1.2 Guia: Primeiros Passos

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Após adquirir e acessar a sua conta do Clientar, é necessário que você realize algumas configurações iniciais para que o CRM funcione corretamente e você possa utilizá-lo sem problemas.

Neste guia, vamos mostrar rapidamente quais configurações são essas e como utilizar a plataforma, e, ao longo do artigo, você encontrará links de outros tutoriais que explicam com mais detalhes cada funcionalidade.

Então, vamos lá!

1) Cadastrar usuários

A primeira tarefa a realizar no CRM é cadastrar os Usuários.

IMPORTANTE: caso no formulário padrão de Usuário faltar alguma informação que seja relevante você pode criar campos novos.

Para isso vá em Configurações > Formulários > Cadastros > Usuários

Caso nosso formulário padrão o atenda você cadastrará sua equipe.

Os usuários podem ser classificados em três módulos:

  • Gestão – tem permissão para acessar e alterar todas as configurações do CRM, acessar todos os clientes e relatórios de todos os usuários;
  • BackOffice – tem permissão para acessar todos os clientes ou apenas um grupo de clientes dos usuários vinculados a ele e seus relatórios; 
  • Vendas – tem permissão para acessar apenas os próprios clientes e relatórios.

As permissões podem ser alteradas a qualquer momento, seja por módulo (Gestão/BackOffice/Vendas) ou por usuário.

Para isso vá em Configurações > Usuários > Permissões lá você pode alterar as Permissões de Acesso e Uso por Módulo ou Usuário.

Clique e veja detalhadamente como Cadastrar Usuários.

2) Configurar formulários

Agora você irá configurar os formulários, pois deles dependem todos os cadastros (clientes, contatos, usuários e produtos) e as atividades que serão registradas.

Para isso, acesse Configurações > Formulários.

Neste menu você encontrará dois tipos de formulário: Atividades e Cadastros.

Os formulários de Atividades são aqueles que você pode criar.
Nele você informa os campos e parametriza as informações mais relevantes que a sua empresa utiliza para registrar o relacionamento com os clientes.

Por exemplo: formulário de reclamação, solicitação de amostra, interações diversas, existem muitas possibilidades.

Por padrão, deixamos pré-configurado um formulário de Interações, para registrar todos os assuntos não-relacionados às propostas ou vendas, e outro de Oportunidades, para registrar as propostas ganhas e perdidas.

Você pode editá-los ou criar outros, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Já os formulários de Cadastros de Clientes, Contatos, Produtos ou Usuários dizem respeito às informações que você registra no sistema sobre os mesmos.

Por exemplo: origem do cliente, data de nascimento do contato, código do produto, telefone do usuário, etc.

Saiba mais sobre como editar formulários.

3) Cadastrar clientes

Caso possua clientes, você pode realizar o cadastro no sistema de duas maneiras:

cadastrar manualmente cada cliente, ou;

importar de uma planilha do Excel.

Caso a quantidade de clientes é pequena, você pode cadastrá-los individualmente, acessando Clientes > +Cliente.

Mas se você possuir uma quantidade muito grande – ou, simplesmente, quiser ganhar tempo –, organize as informações dos clientes em uma planilha e salve-a no formato .CSV para importar no Clientar.

Para realizar a importação, acesse Configurações > Importações > Leads

ATENÇÃO!

Ao importar a planilha, os clientes não são cadastrados automaticamente. Eles ficam registrados no sistema como leads e você precisará validá-los, completando o cadastro de cada um, para que eles sejam registrados como clientes. 

Na dúvida entre em contato que auxiliamos nesse processo!

Saiba mais sobre como cadastrar clientes.

4) Registrar atividades

Uma vez que os formulários estão configurados e os usuários e os clientes estão cadastrados, o CRM está minimamente configurado para que você e os demais usuários possam registrar as atividades do relacionamento com os clientes.

Para isso, acesse Clientes > clique sobre o cliente desejado para abrir o perfil dele > a seguir, clique em “+Atividade” > e selecione o tipo de atividade que deseja registrar.

Saiba mais sobre como registrar atividades.

Lembrando que este é um guia rápido para você conhecer as principais configurações e funções do Clientar.

Confira os demais tutoriais no site para conhecer outros recursos do CRM e aprender como utilizá-los para alcançar o sucesso de vendas no seu negócio.

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