10 Dicas de Técnicas de Vendas pelo WhatsApp

Técnicas de Vendas pelo WhatsApp

Com o passar dos anos, as empresas estão cada vez mais em busca de técnicas de vendas que possam inovar em suas vendas. Aqui apresentaremos 10 dicas de técnicas de vendas pelo WhatsApp, uma ferramenta que vem sendo muito utilizada tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, sendo um facilitador de muitos processos na hora da venda.

O WhatsApp vem ganhando destaque por ser capaz de aumentar e automatizar o atendimento ao cliente, já que o envio de mensagens rápidas atrelado aos recursos de multimídias permite que seja criada uma relação mais próxima com o seu público consumidor.

Todavia, há uma certa resistência por parte de alguns empreendedores ao aderir essa ferramenta durante seu dia a dia com vendas.

Dessa forma, notamos o quão fundamental é conhecer mais a fundo os segredos para conquistar seus clientes por meio deste aplicativo. Para te ajudar nesta tarefa, confira a seguir as 10 dicas de técnicas de vendas pelo WhatsApp!

Veja quais são:

  1. Utilize o WhatsApp Business
  2. Use a função catálogo
  3. Disponibilize seu tempo para atender seus clientes
  4. Automatize os processos de vendas
  5. Compreenda o estágio do seu cliente
  6. Invista em Marketing de Conteúdo
  7. Faça a divulgação do seu contato
  8. Não complique!
  9. Conheça outras funcionalidades
  10. Seja organizado!

1. Utilize o WhatsApp Business

O primeiro passo, e um dos mais importantes, é o download da versão WhatsApp Business, o qual é recomendado para pequenas, médias e grandes empresas.

Esse aplicativo tem diversas funcionalidades, as quais podem ser gatilhos para aumentar as suas vendas. Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas.

Hoje o marketing já não é mais baseado em “achismos”, passamos a nos basear em dados comprovados e estudados, pois eles são facilitadores de tomada de decisões dentro das empresas, além de identificar quais foram as estratégias que obtiveram sucesso no WhatsApp Business.

Lembrando que o WhatsApp Business fornece informações muito relevantes, tais como: quantidade de mensagens que foram enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelos usuários…

Ademais, o aplicativo faz o envio de mensagens automáticas e organiza os contatos de acordo com o momento na jornada de compra do cliente. É por meio de etiquetas que você pode criar grupos nomeados como “novo cliente”, “novos pedidos”,”pago”, etc.

Uma das técnicas de automação mais úteis na API do WhatsApp Business são os chatbots. Você pode usar o construtor de chatbot do WhatsApp do SendPulse ou outras ferramentas semelhantes para criar um chatbot para sua empresa que lidará com cenários comuns de vendas ou suporte.

2. Use a função catálogo

Há 4 anos o WhatsApp já estudava a possibilidade de disponibilizar uma função catálogo para seus clientes Business. Em 2019, essa função tornou-se realidade prometendo aumentar as vendas de seus usuários.

A ferramenta ainda permite que os clientes vejam os produtos que estão disponíveis na loja, junto com o valor, tornando o processo de vendas mais rápido e dinâmico.

É válido ressaltar também que essa função dá uma maior flexibilidade para os pequenos empreendedores, que não possuem seu próprio e-commerce.

3. Disponibilize seu tempo para atender seus clientes

Quando uma empresa investe em vendas via chat, por exemplo, e não destinam um tempo para ficar ali atendendo seus clientes ela está cometendo um dos maiores erros.

Alguns vendedores divulgam o contato, mas não disponibilizam um colaborador exclusivo para ficar no atendimento, deixando muitos clientes irritados por ficarem falando sozinhos por longas horas.

Por isso, é importante treinar uma pessoa da sua equipe para ela aprender a lidar com o público nas redes sociais.

4. Automatize os processos de técnicas de vendas pelo WhatsApp

A 4ª dica de técnicas de vendas pelo WhatsApp é uma das mais valiosas, visto que essa ferramenta surgiu para facilitar a vida dos clientes e dos vendedores e por isso, precisamos ser práticos! A automação em  vendas foi criada para ser uma aliada dos vendedores.

Com o objetivo de facilitar sua rotina, foi criada a linha de transmissão, a qual é responsável por aumentar a produtividade, já que permite o envio de uma única mensagem para várias pessoas simultaneamente.

Na prática, o processo funciona assim: você adiciona os números dos seus clientes e envia a mensagem como se fosse para um grupo normal de WhatsApp. Só que seus clientes receberão as mensagens como individual, como se cada frase fosse pensada de acordo com seus objetivos e desejos.

Para aumentar o número de contatos, divulgue o seu número na assinatura do e-mail marketing da sua empresa, informando aos clientes cada reunião ou até mesmo atendimento e não esqueça de instalar o plugin em seu site para que o usuário seja levado diretamente para o número da sua empresa!

5. Compreenda o estágio do seu cliente

A 5ª técnica de vendas por WhatsApp é também um lembrete, afinal, você não pode esquecer que seu trabalho via WhatsApp deve continuar seguindo a teoria do funil de vendas, pois, cada contato da sua lista de transmissão estará em uma etapa diferente de venda.

Assim, é preciso estar atento de que o mesmo conteúdo não poderá ser enviado para aquele usuário que acabou de conhecer o seu perfil e para aquela pessoa que já está há muito tempo se comunicando com o seu time.

Crie um cronograma de mensagens! Deixe separado quais são os conteúdos que serão enviados para os clientes que estão no topo, meio e fundo do funil de vendas. Toda essa organização ajudará o seu cliente a avançar para as próximas etapas!

6. Invista em Marketing de Conteúdo

Uma empresa não pode usar o WhatsApp somente para divulgar os produtos e serviços da sua empresa! É preciso investir também no Marketing de Conteúdo.

O Marketing de conteúdo é uma excelente alternativa para atrair e engajar sua audiência no WhatsApp por meio de materiais que são relevantes e valiosos. Essa estratégia é capaz de gerar valor para as pessoas, garantindo uma avaliação positiva da sua marca.

O Marketing de Conteúdo traz maior confiança para o seu consumidor, aumenta as vendas do seu negócio e deixa o cliente preparado para comprar e possivelmente facilitar o pós-venda.

7. Faça a divulgação do seu contato

As suas vendas pelo WhatsApp não podem ficar restritas apenas aos clientes que você já tem o contrato. Por isso, é de suma importância que você crie estratégias para atrair novos consumidores para a sua rede.

Lembrando que você não pode enviar mensagens para aquelas pessoas que não te concederam autorização para receber esse tipo de conteúdo.

Para conquistar a confiança desses clientes podemos oferecer recompensas digitais, por exemplo. Ofereça e-books, infográficos ou até mesmo cupons de desconto.

Se o conteúdo que está sendo divulgado for de interesse do seu público, ele aceitará na hora o brinde oferecido.

Além disso, não esqueça de criar uma landing page com um design bem bonito e intuitivo, afinal, é ali que o seu cliente deixará suas informações importantes para o seu negócio.

8. Não complique em suas técnicas de vendas pelo WhatsApp

Essa técnica de venda pelo WhatsApp é importante, pois o consumidor, de forma geral, gosta de mensagens rápidas e objetivas, se mandar áudio estiver entre as suas opções, seja direto! Evite ao máximo enviar conteúdos com mais de um minuto, senão seu cliente não terá paciência para ouvi-lo.

Durante situações mais críticas, ligue para o cliente e responda seus questionamentos, uma vez que a mensagem pode trazer diversas interpretações.

9. Conheça outras funcionalidades

O Instagram e o Facebook tem uma ferramenta que chama muita atenção dos seus usuários: o famoso stories.

Esse recurso faz com que a sua publicação fique disponível somente por 24 horas para os seus seguidores.

Essa ferramenta também faz parte do WhatsApp, ainda que não seja vastamente utilizada, há algumas pessoas que já publicam seus conteúdos com uma certa periodicidade.

No WhatsApp, chamamos de status e ele é uma excelente ferramenta para que você crie urgência com seu público, pois neste espaço podemos lançar campanhas relâmpagos com descontos ou anunciar um novo produto.

10. Seja organizado!

O segredo de toda venda é a organização, pois é através dela que você conseguirá saber qual cliente já recebeu sua mensagem, em qual etapa do funil de vendas um outro cliente está, quais foram os lucros naquele mês, quais estratégias deram certo, etc.

São muitos detalhes e todos eles são muito importantes, e é por isso que você precisará de um software de gestão, para que todos os seus dados fiquem concentrados e guardados em um só lugar.

Invista desde o primeiro dia em um CRM de Vendas, já que ele será o responsável por fazer a gestão das suas vendas, te ajudar a monitorar seus vendedores e ainda emitirá relatórios que apontam onde estão os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem.

A plataforma de CRM foi feita para facilitar sua vida com as vendas e ainda garantir resultados, ele com certeza é uma ótima opção para quem tem interesse em organizar as vendas.

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