Marketplace: O que É e Vantagens

Marketplace: O que É e Vantagens

Fazer compras no conforto da sua casa tem sido cada vez mais frequente. Esse é um método que veio para ficar e está conquistando seu espaço entre os brasileiros. É por essa razão que muitos lojistas, vendedores e empresários buscam aumentar seus negócios e ter um espaço no meio digital que envolve as redes de marketplace.

Você tem dúvidas de como fazer isso? Aqui, você vai ver o que é o marketplace, como ele funciona, quais as suas vantagens e quais plataformas você pode encontrar. Então se liga nesse artigo porque tem tudo isso e muito mais!

O assunto foi divido entre os tópicos:

  • O que é marketplace
  • Como funciona
  • Quais as suas vantagens
  • Ferramenta CRM
  • Plataformas de marketplace

O que é Marketplace

Um marketplace nada mais é do que uma rede compartilhada que reúne diversos lojistas e produtos em um só lugar. A proposta é de funcionar como um shopping virtual, com lojas diferentes e várias opções para o cliente escolher. Dessa maneira, os usuários podem comparar preços e produtos de forma mais prática e rápida.

Trata-se de uma plataforma que faz a intermediação entre os lojistas e os compradores, sem que seja necessário o contato direto entre eles.

O site que trabalha com diversas lojas tem uma grande variação de produtos e preços, mas é bem comum que alguns lojistas acabem vendendo produtos iguais ou de mesma utilidade. Portanto, é importante que você saiba como vender o seu produto, apresenta-lo da melhor maneira e garantir um bom atendimento quando necessário.

Assim, você constrói confiança com os clientes e consegue gerar cada vez mais vendas para o seu negócio no meio de tantos vendedores comuns.

Veja também: Como vender online? Aprenda com essas 7 dicas!

Como funciona o Marketplace

É claro que cada rede funciona da sua maneira, com suas regras e restrições. Mas vale destacar alguns pontos encontrados em comum no marketplace:

  • Taxas: como um aluguel num espaço físico, o site também cobra algum valor dos lojistas para manter o bom funcionamento. Essas taxas variam muito, então opte por aquela que mais lhe agrade e atenda às suas demandas. Há casos em que a taxa é fixa e cobrada em determinado período ou taxas que funcionam como comissões e são descontadas do vendedor a cada compra realizada.
  • Anúncios pagos: é comum ver sites que aceitam anúncios pagos. Você pode pagar para garantir que o seu anúncio ou produto fique em evidência. É um jeito de se destacar no meio de tantos produtos de mesma marca ou com igual função.
  • Cadastro com CNPJ: para quem está começando e ainda não possui um CNPJ, não vai ser uma tarefa simples encontrar um site que aceite o cadastro como pessoa física. Uma das exigências para vender nas redes é ter o cadastro como pessoa jurídica.
  • Tráfego: você não precisa se preocupar com os acessos porque essa parte é toda feita pela própria plataforma de marketplace que com certeza já tem um tráfego orgânico muito bom.
  • Pagamentos: o consumidor paga para a plataforma e o valor será repassado, geralmente após a conclusão da venda, ao lojista – podendo ser com a taxa já aplicada. Não é comum que o cliente faça pagamentos por fora do site, diretamente ao lojista por questões de segurança.

Marketplace: quais as suas vantagens

Nesse tópico, vamos tratar das vantagens que o serviço traz para você que pensa em expandir suas vendas para essas plataformas.

– maior visibilidade

Se você está começando a vender online, ou até mesmo abriu seu negócio há pouco tempo, buscar uma plataforma de marketplace é um ótimo plano para iniciar. As visitas em uma plataforma já conhecida e elogiada pelo público são muito maiores e podem aumentar suas vendas.

– passa mais confiança

Novamente, pensando em quem está começando e ainda não tem uma quantidade gigantesca de clientes e avaliações, é uma boa investir nesse tipo de serviço. A plataforma se responsabiliza por toda a venda – receber e repassar os valores das compras – e passa a confiança necessária para que o consumidor conclua a venda.

– trabalho mais rápido e fácil

Muitas plataformas de marketplace trazem facilidade à vida dos vendedores e empresários. Na hora de gerar notas fiscais, por exemplo, é de forma automática e num piscar de olhos! É uma ótima maneira para economizar tempo e direcionar seus esforços ao que precisa de mais atenção.

– custos menores com o uso do marketplace

Se você opta por vender e trabalhar com a ajuda desse shopping virtual ao invés de ter um site próprio, com domínio e tudo que é necessário, com certeza terá menos gastos. Com o site praticamente pronto para uso, você pode usar o dinheiro, que seria gasto com a criação de um site, para outros recursos, como campanhas de marketing.

– boa estrutura garantida

O marketplace oferece aos vendedores e lojistas toda a estrutura e suporte necessários para as vendas, desde criar anúncios com produtos e serviços até o pagamento final e envio dos pacotes.

Fica bem mais fácil trabalhar assim, não é?

Recomendação de leitura: Como Medir a Satisfação dos Clientes?

Use uma plataforma de CRM

O software CRM conta com recursos indispensáveis para quem busca vender online com a ajuda de um marketplace.

A ferramenta de vendas é responsável por fazer a gestão de carteira dos clientes e possíveis clientes. Em um único lugar e de forma rápida, é possível acessar todos os dados e nada importante se perde.

Dessa maneira, os lojistas conseguem acompanhar em tempo real os números indicados pelo CRM em relação às vendas. Além disso, é graças ao sistema que é possível mapear as necessidades em comum dos clientes e pensar estratégias e planos que atendam suas demandas.

Entenda mais em: Sistema CRM: O que é e para que serve?

Plataformas de marketplace

Com certeza você conhece alguém – ou até mesmo você – que já comprou em alguma dessas plataformas e ainda indicou o serviço. Está na hora de conhecer ou relembrar quais são e ver a que tem potencial para ajudar a alavancar o seu negócio e as suas vendas!

Mercado livre

O Mercado Livre é o maior site de marketplace da América Latina, como apontam pesquisas. Ele é bem popular entre os brasileiros também e opera com uma enorme variação de produtos, vai desde roupas e acessórios até eletrônicos e peças de carros. A plataforma tem boa reputação e está crescendo cada vez mais.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza está se destacando cada vez mais e traz a vantagem de ter sempre uma loja por perto para a opção de retirada. Trabalha com diversos lojistas de diferentes ramos e garante a facilidade e rapidez na compra.

Shopee

A Shopee é talvez a plataforma mais recente que estourou em vendas. A proposta de oferecer um frete gratuito (há restrições e regras) a transformou em uma forte aliada para os lojistas que buscam facilidade, sobretudo nos envios. Trabalha com diversas categorias de produtos também. Além disso, a plataforma aceita cadastro com CPF.

Elo7

Elo7 fez seu nome como a maior rede para quem trabalha vendendo produtos artesanais e personalizados. No site, é muito comum o contato direto entre vendedor e cliente. E a concorrência é baixa, visto que os produtos são, em maioria, únicos e personalizáveis.

Ifood

O iFood é o aplicativo perfeito para delivery de comida. Esse é voltado para restaurantes, lanchonetes e supermercados. O app ganhou ainda mais força no período da pandemia, em que era necessário ficar em casa.

Além dos exemplos citados, temos também sites de serviços assim como: lojas americanas, enjoei, olx, amazon, etc. Há uma infinidade de opções para você escolher por aí a que mais te agrada.

Confira o artigo: 8 Aplicativos de Vendas que Não Podem Faltar para o Vendedor

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