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O que é Matriz SWOT?

A Matriz SWOT pode parecer apenas mais uma daquelas inúmeras formas de conduzir um plano de negócios. Mas ela é diferente.

Nessa metodologia, é possível definir exatamente o que a sua empresa precisa melhorar e o que pode ficar ainda melhor, sempre levando em consideração as características internas e externas a ela.

Por isso, separe alguns minutos para entender neste artigo:

Vamos lá!

O que é a Matriz SWOT?

A Matriz SWOT também é chamada aqui no Brasil de Matriz FOFA. Trata-se de uma metodologia criada na década de 1960 pelo especialista em gestão Albert Humphrey.

Na época, ele conduziu um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford (EUA), no qual foram analisados e cruzados os dados das 500 maiores empresas da época, que foram listadas na revista Fortune. Nascia, então, a Matriz SWOT.

A Matriz SWOT é uma simples metodologia de análise da situação da empresa para a formulação de estratégias de crescimento. Ou seja: você tem uma empresa, separa um tempo para analisá-la profundamente e, então, tomar decisões estratégicas.

A metodologia tem esse nome por conta do significado da sigla SWOT:

Por que aplicar a Matriz SWOT na empresa?

Bom, como dito, a Matriz SWOT é uma metodologia que ajuda a analisar a sua empresa como um todo, com base no ambiente interno e externo. A partir daí, é possível pensar em estratégias mais assertivas para o crescimento dela.

Mas também existem outras vantagens. São elas:

Leia também: Conheça alguns métodos de vendas eficientes.

Como aplicar a Matriz SWOT em meu negócio?

Na prática, primeiramente você vai montar o esqueleto da sua Matriz SWOT em uma tabela. E, em seguida, basta nomear cada quadrante com os nomes de cada sigla (que podem ser em português).

Ficará assim:

(Imagem: Reprodução / Blog Luz)

 

É importante observarmos na matriz que é preciso fazer uma análise tanto interna (o que ocorre dentro da empresa) quanto do ambiente externo (o que ocorre no mercado em geral).

Portanto:

Na sequência, inicia-se a análise e o preenchimento de cada quadrante, conforme veremos a seguir.

1. Ambiente interno (Forças e Fraquezas)

Entende-se como Força todos os pontos positivos da empresa que te ajudam a identificar a sua vantagem competitiva. Essa força não depende de fatores externos, mas de um controle interno.

Por exemplo: as forças da sua empresa podem ser o atendimento, a organização, o desempenho das estratégias de marketing, a equipe de colaboradores, o próprio produto ou serviço, etc.

Para essa análise, tente responder a esses tipos de perguntas:

Entende-se como Fraqueza os pontos negativos que a sua empresa tem em relação aos concorrentes e que podem ser controlados e melhorados internamente.

Por exemplo: pode ser uma equipe de atendimento insuficiente, um problema no produto ou serviço, falta de capital de giro, etc.

Pense em responder perguntas, como:

2. Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças)

Entende-se como Oportunidades as características externas do mercado que podem influenciar de modo positivo na empresa e que não podem ser controladas por ela.

Por exemplo: uma data comemorativa especial que a sua empresa pode aproveitar para vender mais; tendências do mercado que podem ser boas oportunidades de expandir o negócio, etc.

Algumas perguntas a serem feitas são:

Entende-se como Ameaças as características externas do mercado que podem trazer consequências negativas ao seu negócio – e que não há como controlar, mas se preparar para enfrentá-las.

Por exemplo: uma crise econômica que abalou o setor; novos concorrentes; redução de incentivos fiscais e linhas de crédito; aspectos climáticos (como uma enchente) que comprometem a empresa; aumento de impostos, etc.

Por isso, é preciso analisar a fundo quais aspectos externos que representam ameaças à saúde da sua empresa.

Percebeu como a Matriz SWOT é uma poderosa metodologia para conhecer mais a fundo a sua empresa? Então, experimente aplicá-la!

No próximo post, saiba como evitar o Churn – quando seus clientes abandonam o seu negócio.

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