Publicidade: O que É?

A publicidade passou a fazer parte das nossas vidas, isso não podemos negar, já que, encontramos com ela pelas ruas, nos shoppings centers, no jornal, nas revistas, no celular, na internet. Em qualquer direção que olharmos, lá está ela!

Já sabemos que os anúncios publicitários possuem um papel muito importante: eles são capazes de divulgar produtos, serviços e marcas, com o objetivo de estimular as relações comerciais, todavia, para que isso aconteça, a publicidade invade nossa casa, mesmo quando não queremos.

Veja a seguir os tópicos que separamos para ajudar você a entender mais sobre publicidade:

  • O que é publicidade?
  • Quais são os tipos
  • Diferenças entre Marketing e Publicidade

O que é publicidade

A publicidade pode ser definida como uma estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou até mesmo a marca, com a meta de atingir um público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar.

Todavia, definir só dessa maneira a publicidade é limitá-la, o qual envolve muito mais que a compra de um produto ou serviço.

Publicidade também pode ser entendida como uma área de conhecimento, dentro da Comunicação Social, a qual não estuda somente a técnica da atividade, mas também sua função nas relações sociais e culturais. Afinal de contas, se ela está tão presente no nosso cotidiano, ela participa das vidas das pessoas.

Não é por acaso que os publicitários estão sempre atentos às tendências culturais, comportamentais da sociedade, para que os anúncios promovam uma identificação com o consumidor.

Assim, a publicidade também pode ser entendida como um reflexo da sociedade da sua época, pois reproduz os comportamentos e valores da sociedade vigente. Embora isso aconteça, muitas pessoas acreditam que a publicidade não reflete a sociedade simplesmente, ela incentiva e molda comportamentos. Dessa forma, é preciso regulamentações para evitar abusos.

Perceba que a publicidade é polêmica, às vezes, ela é vista como vilã, já que incentiva o consumismo, influenciar comportamentos e invadir nossa vida.

É válido ressaltar aqui também a diferença entre a publicidade e a propaganda, ou seja, enquanto a publicidade está preocupada em reunir os meios de comunicação para promover produtos ou serviços de uma empresa ou organização para convencer o público a comprá-los, a propaganda é usada para disseminar uma mensagem que não precisa ser necessariamente comercial.

Em resumo, enquanto a publicidade conta com anúncios que despertam a atenção dos consumidores, a propaganda é utilizada em outros tipos de ação com a intenção de convencer as pessoas a abraçarem uma ideia, tais como: eleições políticas, alistamento militar e campanhas de vacinação.

Leia também:  Propaganda – O que é e como criar uma campanha eficaz

Quais são os tipos 

A publicidade e a propaganda estão sempre presentes no nosso cotidiano, mais do que você imagina! Seja nas redes sociais ou nos outdoors distribuídos pelas ruas e estradas, as marcas se comunicam com seu público-alvo o tempo todo.

Saber fazer a gestão dos tipos de publicidade e alinhá-los com a estratégia do negócio é fundamental para se obter sucesso.

Confira a seguir os tipos de publicidade!

Produto

É um tipo de publicidade que tem como principal objetivo fazer a divulgação de determinado produto de uma marca.

Para isso, podemos fazer uso de diversas estratégias, com a finalidade de posicionar a mercadoria como referência no mercado. O mote da campanha pode ser a funcionalidade, status e até mesmo o preço final.

Para desenvolver uma boa publicidade de produto, junte com as estratégias abaixo

  1. Estimule o “boca a boca”

Conhecida também como buzz marketing, essa é uma estratégia bem eficiente para conceder visibilidade para as marcas, e ela possui diversos benefícios, sendo a mais evidente o custo.

Não é preciso gastar quase nada, além da sua imaginação e investir em boas estratégias para colocar a marca, literalmente, na boca do povo.

Lembre-se que para ter sucesso nessa estratégia você vai precisar disponibilizar um excelente atendimento e também disponibilizar alguns brindes para os clientes. Com isso, torna-se mais fácil estimular a disseminação de ideias sobre a marca frente ao público alvo.

  1. Promova eventos (presenciais ou virtuais)

Estimule a participação do seu público nas suas divulgações, mas promova eventos que tenham afinidade com o produto anunciado.

  1. Anuncie na internet

Os anúncios na internet estão cada vez mais fortes e não podem ser ignorados. Além dos valores serem mais flexíveis do que as mídias tradicionais, eles oferecem a oportunidade de falar com as pessoas certas, ou seja, as pessoas da sua marca.

Serviço

A publicidade de serviço é utilizada para promover serviços e outras soluções. Pode ser usada para promover marcas de plano de saúde, bancos, empresas de telefonia, etc.

Veja as dicas para fazer uma boa publicidade de serviços

  1. Alinhe os objetivos estratégicos do negócio
  2. Defina o público-alvo das atividades de publicidade

Promoção

Essa promoção acontece quando as empresas desejam crescer a sua marca no mercado, seja o assunto de promoção no geral, ou para conceder descontos.

A ideia é chamar a atenção do público-alvo e conceder vantagens para a aquisição do produto ou serviços.

Dica de leitura: Mix de produtos – como aumentar a suas vendas

Diferenças entre Marketing e Publicidade

Não podemos negar que há uma confusão frequente quando o assunto é marketing e publicidade. Já que as duas atividades possuem como objetivo vender um produto ou serviço.

Não há uma diferença de fato, mas para compreender melhor, retomaremos um conceito tradicional do marketing: o Mix de Marketing, mais conhecido como os 4Ps.

Preço, Praça, Produto e Promoção são os quatro elementos que compõem uma boa estratégia de marketing, e o equilíbrio entre eles faz uma marca se fortalecer junto ao seu público-alvo.

Quando pensamos em Preço, devemos levar em conta os custos da empresa e as projeções de lucros, mas não podemos esquecer do perfil do público-alvo, que deve estar disposto a pagar aquele valor.

Praça refere-se aos locais em que seus produtos estarão, como lojas físicas ou virtuais, bem como canais de distribuição e armazenamento.

O P de Produto engloba as estratégias sobre os atributos tangíveis (cor, forma, embalagem) e intangíveis (qualidade, reputação, status) do produto.

É no P de Promoção que a publicidade aparece forte. Visto que promoção são todas as estratégias de divulgação do produto para alcançar o consumidor daquele serviço.  A publicidade é uma dessas estratégias, entretanto ela pode envolver ações de assessoria de imprensa, relações públicas, patrocínio, entre outras.

Dessa forma, entendemos que a publicidade é uma ferramenta do marketing. Lembre-se que o marketing está preocupado em compreender o público-alvo e desenvolver estratégias para atendê-lo, a publicidade tem como foco atingi-lo com uma comunicação persuasiva.

Para que seja efetivo, o marketing necessita do alinhamento entre os 4Ps.

Leia também: Como vender valor e fugir do preço

Agora que você já entendeu o que é publicidade e viu que ela pode te ajudar na hora de vender, já que a está enraizada nas nossas vidas, está na hora de saber também uma maneira de fazer a gestão inteligente dos seus negócios.

Conheça agora o software  de vendas, o qual vai te ajudar na hora de fazer a gestão dos seus dados e consequentemente te ajudará na hora de se organizar melhor com as suas publicidades. Afinal, o software de CRM é responsável por armazenar todos os dados das suas vendas e todos os seus resultados, que poderão ser utilizados na hora de planejar novas ações publicitárias.

Não perca mais tempo, saiba mais sobre o que é CRM e como esse software vai alavancar as suas vendas.

E-books

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn