Como Atrair e Reter Talentos para sua Empresa

Como Atrair e Reter Talentos para sua Empresa

É quase uma unanimidade a tese de que vivemos a Era do Atrair e Reter Talentos, mas Nélson Rodrigues dizia sem muitas delongas que “toda unanimidade é burra!”

De origem latina, a palavra talentu em sua essência significa balança, peso. Era moeda na Roma e Grécia Antiga e citada nas parábolas de Cristo.

No atual dicionário corporativo a palavra talento logo nos lembra alguém com grande inteligência, extremamente hábil ou com alguma aptidão notável.

Mas a pergunta que não quer calar é: E como identificar um talento? Só talento basta?

Não. É um grande erro acreditar que uma pessoa será a solução para todos os problemas.

Descobrir e saber usar o seu talento é o que realmente faz a diferença.

É preciso fazer bom uso dos seguintes pontos para atrair e reter talentos para sua empresa:

  • Talento é diferente de dom
  • Iniciativa e criatividade
  • Foco e execução para reter talentos
  • Relacionamento e equipe
  • Integridade e responsabilidade
  • Talentos nascem prontos? Como mapear, atrair e reter os talentos?
  • Descobrir em quem apostar
  • Pessoas precisam de um bom direcionamento
  • Agora é hora de agir
  • Cobre resultados e maior comprometimento para reter talentos

Talento é diferente de dom

Dom é uma aptidão natural, genuína e que o distingue das demais pessoas sem muito esforço. Dom é um talento nato, mas nem todo talento é um dom. É bom deixar claro que todos têm talentos, mas que precisam ser descobertos e, principalmente, desenvolvidos.

Iniciativa e criatividade

A iniciativa é um dos ingredientes que não pode faltar na receita dos vencedores. O verdadeiro talento cria soluções, agrega valor ao ambiente e sabe que velhas soluções não são mais a garantia de sucesso.

Saber como persuadir em vendas, mas a ação é o que realmente importa!

Foco e execução para reter talentos

Foco é lidar com o que mais importa e execução é descobrir maneiras para fazer acontecer. O talento se entrega de corpo e alma na execução das suas tarefas, busca a excelência em tudo o que faz.

Relacionamento e equipe

O talento pode ganhar um jogo, mas não ganha o campeonato. O talento coopera, compartilha, ensina e aprende. Sente prazer em se relacionar com outras pessoas e sabe que ninguém fez algo sem uma grande equipe do lado.

É motivado e sabe como motivar a equipe de trabalho!

Integridade e responsabilidade

Talento sem honestidade e caráter de nada vale. A irresponsabilidade e falta de integridade afundam empresas, acaba com qualquer carreira e não sustenta o sucesso a longo prazo.

A chave de tudo é saber que o presente é sempre o momento certo para aliar talento e ação, teoria e prática e assim ser o grande criador do enredo da sua própria vida.

Assista ao vídeo Talentos! Como Identificá-los? e encante o seu cliente coma equipe para lá de especial.

Talentos nascem prontos? Como mapear, atrair e reter os talentos?

Caso fosse assim não seriam talentos, seriam ILUMINADOS. E iluminados, como sabemos, nascem em média na proporção de um para cada milhão.

Empresas confundem talentos com iluminados.

Os iluminados parecem fazer tudo de forma natural. Lideram com maestria, resolvem problemas, planejam e executam, trazem resultados acima da média.

Criar uma equipe só com iluminados? Esqueça, nem Cristo conseguiu.

A solução está em criar e desenvolver os seus próprios talentos. Não importa o tamanho da sua empresa, se é familiar ou não, mas sim a qualidade da gestão e se existe um ponto em que uma empresa não pode brincar é em relação à gestão das pessoas e a como reter talentos.

Descobrir em quem apostar

Pessoas que estão na sua empresa há um bom tempo, tem alto grau de comprometimento e fazem o que gostam já são bons indicadores de quem você deve acreditar e aprimorar para que saia do médio para o excelente.

Pessoas precisam de um bom direcionamento.

Escolhidas as pessoas, faça uma lista com seus pontos fortes e os a desenvolver. Faça um mapa e considere aspectos comportamentais e técnicos que devem ser melhorados. Isso pode e deve ser feito com a presença do profissional em questão e validado por ambos os lados.

Leitura complementar: Como criar talentos em vendas!

Agora é hora de agir

Crie o plano de desenvolvimento e direcione o aprendizado com o grau de prioridade.

Uma sugestão importante: não gaste todo o dinheiro, energia e tempo somente aprimorando os pontos a desenvolver, mas também dando condições de aperfeiçoar ainda mais o que o profissional faz de melhor.

Lembre-se que talentos são talentos porque fazem algo acima da média.

Dica de leitura: Como definir o perfil da sua equipe de vendas!

Cobre resultados e maior comprometimento para reter talentos

Talentos gostam de ser cobrados. Gostam de aprender e de ensinar. A empresa ao fazer um investimento no profissional precisa ter um retorno.

Trace metas mais ousadas para essas pessoas e ajude a se tornarem referências na área de atuação. É preciso estar atento se o que está sendo aprendido está sendo aplicado no dia a dia do seu negócio.

Hoje em dia é muito comum ouvir que o maior desafio de qualquer empresa é reter e atrair talentos, que estamos vivendo um apagão de talentos, que o maior diferencial de qualquer empresa são as pessoas e os talentos que têm a sua disposição.

Saber todo mundo já sabe. A questão é: a sua empresa cria e saber como reter talentos?

Assista ao vídeo de vendas Como Mapear os Talentos da sua Equipe e descubra os pontos fortes e os a desenvolver de cada membro da sua equipe.

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn