Aprimore seus talentos com o CRM

imagem de um vendedor talentoso

O CRM ajuda a monitorar os resultados da equipe de vendas e de cada vendedor individualmente.

Assim podemos analisar se os melhores dons e talentos de cada um estão sendo usados da forma correta.

O que você sabe fazer de melhor?

Qual o seu grande diferencial no mercado de trabalho?

Pode acreditar: você tem algo especial!

Um talento todo seu, a espera de ser descoberto, se é que já não o descobriu e ferramentas como o software de CRM só tende a ajudar a monitorar o trabalho e os resultados da aplicação dos seus talentos.

Nesse post vamos discutir:

  • Autoconhecimento
  • O CRM ajuda no aperfeiçoamento contínuo
  • O sistema de CRM ajuda a não bitolar
  • Não tente imitar, mas sim se inspirar

 

Assista também ao vídeo – O que é ser um talento?

 

 

A palavra dom tem origem latina – donu – cujo significado é “presente, dádiva, dotes naturais, aptidão”.

Pode ter a certeza que o Criador não esqueceu de lhe dar alguns donus para garantir o certificado de genuidade em cada obra celestial.

Aliás, a palavra genuíno que também tem origem latina – genuinu – significa “puro, natural, legítimo, sem mistura nem alteração”, mas chega de pesquisas latinas, pelo menos por este artigo.

Os dons de uma pessoa ficam mais claros quando estão ligados as artes, música ou esportes,

Mas na maluca aldeia organizacional também podemos desenvolver e tirar o máximo de proveito daquilo que nos torna únicos, excelentes e genuinus.

 

Leia também: Dom e talento: qual a diferença?

 

Como descobrir e aprimorar o que cada um tem de melhor? Veja algumas dicas:

 

Autoconhecimento

Eu até tentei, mas não consegui fugir.

O melhor caminho é a velha e atualíssima frase: “Conheça-te a ti mesmo!”

Mas, como a grande maioria tem problemas com reflexões filosóficas sugiro que você faça uma pequena, simples e bem prática pesquisa sobre si mesmo.

Pergunte a algumas pessoas de sua confiança o que elas pensam da sua atuação profissional.

Perguntas como:

 

  • se é bom conviver e trabalhar com você,
  • o que você representa na vida delas,
  • quais seus pontos positivos
  • quais os pontos que você pode e deve desenvolver.

 

Sugiro que você seja mais proativo e vá até seu chefe e clientes internos e peça um feedback.

Ouça com atenção e disposição, pois você receberá presentes maravilhosos para mudar o seu comportamento.

Escolha três ou quatro pessoas, não mais do que isso, não é para fazer um carnaval e sair perguntando para todo mundo, mas sim um pequeno mergulho na relação autopercepção X percepção alheia.

 

O CRM ajuda no aperfeiçoamento contínuo

Tudo pode ser melhorado continuamente.

Produtos, processos, relacionamentos e, é claro, sua personalidade.

É o que diz a filosofia do Kaizen.

Descoberto o que você faz de melhor, dentro daquilo que você e os outros percebem, podemos partir para a segunda fase.

Melhorar, aumentar sua autoconfiança, inovar nos seus processos para tornar mais perceptível os seus donus genuinus.

Tenha modelos, escolha pessoas que você admira e procure descobrir um pouco mais sobre a vida delas, sua forma de atuação profissional, a história de sua carreira.

 

Não tente imitar, mas sim se inspirar.

É um grave erro querer imitar e tentar fazer tudo igual, cada um é único, e todo processo tem variáveis diferentes.

Acima de tudo seja você mesmo e aceite seus limites.

Não tente se transformar naquilo que você não é.

Procure mudar seus hábitos aos poucos, tenha foco, estude mais e se for necessário procure a ajuda de um mentor ou coach.

Lembre-se que tudo tem a hora certa para acontecer, a velocidade dos acontecimentos infelizmente não obedece a nossa vontade.

O sistema de CRM ajuda a não bitolar

Aqui a dica é bem simples.

Não fique o tempo todo investindo somente no que você tem de melhor, porque apesar de muito importante a sua vida e carreira não pode ser toda baseada somente em algumas características.

Tenha interesse em aprender e desenvolver outros dons que podem estar aí dentro, escondidinhos, loucos para serem descobertos e fazer uma grande revolução em sua carreira.

São muitas as pessoas que conhecemos que descobriram ser excelentes negociadores, líderes, profissionais de vendas ou empreendedores após uma certa idade, normalmente, quando o preconceito começa a bater a sua porta.

Nunca é tarde para mudar e aprender!

Abra a sua cabeça para novos empreendimentos e experiências, novos relacionamentos, hobbies, atividades de lazer, culturais ou religiosas, enfim, encontre uma nova visão do mundo.

A idade não pode ser um obstáculo no uso do CRM, mas sim um grande aliado no desenvolvimento e na descoberta de seus dons singulares.

Não seja resistente a mudança, mas sim um grande aprendiz.

 

Leia também – Resistência a implantação do CRM

 

A ascensão na carreira, o melhor emprego, a realização de todos os seus sonhos não acontecem rapidamente.

Quanto mais cedo descobrir o que deseja da vida, melhor, mas a inteligência emocional é desenvolvida ao longo doe tempo.

A melhor fruta é aquela que está madura, dela você extrai o melhor sabor e mais gostoso caldo.

Esta metáfora serve para você leitor, ou seja, se você ainda não encontrou o seu dom singular continue na busca.

Não desista! É desenvolvendo a sua maturidade que você encontrará qual é o sentido da sua vida e seu propósito.

A palavra propósito tem origem latina – propositu – que quer dizer “desígnio, intento, projeto, em ocasião própria, no momento oportuno”.

É, eu sei que prometi não citar mais origem de palavras latinas, mas não resisti – quem sabe não seja um talento?

 

Leia também – As qualidades de um vendedor

 

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