Apenas Coragem

Apenas coragem

Meu amigo Wilson costuma despedir-se das pessoas com um abraço e com a seguinte frase: – Coragem, irmão!

Sempre achei isso engraçado, não pela frase em si, mas pela maneira como ele a pronunciava.

Nunca havia refletido sobre ela, mas ultimamente confesso que ela não sai da minha cabeça, não pela palavra coragem, mas pela palavra medo.

Medo da violência, da recessão, da perda do emprego, e claro da Covid-19.

Sejamos justos com o medo, pois ele também tem seus méritos, e sem ele nosso instinto de sobrevivência seria muito comprometido.

Mas o medo paralisa, inibe a criatividade e pode até estagnar sua carreira.

Porém, não dá para ser uma pessoa de sucesso com medo de errar, de inovar ou de ser punido pela vida o tempo todo.

O medo deve ser usado como a força que pode te levar rumo ao topo. Aí entra o antônimo do medo, ou seja, a palavra coragem.

A origem da palavra coragem é latina – cordis – que significa coração. Ou seja: ter coragem é ter firmeza de espírito, valentia e perseverança.

“Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo” – escreveu o escritor e humorista americano Mark Twain (1835 – 1910).

Então não tem jeito, para vencer mais essa crise (sim, uma das piores que já vimos) a primeira coisa a fazer é refletir e verificar se em seu dia-a-dia você está tomando o que chamo de atitudes corajosas.

Por isso, entre as várias atitudes corajosas que devemos ter, quero destacar algumas. São elas:

Coragem para ousar.

Com a economia e vidas paradas não tenha medo de inovar, de se expor, de sair da rotina, do lugar comum. Ousar em fazer o algo a mais ao seu cliente, aos seu vizinho, em exigir o máximo de si e nunca aceitar a mediocridade. Ouse em ser o senhor do seu próprio destino.

Coragem para ser ético e íntegro.

A ética e a integridade se fazem valer nos pequenos e grandes desafios diários. Ou seja: nada de se aproveitar do momento para criar preços abusivos, comprar mais do que precisa no supermercado ou achar que tudo gira em sua volta. Agora é hora de pensar em todos, em seus funcionários, não “matar” seus fornecedores que também precisam sobreviver, e, evidentemente, contribuir com ações concretas para que essa pandemia passe o mais rápido possível por nossas vidas. Cuidado com as Fake News, muitas vezes espalha-se aquilo sem ao menos ler. Calma, nada de pânico!

Coragem para ser feliz.

Esse é o maior desafio nos dias de hoje. Conseguir equilibrar a vida pessoal com a profissional. Descobrir o que realmente importa. Quais são seus limites, o que é suportável, do que vale a pena abrir mão ou não. Nada de se entregar ao desânimo, a depressão, achar que nada mais faz sentido. A crise é profunda e precisaremos de muita força para criar a sua própria felicidade, de quem sabe aprender algo com toda essa confusão que realmente possa transformar as nossas vidas.

Coragem para enfrentar adversidades.

Não existe vida sem obstáculos, não existe crescimento sustentável sem crises. Por isso, abandone o método Avestruz, aquele em que dá vontade de colocar a cabeça dentro de um buraco até tudo passar. As adversidades existem para torná-lo um Ser Humano melhor. Eu o desafio a encontrar uma história de sucesso onde seu protagonista não tenha passado por situações difíceis e complicadas. Essa crise é terrível e precisamos ser fortes para superarmos juntos mais esse tsunami.

Em conclusão, mude seu pensamento e troque sempre que puder a palavra medo pela palavra coragem.

Não pense – eu tenho medo de perder o emprego ou meu negócio!

Pense: – eu vou ter coragem para fazer a diferença nesse momento, recomeçar se for preciso e enfrentar a vida de frente com todas as minhas forças.

É isso o que o momento pede, é isso que você deve fazer!

Paulo Araújo é palestrante, consultor e fundador da Clientar – Software de CRM.

Administrador de Empresas, pós-graduado em Marketing e em Gestão pela Qualidade e Produtividade.

Especialista em palestras de motivação e de vendas. Realizou palestras em centenas de empresas pelo Brasil.

Criador do canal O Papo É Vendas no YouTube.

Convidado pela Revista VendaMais e pelo portal Administradores.com a participar de entrevistas, publicações de artigos e vídeos com temas relacionados a Gestão de Vendas.

Autor dos livros:

  • Motivando o Talento Humano – Editora Eko
  • Motivação – Faça a Diferença – Editora Eko
  • Motivação – Hoje e Sempre – Editora Qualitymark
  • Seja Dono de Sua Própria Vida – Editora Qualitymark
  • Desperte seu Talento – Editora EKO
  • Talentos em Ação – Editora EKO
  • Paixão por Vender – Editora EKO

banner call to action para ler mais artigos

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn