje em dia existem várias plataformas que entregam esse exato serviço. Algumas com funções a mais, outras a menos, mas o ponto é que o mercado está repleto de ofertas para essa mesma solução…

Além de conhecer bem o produto, entender todas as outras ofertas presentes no mercado e demonstrar que a sua solução é mais vantajosa que as demais.

Dica de leitura: Como definir o nicho de mercado

Ter conhecimento do cliente

Você se preparou estudando o produto, a concorrência e decidiu entrar em contato com o cliente. Mas esqueceu de pesquisar sobre qual é sua especialidade, ou qual é o ramo que a empresa atua. Como imagina que será a conversa sobre a venda?

Pois é, dessa maneira é bem improvável do produto ser vendido, certo?! Por isso, coloque aí no checklist para sempre pesquisar sobre o cliente e entender melhor sobre sua área de atuação, clientes que atende, vantagens e benefícios dos produtos que vende. Assim ficará muito mais prático encaixar na conversa como o seu produto o ajudará.

Aplicar a escuta ativa

Mais do que falar sobre o seu produto, como um consultor de vendas é necessário entender o cliente, seus processos e suas dores. Com isso, nada melhor do que colocar em prática a técnica da escuta ativa.

Temos duas orelhas e uma só boca, lembra?

Assim você garantirá mais ainda a coleta de dados para potencializar seus argumentos, além de aumentar as chances de ter uma relação empática com o lead, fatores fundamentais para o fechamento de um negócio.

Saiba lidar com as objeções

Durante a conversa, imprevistos e objeções podem acontecer.

O cliente pode não se dar por convencido e deseja evidências mais conclusivas, ou analisar situações onde o produto não o atenderia. Isso pode colocar toda a venda em risco.

Cabe ao vendedor ter o jogo de cintura para destacar os melhores pontos do produto e contornar as objeções. Enfatize o valor da solução e sempre traga evidências de que vale a pena comprar de você.

Veja também: Estratégia de Vendas: como alavancar o seu negócio

Como implantar o modelo de Vendas Consultivas na empresa

Até aqui já pudemos ter uma boa noção de como as vendas consultivas funcionam, agora vejamos as 6 etapas necessárias para as aplicarmos efetivamente a metodologia no fluxo de processos:

Etapa 1: Prospecção

Como visto nos tópicos anteriores, é extremamente importante ter um tempo separado antes do contato com o cliente para pesquisar sobre sua atuação, objetivos e modelo de negócios.

Assim é possível preparar o discurso da venda para a realidade específica daquele lead, aproximando-o mais ainda da solução que você está prestes a oferecer. Uma estratégia valiosa é ver contatos conhecidos ou semelhantes que já utilizem seu produto/serviço.

Não deixe de ler: Como controlar a prospecção de clientes

Etapa 2: Qualificação

Outro ponto importante é avaliar honestamente se o potencial cliente faz sentido com o que você pretende oferecer. Para isso pode se questionar da seguinte maneira: “Meu produto ajudaria esse cliente a lidar com algum problema que tem enfrentado?”.

No modelo de vendas consultivas não adianta tentar forçar a compra. Se o cliente não tem o perfil que você almeja, dificilmente irá adiante, e mesmo se for, futuramente pode se desapontar com a compra, podendo até tornar-se um potencial detrator da sua empresa.

Portanto, se identificou que ele de fato não daria um match com sua proposta, siga para o próximo e invista o tempo em um cliente que de fato se beneficiaria com a compra.

Leitura complementar – Como qualificar o prospect?

Etapa 3: Apresentação

Você pesquisou sobre o lead, viu que ele combina com a sua solução e entrou em contato. Na etapa da apresentação é o momento em que você expõe de maneira bem estruturada e objetiva os argumentos de como seu produto o beneficiaria e valeria a pena ser adquirido.

Lembre-se que é necessário saber dosar bem a maneira de vender o produto. Não adianta sobrecarregá-lo com informações, uma atrás da outra. Faça de maneira orgânica e fluida, sempre abrindo espaço para ouvir o que ele têm a dizer e praticar a escuta ativa.

Etapa 4: Negociação

Na negociação é o momento de trabalhar a maneira como ele poderá contratar o produto. Nessa parte você pode expor os valores, maneiras de pagamento, tempo de contrato (se houver). Uma boa estratégia é reiterar os diferenciais do seu produto, reforçando seu valor.

Tente compreender a situação do outro lado, porém domine as emoções e tenha muita delicadeza ao desenvolver a proposta e as réplicas. Também é aconselhável conceder descontos muito no começo, no intuito de fechar logo o negócio.

Etapa 5: Fechamento

Se todas as etapas anteriores fluíram bem, o fechamento será apenas uma formalidade, sendo o momento de estabelecer as normas contratuais, assinaturas e envios de documentos. Também é a hora de alinhar como se dará o início do uso do produto.

Caso algum ponto ainda não tenha ficado claro, reitere-o com o cliente e o esclareça. Quanto menos dúvidas ele tiver, maiores serão as chances de entender como seu produto funciona e ficar realmente satisfeito com a solução, podendo até ser um eventual promotor.

Vídeo – Dicas de Fechamento por Paulo Araújo

Etapa 6: Pós-venda nas Vendas Consultivas

Depois de toda a consultoria e fechamento das questões financeiras, garanta que seu cliente terá um bom início de uso de seu produto/serviço. O intuito aqui é que a sensação de parceria e acompanhamento não seja perdida após ser firmado o contrato.

Logo após sair da venda as expectativas estarão altas e se o processo não estiver bem estruturado, e a qualidade for garantida, o cliente se desapontará com a compra, podendo até cogitar cancelá-la.

O sistema de CRM é uma das ferramentas essenciais para essa etapa e pode influenciar muito na qualidade do seu pós-venda. Com ele você pode ter dados de maneira acessível, gerenciar seu fluxo de processos e interagir com seus times, então é um verdadeiro investimento.

Conclusão

E aí, o que achou das etapas? Aproveite e nos conte abaixo suas considerações e outras dicas que podem ter ficado de fora dessa lista. Estamos ansiosos para saber o que você tem a dizer.

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Vídeo Bônus: Vendas Consultivas

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