Como Vencer o Concorrente

como vencer o concorrente

Em todos os aspectos da vida é preciso descobrir como vencer o concorrente.

Todos os anos milhares de corredores se amontoam na largada e “pow”! Ao som de um tiro todos iniciam a São Silvestre, uma das mais tradicionais corridas de rua do mundo realizada todo ano em São Paulo.

Logo um deles se destaca pela velocidade e pelo ritmo que impõe aos demais. Aos olhos do público aquele é o“cara”, corre muito e deve vencer o longo caminho com facilidade.

Na verdade, ele é o coelho! Não, o nome do atleta não é coelho. Coelho é o nome que se dá para aquele corredor que tem por objetivo ditar um determinado ritmo aos atletas ou a um atleta da sua equipe.

O coelho nunca vence uma prova, pois manter o ritmo inicial até o seu final é quase impossível.

No dicionário Priberam um dos significados da palavra concorrente é “pessoa que pretende coisa pretendida por outros”. Genial! É sobre isso que quero falar.

Concorrente não é só aquela empresa que vende o mesmo produto ou serviço que você. Essa é a concorrência mais óbvia é claro, mas vamos pensar juntos em como extrair o melhor de cada concorrente.

Nesse artigo vamos discutir:

  • Processos fundamentais para vencer o concorrente
  • Aprenda sempre e nada de salto alto
  • Olhe, pergunte, copie e melhore
  • Ninguém é bom em tudo!
  • Problemas, Problemas e mais Problemas

Levante os processos fundamentais para o seu negócio onde vale a pena se tornar referência

Sabe aquela recepcionista simpática e eficiente daquele médico que você posterga em revisitar.

Então, está aí um concorrente. Caso o atendimento da recepção daquele consultório seja melhor e mais eficiente do que o da sua empresa você acaba de encontrar um concorrente.

É claro que neste processo em específico. E assim vale para qualquer empresa que tenha uma logística melhor do que a sua, sistema de vendas, comércio eletrônico, enfim; naquilo que você considera estratégico para o seu negócio.

Aprenda sempre e nada de salto alto

É uma grande ilusão acreditar que atingimos a excelência.

A excelência é uma busca constante e não tem fim. Por mais que esteja bom sempre dá para melhorar.

Jamais dê por encerrada a busca pela melhoria contínua e sempre procure novas ferramentas, processos ou sistemas que possam ajudar a dar um salto a mais e a como vencer o concorrente.

Olhe, pergunte, copie e melhore

Conheceu uma empresa que tem um processo melhor do que o seu?

Vá até lá e a visite! Peça licença para conhecer in loco como se faz.

Caso não seja possível pergunte aos clientes daquela empresa como funciona, como eles conseguem ser tão bons assim.

Descubra como vencer o concorrente separando o joio do trigo.

Defina critérios de medição e metas de forma clara e persiga esse nível de excelência que o seu concorrente já tem.

Ninguém é bom em tudo!

Sempre existirá alguém que faz algo melhor do que a sua empresa ou que a sua empresa faz melhor do que os outros.

Aprenda com a concorrência e não perca noites de sono pensando o quanto sua empresa poderia ser melhor se fizesse daquele jeito.

Perca noites de sono descobrindo, elaborando, planejando e executando um processo que pode ser no mínimo igual ou melhor do que o seu concorrente.

Gaste sua energia e tempo em ação em como vencer o concorrente, não em lamentação!

Problemas, Problemas e mais Problemas

Meu primeiro chefe costumava dizer que os dias ficam mais cinzentos quando estamos cheios de problemas.

Mas afinal o que é um problema? E todo problema é ruim?

Na vida e na carreira não tem como fugir dos problemas.

Os concorrentes vão criar problemas, mas como encará-los?

Eles estão por toda a parte, perseguindo e até mesmo o fato de não ter um problema, posso garantir que já é um problema.

Nossas relações com os problemas começam cedo. Quando crianças temos problemas demais em montar brinquedos difíceis ou em conseguir comida na hora da fome.

Depois chega à vida escolar e começamos a ter problemas com notas, provas, lições esquecidas, bagunça na sala e descobrimos que matemática se aprende como? Resolvendo problemas!

Mas é injusto culpar os problemas por todas as mazelas e como é praticamente impossível livrar-se deles melhor é tentar conviver e a aprender com os fatos problemáticos da nossa vida.

A primeira coisa a fazer e assim mudar sua perspectiva é separar os problemas que a concorrência nos traz em duas categorias:

  1. Problemas que não agregam valor, e;
  2. Problemas que agregam valor.

Os problemas que não agregam valor são aqueles que de uma forma ou outra poderiam ser evitados.

A apresentação com o cliente foi péssima? Pergunte: Eu estava preparado?

Eu tenho certeza de que para a maioria dos problemas que não agregam valor um dos motivos para ter acontecido em 99% das vezes é sempre o mesmo: falta de tempo.

E falta de tempo está relacionado diretamente com o que você considera prioritário na sua vida.

Para reduzir drasticamente os problemas que não agregam valor você precisa rever suas prioridades de vida e não querer ter tudo ao mesmo tempo.

Problemas que não agregam valor só geram passivos, nos fazem perder dinheiro e tempo, resultando tudo isso em mais… Isso mesmo: problemas!

Como vencer o concorrente perdendo tempo com coisas que não agregam?

Os problemas que agregam valor são aqueles que surgem devido a ações que o levam a um círculo virtuoso.

Estudar o mercado, produtos e processos dos meus concorrentes me leva a aumentar minhas vendas.

A empresa acertar precisamente no lançamento de um produto e se as vendas superarem as expectativas dos clientes é muito melhor do que não vender nada e ficar com todo o estoque encalhado.

Os concorrente podem gerar problemas que agregam valor.

Esse tipo de problema traz novos desafios, aprendizado e ajudam a como vencer o concorrente.

O problema maior dos problemas é que as pessoas enxergam todos os problemas como pesos, dificuldades e não separam os que agregam dos que não agregam valor e assim por preguiça, falta de tempo, visão e foco passam a vida resolvendo em grande parte só os problemas que não agregam valor. E isso cansa demais!

Lembra da São Silvestre e do Coelho?

Coelho bom é aquele que ao final da sua própria corrida ajudou os concorrentes a manter um ritmo que os leva todos um novo nível.

Concorrência boa é aquele que te faz crescer!

Dita um ritmo de inovação constante, busca por melhorias no atendimento ao cliente e torna o mercado mais maduro e profissionalizado.

Longa vida aos bons concorrentes!

Descubra como vencer o concorrente, mas lembre-se que são eles que ditam o ritmo e a velocidade de melhorias que a sua empresa irá fazer para sempre estar no pelotão de elite do seu mercado.

 

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn