O que são Aplicativos Móveis? Quais os Mais Utilizados pelo Vendedor?

O que são Aplicativos Móveis

Atualmente a tecnologia está por toda parte e os aplicativos móveis são bons exemplos disso, afinal, eles são excelentes aliados para aprimorar os seus negócios e ainda dão destaque para sua empresa.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela App Annie, uma empresa dos Estados Unidos de dados do mercado de aplicativos, o brasileiro tem em média 80 aplicativos instalados no celular e passa por volta de 200 minutos por dia conectado a eles.

Por isso, quem pretende vender mais e melhor não pode ficar de fora dessa oportunidade.

Veja a seguir os tópicos que separamos para te ajudar a inovar cada vez mais o seu negócio.

  • O que são aplicativos móveis?
  • 8 aplicativos móveis que não podem faltar para o vendedor.

O que são aplicativos móveis?

Para começo de conversa é importante saber que os aplicativos móveis nada mais são do que software desenvolvidos para dispositivos móveis, tais como celulares e tablets e podem ser gratuitos ou pagos.

São conhecidos também pela abreviação “App”, os aplicativos móveis são sistemas para funções específicas em dispositivos móveis.

Estão disponíveis para download nas plataformas de distribuição de aplicações como por exemplo a AppStore e PlayStore que são lojas para desenvolver app.

Não podemos deixar de mencionar que os aplicativos móveis possuem diversas finalidades, sendo elas: gerir o próprio negócio, para diversão, pedir um delivery, para deslocamento, e assim vai.

Independente do segmento do aplicativo, sua função principal é mantê-lo sempre ao alcance das mãos do usuário, para um acesso rápido e contínuo – enquanto o aplicativo estiver instalado no dispositivo móvel.

De forma resumida, para quem deseja ter sucesso criando um aplicativo, os apps vieram para facilitar a vida de seu usuário e entregar a melhor experiência para eles, servindo como um degrau para o crescimento dos negócios.

A quantidade de downloads de aplicativos móveis está em constante crescimento. E isso é por conta do grande volume de vendas de smartphones, as quais já totalizam mais de 1,8 milhão de unidades somente no começo de 2022.

Leia também: Google Keywords Planner – 5 Dicas para usar no seu negócio

8 aplicativos móveis que não podem faltar para o vendedor

Depois de descobrir os vários motivos para inserir os aplicativos móveis na sua rotina, está mais do que na hora de saber quais são esses aplicativos!

1. WhatsApp Business

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas muito conhecido pela maior parte das pessoas, recentemente ele ganhou uma versão perfeita para atender às necessidades dos empreendedores, afinal, ele permite separar os contatos de trabalho dos pessoais.

Além de dispor de todas as funcionalidades já conhecidas (encaminhamento de mensagens, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos e listas de transmissão), o WhatsApp Business também permite a criação de um perfil corporativo no app.

Dessa maneira é possível informar endereço, contatos e horários de trabalho para os seus clientes, facilitando ainda mais a vida do vendedor.

2. Slack

Você já pensou poder concentrar toda a sua comunicação corporativa em um só lugar, e esse lugar sendo o seu dispositivo móvel? Com o aplicativo Slack isso é possível.

A segunda indicação de aplicativos de vendas tem como objetivo ajudar o vendedor a organizar a comunicação corporativa e manter uma interface organizada e customizada para tal.

Caso você, vendedor autônomo, tenha uma equipe remota com a qual precisa se comunicar, o Slack pode ser uma ótima opção, pois permite a criação de fóruns, conversas privadas, envio de vídeos e áudios e a construção colaborativa de ideias e projetos.

3. Keynote

Sabe aquele momento em que você precisa ter em mãos uma apresentação do produto para encantar o seu cliente?

Caso você seja um vendedor autônomo e passe muito tempo em campo, pode não ter tanto tempo disponível para sentar-se em frente ao computador e desenvolver aquelas apresentações em PowerPoint cheias de efeitos especiais e com aqueles layouts de dar inveja em qualquer um, não é?

