Quais são as Principais Técnicas de Vendas do Mercado

Principais Técnicas de Vendas

As principais técnicas de vendas existem há muitos anos, desde quando as primeiras relações comerciais surgiram na sociedade. Por motivos óbvios elas sofreram mudanças ao longo dos anos, mas, atualmente, o consumidor é o agente definidor das ações de vendas.

Existem outros diversos fatores, como a tecnologia, vendedores, ofertas, informações sobre clientes, mercado, preço e outros itens que também precisam ser levados em consideração na hora de comercializar um produto ou serviço.

É dessa maneira que vamos aos poucos conquistando a confiança dos consumidores, bem como ganhando destaque diante da concorrência.

Confira a seguir os tópicos que separamos para te ajudar a entender melhor sobre as principais técnicas de vendas:

  • O que são técnicas de vendas?
  • Importância das técnicas de vendas
  • Quais são as principais técnicas de vendas do mercado

O que são técnicas de vendas?

Não podemos negar que vender é uma tarefa complexa, pois envolve uma sequência de interesses. Por um lado, temos o cliente, com um problema que precisa de solução e do outro, há o vendedor que tem como objetivo lucrar com aquela venda e oferecer a melhor experiência possível para o consumidor.

Entretanto, mesmo tendo um problema que pode ser resolvido por uma empresa, o cliente em questão também vivencia certos conflitos, como objeções e até mesmo problemas relacionados ao preço.

Ademais, algumas pessoas possuem tantas opções para comprar um determinado produto ou serviço que, em muitos casos, ficam com várias dúvidas em relação aos produtos que estão sendo ofertados e não sabem nem por onde começar a entender o que realmente cada produto faz.

As técnicas de vendas são capazes de resolver tal situação, pois elas auxiliam o vendedor na hora de passar informações importantes para o consumidor e ainda orientá-lo a escolher determinado produto que será capaz de resolver o problema em questão.

Ou seja, técnicas de vendas são métodos comerciais desenvolvidos e aplicados por vendedores para criarem conexões entre o produto ou serviço oferecido e as necessidades de seus clientes.

É dessa maneira que se torna possível fazer com que os profissionais experimentem estratégias, testem novas abordagens e construam métodos de trabalho personalizados, composto pelas melhores iniciativas aliadas às suas habilidades pessoais.

Aqueles vendedores que conhecem as principais técnicas de vendas, em geral, conseguem lidar melhor com pontos desafiadores do processo comercial.

Leia também: Técnicas de vendas ou atitudes do vendedor

Importância das técnicas de vendas

A partir do momento em que aprendemos boas técnicas de vendas e as executamos com naturalidade, conseguimos encantar o cliente. Isso acontece, pois essas ações são capazes de ensinar os vendedores a serem cordiais e educados, fazendo com que eles se transformem em profissionais confiantes.

Por meio delas, o vendedor de uma empresa de serviços de internet, por exemplo, aprende a identificar o perfil de cada cliente e assim estabelece um primeiro contato promissor.

Essa técnica permite ao vendedor o uso de uma linguagem mais informal, mas também formal (quando necessário), para atender da melhor forma possível o perfil de público-alvo.

Ademais, elas podem auxiliar na hora do vendedor esclarecer sobre o que se trata o produto ou serviço, além de possibilitarem que o time de vendas ofereça um atendimento personalizado e focado no cliente.

Tais estratégias são responsáveis por criarem uma sintonia necessária entre o vendedor e a solução, em outras palavras, ele passa a conhecer muito bem as soluções que oferecem para os seus clientes.

Uma das premissas das técnicas de vendas é a criação de um time de vendedores excepcionais, por isso, ele aprende a ouvir o que o cliente tem a dizer.

O atendimento passa a ser mais cordial e prestativo, sem que isso seja confundido com excesso de intimidade. O vendedor é um ouvinte atento que vai encontrar a melhor solução para aquilo que seu cliente precisa.

Nos dias atuais, as pessoas precisam sentir confiança antes de adquirir um produto, independente de qual ele seja. É por isso que precisamos criar um vínculo para que a negociação seja breve e facilite o processo de vendas.

Leitura complementar: E-book – técnicas de abordagem em vendas 

Depois de explicarmos a importância das técnicas de vendas na vida dos vendedores, está mais do que na hora de listarmos as principais técnicas de vendas do mercado! Acompanhe!

Quais as principais técnicas de vendas do mercado

A maioria das empresas aplicam algumas técnicas de vendas principais, sendo elas:

1. Spin Selling

Essa estratégia já está no mercado há mais de 30 anos e continua sendo uma das maiores aliadas dos vendedores, principalmente nas empresas B2B (Business-to-Business).

O Spin Selling consiste em reunir as perguntas mais importantes que um vendedor precisa fazer durante uma negociação para aumentar suas vendas.

SPIN é uma sigla que traduzida para o português fica: Situação, Problema, Implicação e Necessidade. São quatro categorias de perguntas que os grandes vendedores devem fazer para os seus clientes.

Leitura complementar – O que é SPIN Selling?

2. Venda centrada no cliente

Customer Centric Selling é a técnica de venda que coloca o cliente no centro das operações de vendas, sendo ele o foco de toda ação e gerando a melhor experiência possível como consumidor.

Para que essa estratégia funcione, o vendedor precisa criar conversas ao redor das situações reais vividas pelos clientes, é preciso fazer perguntas relevantes e ainda cultivar um bom relacionamento com eles.

Dica: bem mais do que convencer um cliente a comprar, é necessário capacitá-lo para comprar. A venda deve resultar no atingimento de uma meta, problema resolvido ou necessidade satisfeita.

3. Venda conceitual

A venda conceitual tem como objetivo principal ouvir o que o cliente tem a falar. Há muitos anos os vendedores vêm aprendendo a escutar seus clientes, mas eles não podem apenas escutar, eles precisam conversar com essas pessoas.

Na venda conceitual o vendedor ouve qual é a necessidade do cliente e com base no que ele escuta e entende, acaba relacionando um produto ou serviço ao problema deste cliente.

Usar essa estratégia é muito vantajoso para a empresa, pois permite que ela aprenda mais sobre seu cliente, além de colocar foco em seus resultados.

A metodologia em questão facilita para que o seu negócio se destaque perante a concorrência e minimize as diferenças de preço entre o seu negócio e os demais que estão disponíveis no mercado.

Leitura complementar – Valor percebido – o que motiva o seu cliente

4. Seja organizado!

Esse comportamento de vendas é uma das mais importantes, afinal, sem uma boa organização e gestão dos dados da sua empresa você não será capaz de realizar as outras técnicas.

Você como empresário deve sempre estar atento na forma como estão armazenando os dados do seu cliente, quais estratégias estão sendo assertivas, quantas vendas foram feitas por cada vendedor, qual foi seu lucro naquele mês, o que pode ser melhorado para os próximos meses…

Ter o controle de todas essas informações não é uma tarefa fácil, mas pode ser! Afinal, já existe um sistema CRM capaz de fazer a gestão de todos esses dados. E o melhor, esse software pode emitir relatórios que te ajudam a identificar onde estão os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem.

O Customer Relationship Management salva muitas empresas, pois é a partir da boa gestão dos dados que os empresários conseguem achar os pontos que precisam ser melhorados, conseguem visualizar melhoras as estratégias de vendas que deram certo e ainda possuem pleno controle da atividade de cada funcionário.

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