Investir em conteúdo pago nas redes sociais

vale a pena ter conteúdo pago nas redes sociais

Quem tem o objetivo de permanecer em evidência e gerar bons resultados online, precisa investir em conteúdo pago nas rede sociais.

Com o passar dos anos, os algoritmos das redes sociais se transformaram de maneira brusca e desafiadora para marcas.

Esse ano vem chegando ao fim e, com ele, toda uma década de transformação e novidades no universo online.

Um dos maiores marcos desta época, talvez, seja o “boom” que as redes sociais tiveram — em julho de 2010, o Facebook contava com 500 milhões de usuários, comparados com os atuais 2,3 bilhões.

A evolução das plataformas de relacionamento foi gigantesca e, com ela, marcas começaram a entender a importância de estabelecer uma boa reputação dentro desses canais.

Redes sociais como o Facebook e Instagram, por sua vez, tomaram uma série de iniciativas que afetaram — positivamente ou negativamente — as estratégias de posicionamento online.

Um dos grandes assuntos que envolvem o trabalho de uma equipe de comunicação diz respeito aos algoritmos. Cada vez mais desafiadores, hoje em dia é difícil manter um bom canal sem investir em conteúdo pago nas redes sociais.

Por isso, vamos te mostrar os principais motivos pelos quais você deve investir neste tipo de ação a partir dos principais benefícios que já podem ser percebidos a curto e médio prazo.

Você entenderá tudo sobre o assunto a partir dos seguintes tópicos:

  • Maior alcance com conteúdo pago nas redes sociais
  • Aumento nas interações
  • Possibilidade de atingir um público específico
  • Maior adesão em relação ao conteúdo pagos na redes sociais

Maior alcance com conteúdo pago nas redes sociais

Antes de especificar exatamente a questão do alcance, é preciso entender sobre toda a competição que envolve o universo das redes sociais.

Atualmente, existem dois tipos de alcance, que é a quantidade de pessoas que entram em contato com o seu conteúdo:

  • alcance orgânico: quando não há investimento financeiro;
  • alcance pago: quando há investimento financeiro.

A pesquisa da empresa Ogilvy estima que em uma página de 500 mil curtidas no Facebook, o alcance orgânico será de cerca de 2%. Ou seja, de toda a gigantesca base de fã que foi construída a partir de muita estratégia, apenas uma quantidade minúscula será capaz de entrar em contato com os seus conteúdos.

Este argumento por si só já é responsável por fundamentar a grande importância de investir nas redes sociais.

Atualmente, precisamos enxergá-las enquanto plataformas de negócio, não mais aqueles espaços amadores em que publicávamos conteúdos pessoais em momentos de descontração.

Facebook, Instagram e outras redes sociais se transformaram em canais como as propagandas de uma emissora de TV ou páginas de anúncios de um jornal.

A diferença deste grupo, porém, é que atualmente ele é muito mais rentável: não consumimos propaganda como no passado, e dificilmente uma pessoa fecha negócio ao ver um produto no intervalo da novela.

É preciso se adaptar quanto às estratégias de marketing digital.

Portanto, a conta é simples: quanto maior for o investimento, mais pessoas vão entrar em contato com o seu conteúdo.

E quando este número sobe, a chance de fechar negócio é uma grande consequência positiva.

Aumento nas interações

Ao investir em conteúdo pago e alcançar um número maior de pessoas, consequentemente as suas postagens terão uma interação maior: curtidas, comentários e compartilhamentos, por exemplo.

E, na maioria das redes sociais, quanto maior for a interação por parte do usuário, melhor ainda será o alcance.

Isso acontece porque as plataformas entendem que o seu conteúdo é relevante e agrada, por isso seria uma boa ideia mostrá-lo para um número ainda maior de pessoas.

Possibilidade de atingir um público específico

Uma das vantagens mais incríveis em investir neste tipo de anúncio é a precisão nas estratégias de veiculação.

O que queremos dizer com isso é muito simples: plataformas como o Facebook/Instagram para Empresas contam com um banco de dados extremamente detalhado sobre comportamento, públicos e nichos de mercado.

Para exemplificar, pense na persona de uma loja de cosméticos femininos para jovens.

Clara, 23 anos, vendedora em uma loja de roupas, classe C, moradora da região sudeste. É vaidosa, antenada, gosta de estar por dentro das melhores tendências não somente de beleza, mas também de música e filmes. É engajada em influenciadoras digitais e YouTubers e consome o que elas indicam. Sua maior dor no momento é não encontrar cosméticos de qualidade com um preço acessível.

A partir dessa definição de público, as ferramentas de mídia conseguem te entregar uma série de informações sobre os usuários de toda a rede como:

  • idade;
  • região que vive;
  • estado civil;
  • escolaridade;
  • profissão;
  • páginas que curte;
  • interesses gerais.

Imagine o quanto você pode explorar esses dados ao direcioná-los para a realidade das suas várias Claras?

Maior adesão em relação ao conteúdo pago nas redes sociais

Seguindo com a questão da veiculação de anúncio para públicos específicos, a principal consequência disso é que você será capaz de impactar exatamente quem quer que conheça a sua marca e compre os seus produtos.

Ao investir em estratégias mais amplas, muitas vezes o que acontece é a veiculação de informação para um público que não conversa com a sua oferta — seja pelo perfil, idade, condição financeira ou qualquer outro fator.

Isso desgasta não apenas o produto, mas também o nome da marca.

Além disso, é muito mais difícil gerar conteúdo de qualidade quando temos poucas informações de quem vai recebê-lo.

Sabendo exatamente qual é o perfil de usuário que será atingido com o material da sua empresa, é possível pensar de forma estratégica nas campanhas.

Quem entrar em contato com o seu anúncio será realmente aquele público almejado, ou seja, com chances infinitamente maiores de ser impactado — e encantado.

Na hora de pensar nos formatos e discurso, vale adotar os conceitos do Inbound Marketing e estruturar conteúdos com base na jornada de compra: atração, conversão, fechamento e fidelização.

É ideal que o possível cliente entre em contato com a marca de formas diferentes a partir do seu posicionamento atual.

Não precisamos nem dizer que o investimento em conteúdo pago aumenta exponencialmente o número de leads, correto?

Acima de todas as vantagens apresentadas neste texto, é importante reconhecer a importância de se manter atualizado em uma sociedade que avança drasticamente de maneira muito rápida.

Por isso, entenda quais são as melhores soluções para o seu negócio, e não perca tempo ao aplicá-las!

Se você gostou deste conteúdo, aprenda a fazer um ótimo plano de vendas e encerre o ano com chave de ouro!

E-books

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn