Feedback Negativo e Positivo: como fazer?

Feedback negativo e positivo

O feedback negativo e positivo é uma excelente ferramenta para acompanhar o desempenho das pessoas em uma empresa, além de funcionar como um orientador individual que mostra a todos o que é esperado de cada função.

Embora ele soe como uma crítica positiva ou negativa, ele não tem como propósito bajular ou apontar erros e sim ajudar a todos a se manterem dentro dos objetivos e a se desenvolverem tanto individualmente como quanto equipe.

O feedback ainda é uma forma de alinhamento empresarial, entre gestor e equipes que traz senso de propósito e pertencimento.

O grande segredo dessa prática é saber aplicar o feedback negativo e positivo de forma adequada, por isso, vamos nos aprofundar mais nesse assunto e entender a importância de cada tipo de feedback!

O que é feedback negativo?

O feedback negativo é aquele que ninguém deseja receber, no entanto, além de necessário, ele pode ser muito eficiente para os envolvidos. Esse tipo de feedback é uma chance de melhoria, além de ajudar a evitar desgastes entre gestor e equipe devido a situações inadequadas.

O mais importante no retorno negativo é o modo como ele é passado: ele deve ser comunicado de forma simples, educada, direcionado às tarefas e não a pessoa.

O gestor que está entregando o feedback negativo deve ter uma abordagem propositiva, trazendo alternativas para que o colaborador acerte a rota e corrija seus erros.

A importância do feedback nas empresas é muito grande, pois mantém todos os envolvidos alinhados com o objetivo do negócio e melhora a performance continuamente. 

O mais importante quando estamos falando da parte negativa é ter cuidado na hora de passar a informação, além disso, o feedback negativo deve ser feito de forma particular, sem expor a pessoa a qualquer constrangimento.

O que é feedback positivo?

O feedback positivo, como o nome já anuncia, é um retorno sobre os feitos positivos de um indivíduo. Como um colaborador vai saber que está correspondendo às expectativas da empresa e desempenhando bem suas atividades se não houver um feedback positivo?

Esse tipo de feedback é muito interessante pois mostra o desenvolvimento de cada pessoa dentro de uma equipe, o que é um importante marcador para o crescimento na carreira.

Algumas sessões de feedbacks são conduzidas por conselheiros que ajudam o colaborador a traçar metas a serem cumpridas em um determinado período, isso reforça o desenvolvimento individual e reforça a vontade de permanecer cooperando em equipe.

Um feedback positivo mostra que a empresa está observando a jornada do funcionário e que se importa com seu progresso corporativo.

Para a empresa, essa prática também é importante, pois a comunicação estabelecida ajuda a manter a equipe a par do que é esperado, além disso, estabelece um clima organizacional mais leve e motivador.

O feedback positivo pode ser dado em público ou de forma particular. Quando este envolve metas individuais, a melhor forma certamente é falar em privado.

Feedback negativo e positivo: uma prática construtiva

Agora você já entendeu como funciona cada tipo de feedback!

A questão aqui é que dificilmente uma pessoa receberá só um tipo. Geralmente o funcionário está indo bem em alguns pontos e não tão bem em outros. Nesse caso não há necessidade de separar os feedbacks.

O feedback misto deve ser construtivo: erros não devem ser apontados e sim pontos de melhorias, nesse ponto você pode estar se perguntando “como dar um feedback para a equipe?”

Na prática é possível separar o feedback em 3 pontos, da seguinte forma:

  • Quais tarefas e comportamentos estão acima da média?
  • Quais tarefas e comportamentos estão dentro do esperado?
  • Quais tarefas e comportamentos podem ser melhorados?

Quando o feedback é colocado dessa forma, abre-se espaço para uma discussão construtiva em que o alvo tem a chance de observar suas fraquezas, enquanto se fortalece com o que já faz de bom!

Leia também: Como desenvolver equipes de alta performance? 8 dicas VITAIS

Quais são as consequências de um feedback inadequado?

Um gestor que oferece constantemente feedbacks inadequados, que somente apontam erros e que expõem os envolvidos a situações constrangedoras, pode gerar diversas consequências como:

  • aumentar o turnover (rotatividade de pessoal);
  • dificuldades em alcançar metas;
  • retrabalho;
  • falta de comunicação;
  • clima organizacional ruim;
  • falta de motivação da equipe.

Por outro lado, saber dar um feedback adequado é muito relevante para a saúde organizacional!

Lietura complementar: Plano de Treinamento de Vendedores – Como Criar o Seu

A importância do feedback nas empresas

O feedback negativo e positivo é muito importante nas empresas pois ele é a única forma de direcionar as equipes e dar o rumo que o negócio precisa.

As consequências no cotidiano de uma empresa que não aplica feedback podem ser desastrosas e gerar situações como:

  • falta de cooperação entre os pares;
  • colaboradores perdidos, sem senso de propósito;
  • clima organizacional desanimador;
  • processo engessados;
  • comprometimento do fluxo de trabalho;
  • erros constantes.

Se o desempenho das pessoas está comprometido o da empresa também está, por isso é importante acompanhar, oferecer feedback e ouvir quem trabalha no seu negócio!

Sugestão de leitura: Administração da força de vendas: 7 passos para otimizar!

4 dicas de como dar um feedback para a equipe

É importante saber como dar um feedback negativo ou positivo para o seu time, principalmente quando ele precisa acontecer em conjunto. Veja como fazer isso da forma correta nos próximos tópicos!

1. Minimize a tensão

Comece o feedback pela parte positiva, se houver. Caso não tenha essa opção, direcione elogios verdadeiros à equipe antes de começar a expor o feedback negativo.

2. Seja o capitão

Se o feedback é ruim, não se retire do barco, mostre que você também faz parte do time e que está disposto a trazer soluções e auxiliar no que for preciso. Nada é pior do que uma equipe à deriva!

3. Seja objetivo

Não faça rodeios, não use termos genéricos como “ouvi dizer”, traga fatos e acontecimentos e seja objetivo no feedback, inclusive evite emitir opiniões pessoais sobre os assuntos abordados.

4. Faça um feedback 360

Além de falar, ouça! Estimule sua equipe a contribuir com propostas de melhorias para a parte negativa do feedback, de forma que a cooperação seja estabelecida.

Agora você já pode oferecer a sua equipe um feedback negativo e positivo com qualidade que vai colaborar com a visão de crescimento da empresa e de cada indivíduo. Mãos à obra!

Baixe Agora o Ebook – Feedback

E-books

Vídeo bônus – Como fazer um Feedback

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn