Quais os melhores indicadores de gestão?

melhores indicadores de gestão?

Todo empresário sonha com uma coisa: o sucesso do seu negócio! Um dos processos que podem te ajudar nesse objetivo, são os indicadores de gestão.

Algumas empresas estão comprometidas em estabelecer seus indicadores de gestão de forma própria, e acabam traçando um plano para atingir seus objetivos. Entretanto, existem maneiras mais eficazes para complementar este processo e ser mais assertivo em sua estratégia.

Para o crescimento e sucesso de seu negócio, é preciso dar atenção para os indicadores de gestão. É aí que entra a importância em revisar, gerenciar e monitorar os dados que têm grande influência dentro da sua empresa. É uma tarefa complexa, porém totalmente possível!

No artigo de hoje vamos te explicar sobre esse tema, e iremos apresentar:

  • O que são os indicadores de gestão;
  • A importância dos indicadores de gestão para o negócio;
  • Principais tipos de indicadores de gestão;
  • Colocando em prática

Reunimos aqui o que é importante você saber sobre os indicadores de gestão. Após a leitura, você já poderá implementar essas ideias em seu negócio!

Para saber mais, continue aqui. Vamos lá?

O que são os indicadores de gestão?

Criados para ajudar na tomada de decisões importantes, os indicadores de gestão são uma importante ferramenta para líderes que precisam, constantemente, fazer análises sobre processos corporativos.

Com os indicadores de gestão, tomar uma decisão deixa de ser uma tarefa difícil, e passa a ser uma tarefa lógica e assertiva. Isso porque ele permite uma análise mais objetiva referente a rentabilidade, competitividade, lucratividade, quais pontos são fortes, o que precisa ser melhorado, entre outros.

Em outras palavras, os indicadores de gestão são uma ferramenta para monitorar dados operacionais que revelam os resultados da sua empresa.  Ou seja, é um trabalho constante de administração e revisão dessas informações.

Quando os indicadores de gestão são definidos dentro de uma empresa, eles contribuem para que líderes e gestores compreendam melhor os resultados das operações, sejam eles individuais ou setoriais.

Dessa forma, é possível focar e acompanhar os setores da sua empresa, e isso acaba tornando a rotina dos funcionários em geral mais produtiva. Assim, o seu time poderá buscar resultados que realmente importam.

Hoje, neste momento, você sabe quais são os indicadores de gestão da sua empresa? Acompanha algum dado?

Vamos conhecer agora alguns dos principais tipos indicadores importantes e que você deve levar em consideração na hora de montar sua estratégia.

Não deixe de ler: Como definir indicadores de desempenho de vendas

A importância dos indicadores de gestão para o negócio

Como já vimos anteriormente, os indicadores de gestão possibilitam avaliar o desempenho da empresa, e através de dados concretos, ajudam a melhorar a performance.

Dessa maneira, sua importância para a empresa é enorme, uma vez que os indicadores de gestão possibilitam identificar quais áreas, profissionais e atividades precisam de uma atenção maior em sua performance.

Isso significa que essa ferramenta é muito importante em suas ações futuras, já que é possível identificar a eficácia de estratégias adotadas por cada setor, indicando assim o que deve ser aprimorado.

Principais tipos de indicadores de gestão

Cada tipo de negócio define seus indicadores de gestão. Desse modo, existem diferentes categorias para medir diferentes vertentes da empresa.

Ou seja, tudo vai depender das estratégias, objetivos e métricas adotadas pela empresa. Em outras palavras, os KPI’s (indicadores) vão ser diferentes de um negócio para o outro, isso é normal.

Por isso, listamos alguns principais tipos de indicadores para você entender melhor como funciona e, quem sabe, poder adotar na sua empresa.

Indicadores econômicos

Manter uma boa gestão financeira não é tarefa apenas do controle do fluxo de caixa, mas sim de toda área financeira da empresa.

É preciso entender alguns aspectos, como a capacidade de pagar contas e o potencial de lucro do seu negócio.

Os indicadores financeiros fundamentais de um negócio, são:

  1. Margem de lucro;
  2. Ticket médio;
  3. Receita líquida;
  4. Inadimplência
  5. Receita bruta.

Indicadores de produtividade

Eles estão ligados com a parte prática dos resultados do negócio, ou seja, tudo aquilo que levou a empresa a atingir determinado resultado.

Os indicadores de produtividade mais usados pelas empresas são eles:

  1. ROI;
  2. Capacidade de produção;
  3. Êxito em vendas
  4. Grau de qualidade.

Indicadores de qualidade 

Eles permitem uma melhora na eficiência da empresa, o que acaba refletindo na satisfação do cliente. É um KPI muito importante dentro da gestão de indicadores.

Por exemplo, se determinada empresa consegue, em um curto período, cumprir e bater 100% dos seus métodos e prazos, isso quer dizer que os indicadores de qualidade estão bons.

Confira outros indicadores que também podem ser considerados:

  1. Valor adicionado ou valor agregado;
  2. Satisfação e fidelidade dos clientes.

Indicadores de vendas

Os indicadores de vendas também são um dos principais indicadores para obter sucesso em sua empresa.

Com eles, é possível administrar e observar todo o resto, eles servem como uma âncora, dessa maneira é importante monitorá-lo sempre.

Entre os KPI’s de vendas, devemos considerar:

  1. Taxa de follow up;
  2. Taxa de conversão;
  3. Vendas;
  4. Lifetime Value (LTV).

Vale a pena lembrar que o CRM de Vendas ajuda o vendedor na gestão da carteira de clientes e não deixa nenhum cliente esquecido em seu negócio.

Leitura complementar – O que é um software de CRM?

Colocando em prática!

Para colocar em prática os indicadores de gestão, é preciso definir alguns pontos. Quais serão os indicadores a serem adotados e quais métricas irão alimentá-los.

Isso porque cada indicador necessita de uma métrica diferente. Dessa forma, é preciso determinar quem será o encarregado por coletar e monitorar esses dados frequentemente.

Nessa hora, é importante ter um sistema de gestão, pois ele irá tornar essa coleta de dados mais rápida e assertiva, tudo isso com uma interface intuitiva.

Alguns dados precisam ser colhidos diariamente, como é o caso dos indicadores de vendas. Já outros, podem ser atualizados por semana ou até mensalmente.

É indicado que o profissional responsável pela coleta seja um funcionário que já tem familiaridade com o controle de métricas. Geralmente, esse trabalho é feito pelos próprios gestores de cada setor.

Uma vez definido quem será o responsável por coletar os dados, é importante comunicar quais são os indicadores para toda a equipe, bem como qual será sua importância e também como são medidos. Tudo isso de forma clara e objetiva.

A gestão de indicadores trará muitos benefícios e mudará os rumos da sua empresa. Algumas das vantagens são:

  • Tomada de decisão assertiva;
  • Mais organização nos processos;
  • Otimização de recursos e tempo;
  • Aumento de produtividade.

Com certeza, ponto que ajudam qualquer negócio.

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