Relacionamento com o cliente com o CRM

relacionamento com o cliente

Atender bem e manter um bom relacionamento com seu cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Apesar de uma afirmação óbvia por que, em muitos casos, sentimos que o cliente parece que começa a fugir de nós?

Já tive esta experiência em meu negócio e sei que além de nada agradável acaba sendo uma situação desesperadora.

Mas, depois de muito aprendizado, percebi que pequenos detalhes realmente fazem a diferença.

A grande sacada é perceber que muitas vezes, mesmo, sem a gente perceber, estamos mais preocupados com o retorno financeiro do que com o cliente em si.

Neste post resolvi escrever sobre como criar um bom relacionamento com o cliente e consequentemente aumentar o seu faturamento.

Confira as dicas. Você de conhecer…

  1. A fundo o negócio do seu cliente
  2. A estrutura da empresa do seu cliente
  3. Os concorrentes do seu cliente
  4. As tendências do mercado do seu cliente
  5. Customer Success

1. Conhecer a fundo o negócio do seu cliente

O maior erro que percebo por parte dos vendedores para uma abordagem mais eficaz é não se preocupar em conhecer a fundo o negócio do meu cliente.

Quando passamos a aprender mais sobre o negócio do cliente as coisas começam a fluir.

Inicie fazendo uma pesquisa de mercado referente ao negócio que seu cliente está.

Através destas informações comece a montar o perfil do seu cliente ideal e como atingir as suas expectativas resolvendo suas dores mais evidentes.

Assim sua conversão de vendas aumentará e o bom relacionamento com o cliente será algo genuíno e natural.

Leia também – Dicas de abordagem em vendas

2. Conhecer a estrutura da empresa do seu cliente

Agora que você já sabe mais sobre o mercado do seu cliente é hora de se aprofundar mais sobre sua estrutura para que sua proposta seja bem coerente com a sua necessidade.

Procure antes de fazer qualquer orçamento sondar sua clientela para entender o que é preciso.

O segredo é ouvi-lo com atenção e fazer perguntas que o levam a sentir a necessidade de comprar o seu produto.

Tenha um atendimento humanizado, isso fará toda a diferença.

Nada de ir direto ao fechamento da venda sem entender as necessidades do seu cliente.

Não deixe de dar suas sugestões, apresente opções e deixe claro, sem arrogância, que você é uma autoridade no assunto.

3. Conhecer os concorrentes do seu cliente

Estar antenado aos concorrentes do seu cliente fará com que você tenha mais argumentos para converter a venda.

Verifique o que os concorrentes estão realizando de diferente. O que seu cliente ainda não faz que os outros fazem.

Esteja atento ao benchmarking, não é uma questão só de copiar os outros, mas sim aperfeiçoar ou criar processos.

Dica de leitura – O que é benchmarking

A partir do momento que o cliente percebe que você deseja ajudar cria-se uma relação de empatia e confiança o que aumenta o grau do seu relacionamento com o seu cliente.

4. Conhecer as tendências do mercado do seu cliente

Estar bem informado sobre as tendências do mercado é outro ponto que não pode faltar para criar um bom relacionamento com o cliente.

Participe de eventos, feiras e exposições, webinários, enfim, tudo que possa ajudar você a conhecer as tendências futuras e o que deve predominar no mercado.

Sabemos que a concorrência é enorme, por isso, nada de ficar parado no tempo.

A inovação, treinamento da equipe e buscar o sucesso do cliente é imprescindível para se destacar no mercado.

5. Customer Success

Educar o seu cliente é o melhor caminho para que ele usufrua o melhor do seu produto

É essencial seu cliente entender bem como atingir todos os benefícios e vantagens que sua empresa e produto possui.

É muito comum empresas com o estoque parado e não conseguem vender em níveis esperados.

Mas será que a equipe de vendas do seu cliente está expondo, oferecendo ou apresentando seu produto como deveria?

Crie uma política e processo de Customer Success porque o sucesso dele consequentemente será o seu, além de estreitar laços e aumentar a cumplicidade com o seu cliente.

Dica de leitura – Os 3 pilares do Customer Success

Não dá para ficar de braços cruzados esperando as vendas acontecerem sozinhas.

É preciso empenho, esforço e um bom relacionamento com o seu cliente tanto antes, durante e após a venda.

Agora que você já sabe o que é essencial para criar um bom relacionamento com o seu cliente basta colocar em prática essas dicas e dar um novo salto em relação a atendimento e relacionamento com o cliente.

Nesses quesitos você pode, se quiser, ser imbatível!

Vale a pena lembrar que vale a pena fazer uso de um software de CRM para organizar todo esse processo.

Saiba mais sobre CRM. Leia também – CRM: 8 Motivos (diferentes) para sua empresa usar um

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