O que uma Ferramenta de CRM faz para a sua empresa

Ferramenta de CRM

A evolução da tecnologia gerou inúmeros benefícios para equipes de vendas ao redor de todo o mundo, o que é um fato indiscutível. É o exemplo da ferramenta de CRM!

Algo que muitas vezes não é falado, no entanto, são os principais recursos responsáveis por impulsionar o sucesso dessas empresas.

A partir de uma análise completa do comportamento do cliente e das formas que as ações podem influenciar para melhorar processos já existentes ou propor a criação de novos, é apenas questão de tempo até que as vendas se tornem mais qualificadas e frequentes.

No post de hoje, você vai aprender os seguintes temas sobre o assunto:

  • O que é uma ferramenta de CRM?
  • Quais são os seus benefícios?
  • Como escolher a melhor ferramenta de CRM?

O que é uma ferramenta de CRM?

A evolução tecnológica nos processos de vendas foi responsável por gerar novas possibilidades no atendimento ao cliente.

Uma das principais foi a grande quantidade de informação disponível sobre uma pessoa, seus hábitos de consumo e como o comportamento de compra poderia influenciar na melhora dos processos oferecidos por empresas.

De toda forma, não adianta reunir uma grande quantidade de informações caso elas não sejam devidamente compiladas, analisadas e compreendidas.

É muito importante poder contar com ferramentas que facilitem e tornem melhor os processos de relacionamento com o cliente.

O CRM, Customer Relationship Manager (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), permite que uma empresa analise o relacionamento cliente/negócio a fim de melhorar os processos e otimizar vendas.

Veja algumas das informações que podem ser acessadas na ferramenta:

  • nome, endereço e telefone do cliente;
  • e-mail e redes sociais;
  • lista de mensagens enviadas para o e-mail ou formulário no site;
  • histórico de ligações por telefone ou visitas pessoais;
  • controle de propostas emitidas, taxa de conversão e de perda;
  • controle da carteira de clientes seja na prospecção ou de clientes ativos e inativos;
  • comportamento de compra (quais produtos foram comprados, ticket médio, entre outros).

Quais são os benefícios do CRM?

Agora que você entendeu o que é um software de CRM e como ele funciona na prática, é hora de visualizar os principais benefícios em contratar a ferramenta e como ela pode fazer muito bem para sua empresa.

Prever as necessidades e desejos dos clientes

Pense no seguinte exemplo: você tem uma empresa que comercializa banheiras de hidromassagem, assistência técnicas, peças e acessórios complementares.

Ao analisar o CRM, percebeu que um cliente comprou bombas e filtros para um modelo de banheira hidromassagem que já está defasada no mercado — seu lançamento é antigo e, desde então, vários modelos novos foram lançados.

A informação é preciosa e permite que seu time desenvolva estratégias focadas na venda de banheiras mais novas e modernas ou ainda em serviços de manutenção.

É hora de inserir sutilmente as principais formas que seu cliente pode se beneficiar com a troca para um novo produto.

O exemplo é apenas um dentre vários outros casos poderosos de vendas a partir da análise do comportamento de compra.

Análise do histórico de interações

Ao pré-qualificar o prospect e como a comunicação foi realizada, é possível perceber quais clientes têm maiores chances de conversão.

O histórico também é importante para promover a realização de follow ups, ou seja, acompanhamento periódico para manter o relacionamento e acompanhamento em dia com todos os clientes.

Não deixe de ler: O que é cliente Prospect e como pré-qualificar de forma eficaz

Centralização de informações

Já pincelamos o assunto, mas vale ressaltar: de nada adianta ter toda a informação do mundo caso ela não esteja centralizada em um só lugar que permita a análise real de todo o amontoado de dados.

Ao contratar uma ferramenta de CRM, você terá um dashboard completo com gráficos e informações úteis sobre o seu perfil de cliente, principais regiões, faixa etária e possíveis ações personalizadas que podem ser pensadas a partir de um conhecimento completo sobre o seu público.

Fidelização do cliente

A fidelização do cliente talvez seja o benefício mais importante em contratar um software de CRM. E ela acontece justamente por causa de todos os pontos que foram colocados neste post!

Com toda a informação disponível e qualificada, além das ações personalizadas e eficientes de venda e acompanhamento, você vai construir um relacionamento rico com o seu cliente.

Este ponto já é muito valioso por si só, pois o comportamento de compra se tornou algo muito mais complexo e as pessoas já não aceitam qualquer oferta de serviço.

É preciso ter qualidade!

Além disso a fidelização é muito maior porque, com o CRM de Vendas, você pode integrar as estratégias de vendas com ações de marketing, por exemplo.

Disparo de e-mail marketing, desenvolvimento de landing pages de sucesso, investimento em marketing de conteúdo para atrair por vias orgânicas e ações nas redes sociais são pontos importantes para fidelizar o público.

Como escolher a melhor ferramenta de CRM?

Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado.

Isso faz com que algumas sejam mais efetivas do que as outras, então é fundamental entender quais são as melhores formas de identificar o software ideal.

Listamos as principais abaixo para que você não tenha dúvida ao fechar negócio!

Preço

Por mais que exista uma certa quantidade de softwares gratuitos — o que pode parecer muito tentador de início — entenda que, com o passar do tempo, é possível que os recursos fiquem defasados.

Interromper a estratégia não é interessante, então o ideal com toda a certeza é já começar a executá-la com uma boa ferramenta capaz de suprir todas as suas necessidades.

Custo-benefício vale mais do que o preço inicial. Por isso, entenda quais são as funcionalidades disponíveis e compare as principais opções para não ter surpresas indesejáveis. Vamos listar agora as melhores formas de comparação.

Recursos

Ferramentas limitadas resultam em ações limitadas.

É importante contar com recursos completos, que sejam capazes de auxiliar em uma estratégia que realmente converta vendas e fidelize clientes.

Listamos algumas funções fundamentais em um software CRM:

  • gestão de metas e propostas;
  • indicadores de vendas em tempo real;
  • controle de prospecção e follow up;
  • integração com ERP e ferramentas de marketing digital.

Atendimento

Seja você alguém com domínio no assunto ou não tem ideia de como começar a usar o CRM de Vendas, é importante contar com um suporte ágil, preparado e personalizado.

Muito mais do que tirar dúvidas pontuais, um bom atendimento será capaz de te auxiliar na jornada do projeto e contribuir com o desenvolvimento de ações que convertam e encantem de verdade.

Se você gostou deste conteúdo, saiba que existem outros conceitos muito importantes em vendas que podem enriquecer muito a sua bagagem de conhecimento.

Leia também – Entenda o que é o Cold Calling, seus benefícios e como fazer a ação na prática!

E-books

Vídeo Bônus – Falando sobre Ferramenta de CRM

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn