Como controlar os contatos no CRM

vendedores ensinando a como controlar os contatos no CRM

O sistema de CRM tem entre as suas funções o cadastro e o controlar os contatos dos seus clientes.

Deixar as informações em dia sempre atualizadas e saber quem é quem na empresa é o que garante o sucesso das suas vendas.

Outro ponto interessante e que vale lembrar é a rotatividade das pessoas nas empresas.

Um determinado contato de um cliente hoje pode trabalhar no concorrente amanhã.

Assim, com o software de CRM, seu networking será mais eficaz e a gestão da lista de contatos bem organizada.

Nesse post vamos ver o que deve conter na sua lista e como controlar os contatos.

  • Nome completo
  • Cargo
  • Telefone comercial
  • WhatsApp – Telefone celular
  • E-mail
  • Skype
  • Aniversário
  • Observações

Vendas é relacionamento e para isso é preciso controlar os contatos no CRM

É isso o que garante um CRM em especial as vendas business to business.

Saber quem é quem na empresa, suas relações de poder e conhecer o máximo de pessoas relacionadas ao seu produto ou serviço será um dos grandes diferencias do seu sucesso e são informações fáceis de acessar no sistema de CRM.

O que deve conter na sua lista de contatos

Construir essa base de dados leva tempo.

Porém, uma vez pronta o vendedor pode fazer ações de e-mail marketing, enviar conteúdos relacionados a solução dos seus produtos e aprimorar o networking com os contatos dos seus clientes.

Leia também: Networking – construa sua rede de relacionamentos

No software de CRM você deve manter em dia as seguintes informações:

Nome completo

Nada de colocar só o primeiro nome.

Coloque o nome completo e até mesmo o apelido da pessoa.

Não adianta colocar, por exemplo, só Pedro, amanhã outra pessoa da sua empresa precisa entrar em contato e a telefonista pergunta: Qual dos Pedros?

Você sabe quem é, mas outros da sua empresa podem não ter o mesmo conhecimento.

Cargo

Outra informação que deve estar sempre atualizada.

As pessoas mudam de cargo e no seu CRM isso deve estar atualizado.

O cargo demonstra as relações de poder na empresa, quem tem autoridade para decidir e dá dicas de como funciona a estrutura organizacional do seu cliente.

Telefone comercial

Apesar de óbvia lembre de registrar no CRM o ramal direto do seu contato.

Quanto mais fácil encontrá-lo mais fácil de vender.

WhatsApp – Telefone celular

Aqui uma observação relacionada a etiqueta corporativa.

Caso seu contato coloque o celular no cartão de visitas significa que ele aceita contatos pelo celular.

Caso essa informação não esteja no cartão, você pode pedir o celular do contato, mas lembre-se de perguntar se pode ligar para este número e em quais ocasiões e horários.

Registre essa informação no sistema de CRM para evitar constrangimentos e invadir a privacidade do seu cliente.

Outro detalhe: o famoso WhatsApp no CRM.

Não coloque o seu contato em nenhum tipo de grupo sem o seu consentimento!

Caso ache interessante criar um grupo ligue explique os motivos, pergunte se tem interesse em participar e cuidado com o excesso de mensagens.

Mensagens fora do contexto então, nem pensar.

Leia também – Como usar o  WhatsApp como ferramenta de vendas

E-mail

No CRM existe a possibilidade de filtrar os e-mails da sua base de dados para enviar ofertas ou mensagens com conteúdo.

Muito cuidado ao registrar o endereço eletrônico, uma letrinha errada e pronto… o cliente não recebe sua mensagem.

O e-mail é uma excelente ferramenta de vendas e relacionamento.

Ninguém vive sem, portanto, manter atualizados os e-mails é tarefa básica de qualquer profissional de vendas.

Skype

Outro aplicativo fantástico.

Ajuda a economizar com ligações telefônicas e tem outras possibilidades como compartilhar a tela com o cliente, envio de mensagens online e ligações em grupo, entre outras.

É muito bom para treinar clientes, vendedores de outras regiões e ainda por cima funciona até mesmo no seu smartphone.

No seu sistema de CRM essa informação não pode faltar!

Aniversário

É um dos poucos dias do ano que você pode entrar em contato com o seu cliente simplesmente para cumprimentá-lo, sem aquela coisa chata de sempre querer vender.

Dia do nascimento é sempre um dia especial e quem não gosta de ser lembrado?

Uma dica importante: sugiro que você tenha um mínimo de relacionamento para ligar e cumprimentar o cliente em seu aniversário.

Sugiro não cumprimentar caso não tenha um pouco de intimidade, senão fica, ao meu ver, algo falso e que declara o seu interesse comercial.

Observações

No sistema de CRM anote alguns comentários sobre a pessoa.

Eu costumo registrar o grau de parentesco com o proprietário (se é esposa, marido, filho, filha, sobrinha, sobrinha, genro, nora, enfim algo relevante) e também coloco informações como hobbies, time de futebol que torce e dias da semana ou do mês que prefere a visita.

É um campo para o seu uso pessoal e aprimorar ainda mais o seu relacionamento.

Manter em dia o controle e a gestão dos contatos do seu cliente no software de CRM garante sempre uma comunicação mais eficaz.

Essa informação deve ser compartilhada com todos o que tem acesso aquele cliente e assim somar esforços para controlar os contatos no CRM e maximizar as suas vendas.

Artigo complementar – Artigo: Guia Completo – Software de CRM ou Software de Vendas?

Dica de vídeo – Gestão de Clientes Inativos

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