Segmentação de Público e o Impacto nas suas Vendas

segmentação de público alvo

Definir uma boa segmentação de público significa aumentar o foco e o desempenho da equipe de vendas.

É engraçado debater esse tema.

Toda vez que eu pergunto a um vendedor: Quem é seu cliente? – várias vezes recebo a resposta no estilo: todo mundo, qualquer um ou qualquer pessoa.

Uma pessoa idosa pode vir a comprar um tênis para maratonas?

Poder pode, mas duvido que seja um grande público para o seu fabricante.

Nesse post vamos debater:

  • O que é um segmento de mercado?
  • Significado de nicho de mercado?
  • E agora: público-alvo?
  • O que é uma persona?
  • As vantagens da segmentação de público alvo

Então, vamos em frente que o assunto é para lá de interessante.

O que é um segmento de mercado?

Vamos a definição segundo um dos pais do marketing, Phillip Kotler:

“Segmentação de mercado é o ato de dividir um mercado em grupos distintos de compradores com diferentes necessidades e respostas.”

Portanto, podemos dizer, em uma linguagem mais atual, que o segmento de mercado é um grupo de consumidores com interesses, sonhos, necessidades ou dores semelhantes. Ou seja: segmentar é dividir. E, com isso, a minha visão daquele pedaço se amplia.

É como seu eu pegasse uma lupa e olhasse com mais atenção para todo o mercado. E, com a ferramenta, identificasse pontos em comuns em determinados consumidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Então, vamos trabalhar com o exemplo de segmento de mercado para tênis para corridas.

Significado de nicho de mercado?

Uma vez definido o seu segmento de mercado, sugiro agora trocar a lupa e por um microscópio. O motivo é simples: dentro do segmento você pode encontrar micro segmentos ou que chamamos de nicho de mercado.

O nicho de mercado é um pedaço do segmento. Ou seja: um espaço onde temos concorrentes bem definidos ou nem concorrentes temos.

Então, podemos entender que o nicho de mercado é um espaço para grandes oportunidades. Lá você encontra um espaço grande para se diferenciar dentro daquilo que você já domina ou pretende dominar. Nele, seu público-alvo é bem mais fácil de mensurar e descobrir interesses em comum.

Então, voltamos ao exemplo de tênis para corridas: imagine que a sua empresa fosse especialista em tênis para maratonistas. Pronto, isso é um nicho.

Existem vários critérios para definição de nichos de mercado

Quer saber mais? Leia também: Nicho de mercado: Como definir?

E agora: público-alvo?

Então, vamos um pouco mais a fundo nessa história.

Público-alvo é um grupo de usuários dentro do nicho de mercado

Continuando o exemplo de tênis para maratonistas, podemos ter um público-alvo de maratonistas mulheres de meia idade. Ou, ainda, pessoas que têm maior propensão em formar bolhas durante a corrida do que outras.

Portanto, podemos dizer: nosso tênis é perfeito para maratonistas que apreciam o conforto e a saúde dos pés!

Então, concordamos que formar bolhas durante a corrida é péssimo para o desempenho, correto?

Mas essa história ainda não acabou, porque você precisa saber o que é persona.

O que é uma persona?

Agora sim, temos o segmento, o nicho e o público-alvo definidos, mas a venda é sempre one to one, ou em português claro, face a face.

A persona é o perfil de um cliente específico que tem maiores possibilidades de comprar o seu produto.

Continuando como tênis para maratonistas.

Um exemplo de persona:

Giselle, 25 anos, profissional liberal, praticante iniciante de maratonas.

Roberta, 32 anos, maratonista amadora, compete em vários lugares do mundo.

Talvez a Roberta tenha maior propensão a comprar o nosso melhor modelo, o de maior valor agregado.

Quantas Robertas existem dentro do seu público-alvo?

Quantas Giselles?

Até mais importante do que saber a quantidade de pessoas é definir a abordagem, apresentação do produto e a argumentação correta para cada tipo de persona.

Assim, o índice de fechamento da sua equipe de vendas aumentará.

Ufa, que jornada, hein!

Mas eu sei que você é curioso ou curiosa e quer saber mais.

Então, não deixe de ler – O que é e como definir a persona ideal

As vantagens da segmentação de público alvo

Muitas empresas perdem oportunidades ao não diferenciar suas personas e assim não trabalham da maneira correta a abordagem de vendas que o vendedor deve e pode usar.

Uma vez bem definida suas personas suas estratégias de marketing, como anúncios, produção de blogposts, entre tantas outras ficam bem mais direcionadas.

O mundo do vender para todo mundo acabou?

A mesma argumentação de vendas para todos os clientes? Eca, nem pensar.

Entre as enormes vantagens em fazer esse estudo e definir estratégias e táticas de vendas específicas para cada persona estão:

  • Conseguir se diferenciar dos concorrentes.
  • Possibilidade de navegar em um oceano azul.
  • Vender para clientes mais qualificados e que aceitam pagar pelo valor.
  • Equipe de vendas mais focada e bem direcionada.
  • Eliminar a perda de tempo com clientes que não são nossa persona e só querem preço.
  • Criar vendedores especialistas em determinados tipos de clientes.
  • Melhorar a experiência de compra de cada cliente.

Mas, a segmentação de público tem impacto nas suas vendas?

Bem, vou falar pela minha experiência própria.

Depois que fizemos esse exercício e mudamos nossa abordagem a nossa taxa de conversão saltou de 16% para 27%.

Nada mal, correto?

Agora é a sua vez, reúna a sua equipe e bora aumentar as suas vendas.

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