É por isso que a terceira sugestão da lista de aplicativos de vendas é o Keynote, o programa para criar apresentações de slides da Apple.

Com ele é possível desenvolver apresentações ricas e animadas diretamente do seu dispositivo móvel. Além disso, os arquivos prontos podem ser exportados em diversas extensões, de Powerpoint a vídeo.

4. Evernote

E se o caso for de anotar aquela informação chave que o cliente fornece em uma reunião? Para solucionar esse problema, o Evernote é uma excelente opção dentre os aplicativos para vendedores.

Multifuncional, o aplicativo serve para armazenar textos, imagens e links, e faz a integração entre desktop e o dispositivo móvel, caso o cliente deseje salvar algo no computador para acessar posteriormente via celular.

Com uma interface intuitiva e simples, o Evernote pode ser um excelente aliado em reuniões e apresentações de produtos.

5. Trello

Já falamos sobre aplicativos que vão te ajudar a fazer uma comunicação mais eficiente com o seu time, já falamos sobre aplicativos de apresentações, sobre apps de anotações e agora chegou a hora de apresentar a vocês um app que vai garantir que tudo estará organizado em um só painel.

O Trello é a solução que faltava para completar a tríade de aplicativos para vendedores focados em organização.

Trata-se de uma plataforma de organização baseada em “cards”. Cada card representa um projeto ou status, e pode ganhar atribuições, prazos e tarefas conforme for caminhando.

O melhor do Trello é a sua funcionalidade de ferramenta colaborativa: permite que diversos usuários contribuam com a gestão dos projetos e acrescente notas e recados.

6. The 30/30 Schedule

Sabemos bem o quão corrida pode ser a rotina de quem trabalha com vendas. Em meio a tantas demandas, horários, reuniões e tarefas, fica difícil controlar todo o tempo trabalhado, não é mesmo?

Por essa razão, o sexto item da lista de aplicativos para vendedores é o 30/30 Schedule, que cronometra o trabalho e ajuda a criar rotinas mais saudáveis e com mais qualidade de vida.

A proposta do app é criar ciclos de 30 minutos para realização de etapas das tarefas. A cada fim de ciclo, o app alerta a necessidade de uma pausa.

O 30/30 Schedule é um aplicativo gratuito para o sistema operacional Android.

7. FocusList

Uma outra alternativa para quem está em busca de aplicativos para vendedores que ajudem na gestão de tempo é o FocusList, um aplicativo baseado na Técnica Pomodoro de concentração.

Para isso, o FocusList gere suas tarefas do dia (que são imputadas em formato de lista, com uma estimativa do tempo de cumprimento), intercalando projetos mais complexos com outros mais simples.

Ademais, esse aplicativo segmenta cada tarefa conforme a técnica respeitando 5 minutos de pausa para cada 25 minutos produtivos.

8. Software CRM de Vendas

Agora que você já conhece aplicativos móveis voltados para comunicação, organização e produtividade, é hora de conhecer também um aplicativo voltado para gestão de vendas!

O software CRM é o seu principal aliado na hora de fazer a gestão completa dos dados da sua empresa, afinal de contas, o sistema CRM de Vendas é um programa acessado em nuvem para que você gerencie sua base de clientes e potenciais clientes.

Em outras palavras, com o  Customer Relationship Management, você é capaz de registrar as informações e o histórico de interação com cada pessoa (cliente ou potencial) – desde o momento da coleta de dados, passando pelos primeiros contatos até o momento da venda ou desistência.

E todo esse processo gera uma série de informações valiosas para você.

Além disso, a plataforma CRM ajuda no gerenciamento da sua equipe de vendas, já que com ele é possível acompanhar as metas, te auxilia na agenda de reuniões, avalia os resultados de cada interação com o cliente, entre outras funcionalidades.

Continue a leitura: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta.

E-books

Vídeo Bônus – Hábitos de Sucesso em Vendas

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn