Call to Action: o que é?

call to action

Caso tenha interesse, estuda ou trabalha com marketing e publicidade com certeza já ouviu o termo call to action, também conhecido abreviadamente como CTA.

O uso do call to action pode gerar muitas dúvidas e por isso, neste artigo iremos sanar as mais comuns.

  • O que é call to action ou CTA?
  • Como escolher o CTA certo e utilizar da melhor maneira?
  • Onde posso usar a call to action?
  • Conclusão

 O que é call to action ou CTA?

O CTA (call to action) é qualquer tipo de chamada visual ou textual que faça com que a pessoa realize uma próxima ação. Portanto, essa é uma ferramenta excelente para ofertar serviços, produtos e gerar leads.

Pode parecer muito simples, e realmente é. Se o CTA for escolhido e aplicado de forma correta, isso fará toda a diferença.

O call to action pode ser um link para outro post, se caso estiver inserido em uma postagem, ou ainda para uma landing page onde pode estar sendo ofertado algo ou simplesmente para prospecção de leads, onde para as pessoas disponibilizarem seus e-mails é entregue algum material com um conteúdo de valor em troca.

Em resumo o CTA deve ser o próximo passo do seu cliente/visitante no funil de vendas.

Como escolher o CTA certo e utilizar da melhor maneira?

Agora que você entendeu o que é CTA e para o que ele serve aposto que as ideias começaram a ficar mais claras, mas uma dúvida ainda pode surgir: como saber que o call to action que escolhi é o adequado para o conteúdo ou página onde irei inseri-lo? Existem alguns pontos que você deve levar em consideração:

Estágio no funil de vendas

Você deve descobrir em qual estágio do funil de vendas o conteúdo está ligado e o tipo de visitante que o que está publicando irá atrair.

Existe todo um caminho para a pessoa seguir, se for alguém que acabou de conhecer o seu negócio, não é inteligente um call to action com um teste gratuito para um produto, já que ela ainda nem sabe muito bem o que você está ofertando.

Para um novo visitante é mais interessante um e-book educacional, por exemplo. Algo que fará com que ele vá para o próximo estágio do funil de forma natural e ainda aumentará as chances dele se tornar um lead.

Oferecer o teste de forma gratuita para algum produto seria uma estratégia mais relevante para alguém do meio ou fundo do funil, que já conhece seus produtos e serviços e está no processo de tomada de decisão da compra.

Nunca esqueça de estar sempre a par de quem são seus visitantes e onde estão localizados no funil de vendas.

Leitura complementar: Funil de vendas: como construir o seu?

Ou assista ao vídeo:

Persona

Você já sabe onde seus visitantes estão localizados no funil de vendas, o próximo passo é descobrir quem são eles, ou seja, a persona de cada post que você fizer.

Personas são os personagens fictícios criados por uma marca para representar tipos diferentes de pessoas reais, para criá-las são utilizados dados como comportamento, atitudes e regiões. Com isso é mais fácil segmentar o mercado.

Sabendo quem são as suas personas você pode usar esse conhecimento para criar um call to action mais relevante.

Leia também: Jornada do cliente: conheça seus consumidores.

Formatos de CTA

O formato do CTA é outro fator importante, para cada formato podem existir objetivos diferentes.

  1.   Textos com links
  2.   Imagens inseridas no post
  3.   Sidebar

Também é de grande valia fazer testes A/B de imagens, cores, textos e até mesmo dos links de call to action e a partir disso fazer análises para selecionar o que teve a melhor performance.

Se existir um formato que não está dando quase nada de resultado você já sabe o que não deve mais fazer e poderá ir adaptando para melhorar sempre.

Objetivo da call to action

Um call to action sempre possui um objetivo por trás, não é em vão todos os testes e pontos abordados anteriormente. O CTA é uma sugestão do próximo passo que a pessoa deve dar, uma ação que seja desejada pela empresa.

Os objetivos mais comuns são:

Gerar tráfego: para um ou mais artigos dentro de um blog, é uma ótima forma de melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca

Induzir a inscrição em newsletters: quando alguém se inscreve em uma newsletter, passa do topo para o meio do funil. A pessoa demonstrou interesse pelo o que você tem a oferecer e escolheu fazer parte da sua lista.

Download: recomendar um conteúdo exclusivo por esse meio é uma tática sempre bastante utilizada para oferecer algo a quem está no meio e topo do funil.

Pode ser um e-book, slides, arquivos de excel, planilhas, podcasts entre outros, existe uma infinidade de opções.

Direcionar: geralmente para uma landing page ou qualquer página dentro do seu site, sendo elas páginas de conversão.

Curtidas, compartilhamentos e comentários: uma das vantagens de oferecer conteúdo de qualidade é que ele pode se tornar viral. Sugerir essas interações nas redes sociais é uma ótima forma de conseguir mais tráfego em uma página.

Seguidores: Quando um usuário se torna seu seguidor você abre um canal de comunicação constante, é possível que ele interaja sempre com seus conteúdos, ao invés de somente uma vez quando ver algum deles sem te seguir.

Vídeos: são muito consumidos atualmente, uma das formas mais certeiras de estratégia de marketing digital, atualmente. Você deve incentivar os usuários a assistir os seus conteúdos em vídeos por meio de um CTA.

Onde posso usar a call to action?

Existem várias possibilidades de locais onde você pode utilizar o CTA, os principais canais são:

Home do site: se alguém chega até o seu site é provável que tenha interesse no que você vende, que tal sugerir uma ação e aproveitar essa disposição da pessoa?

Páginas do site: assim como a home do seu site, todas as outras páginas tem grande potencial para terem um call to action, aqui geralmente é muito utilizado o ‘’inscreva-se em nossa newsletter’’.

Redes Sociais: Grandes aliadas no processo de inserção de um CTA, a ideia é utilizar ao máximo as chamadas de ação nestes canais e levar a pessoa para o próximo nível do funil de vendas.

E-mail marketing: os e-mails marketing geralmente sempre vêm acompanhados por algum CTA, é inclusive uma forma de saber se o cliente está interessado em seu produto ou serviço e até classificá-los como leads ou leads qualificados.

Anúncios: Um bom anúncio possui CTA. Se você faz esse tipo de investimento, o call to action é ótimo para potencializar os resultados.

Conclusão

Agora que você já conhece a importância de ter um call to action relevante, basta colocar tudo em prática e aguardar ótimos resultados.

Vídeo Bônus – Abordagem: Levantamento das Necessidades

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