Criatividade da equipe de vendas

criatividade da equipe de vendas

Com a informação que o sistema de CRM gera a equipe comercial tem mais condições e fundamentos para aumentar a sua criatividade da equipe de vendas e aprimorar continuamente o desempenho do produto e a qualidade do atendimento.

Outra vantagem: estar sempre à frente da concorrência.

Ideias, erros e acertos.

Quantas vezes você já leu ou ouviu alguém mencionar o fato que o erro faz parte do processo, que é errando que se acerta, ou coisas do gênero?

Bem, talvez milhares. O fato é que falar é fácil, mas fazer…

Note que muitos profissionais têm o que dizer, tem ideias a dar, mas o medo da exposição, de dar uma bola fora é maior e pronto… mais um timing perdido.

Mais uma oportunidade que escorreu por entre os dedos, além disso sem um sistema de CRM fica difícil coletar dados para fazer sugestões realmente viáveis.

Reflita: o que agrega mais a sua empresa?

Um profissional que segue à risca todas as recomendações e totalmente previsível?

Ou outro que tem algo diferente e por isso está mais sujeito ao erro, mas também sujeito a criar algo novo que gere valor?

Leia também – Como contratar uma equipe de vendas de sucesso

O fato é que o erro apesar de necessário e fundamental para o aprendizado pode causar graves prejuízos e danos.

Além disso, ninguém gosta de errar.

O erro causa constrangimento, dá trabalho para arrumar, isso quando dá para arrumar, e se praticado em excesso, acaba prejudicando a carreira.

Pensando nisso, seguem abaixo algumas dicas que aprendi em algumas empresas e outros de depoimentos que recebi de profissionais das mais variadas áreas.

São dicas práticas que podem ajudar a construir de uma forma saudável, e menos arriscada, e a incentivar a cultura da criatividade.

Afinal é preciso extrair o melhor de cada talento e quem sabe assim surgir uma ideia de grande sucesso.

Nesse post vamos discutir:

  1. Estimule a criatividade e diga adeus a velha caixinha de sugestões
  2. Realize pequenos cafés da manhã para pedir sugestões
  3. Monte comitês para analisar a criatividade da equipe de vendas
  4. Uma vez aprovada ou pré-selecionada a ideia convide todas as pessoas envolvidas no processo para participar da discussão
  5. Encoraje a equipe e estimule a criatividade
  6. Remunere e premie os resultados da implantação da ideia

1. Estimule a criatividade e diga adeus a velha caixinha de sugestões

Outro dia estava em uma empresa e a dita cuja estava toda empoeirada.

Perguntei a simpática senhora da limpeza porque a caixinha estava toda suja e ela logo respondeu que “ninguém mexe ali mesmo”.

A caixinha de sugestões faz grande sucesso quando implantada, mas logo cai no esquecimento e são poucas as empresas que a mantêm de forma eficaz.

Retire todas as caixinhas de sugestões de sua empresa, primeiro porque as pessoas não são fãs da escrita.

O outro motivo é que poucos recebem respostas referentes às sugestões ou ideias que lá colocam.

Não deixe de ler: Como acabar com a falta da criatividade da sua equipe de vendas

2. Realize pequenos cafés da manhã para pedir sugestões

O café da manhã é uma excelente forma conseguir o contato olho no olho.

É útil para tirar dúvidas, solicitar sugestões e estabelecer um clima de confiança, transparência e comunicação com a equipe de vendas.

Além disso é a hora certa para estimular a criatividade da equipe e analisar o relacionamento com o cliente.

Dica de leitura – Como organizar uma sessão de brainstorming

3. Monte comitês para analisar a criatividade da equipe de vendas

Se alguém deu uma sugestão, no mínimo ele merece uma resposta se ela é viável ou não, se pode ou não ser implantada.

Nada é mais desestimulante do que não receber um parecer, um sim ou não, de ser esquecido em um canto qualquer.

Crie critérios de seleção, defina claramente o objetivo do programa para minimizar ideias absurdas e pedidos desconexos, mas mesmo assim eles virão.

Faz parte do processo para incentivar a mente criativa de sua equipe comercial.

4. Uma vez aprovada ou pré-selecionada a ideia convide todas as pessoas envolvidas no processo para participar da discussão

Deixe a equipe tentar implantar a ideia.

Para isso é preciso tempo e dinheiro.

Uma dica audaciosa: defina uma verba e um período do dia para que cada um possa de forma exclusiva trabalhar no novo projeto.

Sugiro que seja exigido um cronograma das atividades e mensuração dos resultados.

A equipe deve entender que o projeto existe para dar resultados e, se não der certo, o relatório ajudará todos a saberem o porquê.

5. Encoraje a equipe e estimule a criatividade

Como em todo projeto o seu também terá momentos de desânimo, apatia e desilusão.

Por vezes algo dará errado, aí sim, está o pulo do gato e incentive o pessoal a errar mais uma vez.

Não é loucura!

É uma forma sutil de cobrar.

Já vimos que ninguém gosta de errar e é neste momento que todos vão de novo tentar acertar.

Ninguém erra porque quer.

O líder deve saber como encorajar a sua equipe de vendas.

6. Remunere e premie os resultados da implantação da ideia

Quando tudo estiver pronto e de preferência funcionando que tal premiar a equipe que conduziu o projeto?

Que tal uma participação financeira nos resultados positivos ou algum outro tipo de reconhecimento formal e de valor.

Evite somente os “tapinhas nas costas” ou canetas padronizadas.

Você pode até pensar que as pessoas já são pagas para isso.

E realmente são.

Porém se percebo que com a ideia os resultados melhoraram por que não premiar?

Não precisa ser necessariamente com dinheiro, existem inúmeras possibilidades, e assim fazer com que todos tenham uma motivação a mais para pensar em como criar uma empresa diferente, mais justa com a participação efetiva de todos.

Treine os vendedores a analisar os dados do CRM e a como transformar a informação em uma ação criativa.

O fato é que sua empresa terá mais chances de sucesso se estimular a criatividade.

Isso significa ser tolerante ao erro, acreditar no acerto e entender com naturalidade que ambos fazem parte do processo criativo.

Assista ao vídeo – Como remunerar, comissionar e premiar sua equipe de vendas

 

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn