Fluxo de Nutrição de Leads: como criar?

Fluxo de Nutrição de Leads

O fluxo de nutrição de leads, na área de marketing digital, é uma etapa importante do inbound marketing, o qual nutre os leads, tendo como objetivo impulsionar um cliente em potencial durante sua jornada de compra para os próximos passos do funil de vendas.

Ou seja, o fluxo de nutrição de leads é levar um lead do ponto A para o ponto B!

Atualmente, há diversas maneiras de oferecer conteúdo para aqueles que visitam e para os leads. E essa diversidade permite um fácil acesso às informações, fazendo com que empresas e gestores de marketing acreditem erroneamente que tal volume signifique acesso. 

Às vezes, a grande quantidade de conteúdos produzidos não contribuem para a geração de negócios de forma eficiente. Ou seja, não são capazes de gerar vendas ao fim do ciclo de vendas. 

É nesse momento, sem dúvidas, que o fluxo de automação resolverá seus problemas. Quando temos um bem estruturado, envolvemos leads com mais facilidade e ainda conseguimos gerar um fluxo de nutrição de leads bem maior.

Confira os tópicos que separamos para te ajudar a entender mais sobre esse processo:

  • Fluxo de nutrição de leads: o que é?
  • Quais as vantagens do fluxo de nutrição?
  • Itens necessários para criar um fluxo de nutrição
  • Faça você mesmo um fluxo de nutrição perfeito
  • Software de CRM na organização dos leads

Fluxo de nutrição de leads: o que é?

O fluxo de nutrição tem como foco principal fazer com que o lead aprenda ao longo de sua jornada de compras sobre as soluções que a sua empresa tem disponível, fazendo com que ele perceba que o produto que você oferece é fundamental para o negócio dele.

Podemos definir também o fluxo de nutrição como uma série de e-mails enviados para um determinado segmento com o propósito de fazê-lo atingir algum objetivo em específico.

Neste caso, o objetivo que temos é construir ou aprimorar o relacionamento com o seu lead.

Ademais, os fluxos devem ser enviados para os leads corretos, já que a personalização é uma das bases do Inbound Marketing. Não seria eficiente enviar diversos e-mails para um público se eles não entregassem um tipo de conteúdo de interesse deles.

É preciso ser cauteloso nessa hora para não ir parar na blacklist de e-mails de um cliente!

Leia mais: O que é blacklist de emails?

Quais as vantagens do fluxo de nutrição?

Empresas que conseguem utilizar bem o fluxo de nutrição tem em suas mão uma estratégia bastante poderosa, Veja a seguir suas vantagens:

1. Melhorias na entrega de conteúdo

No momento em que você entende e aprende a utilizar de forma adequada o fluxo de nutrição, é possível entregar a mensagem desejada na hora certa e para o público certo.

Tal fenômeno acontece, pois com a ajuda do sistema de automação, você pode identificar em qual etapa do pipeline estão seus leads e qual o tipo de mensagem que podemos levar até eles para seguirmos para as próximas etapas da venda.

2. Economia de tempo

Verificar todos os dias, de forma manual, as páginas e materiais que seus leads acessaram naquele dia e ainda enviar conteúdos relacionados para cada um pode ser um trabalho e tanto.

Para que isso não aconteça, basta usar uma boa estratégia de nutrição de leads, afinal, com ela será possível realizar várias tarefas automaticamente e ainda economizar um bom tempo.

Adotando essa estratégia, seu time de marketing terá muito mais tempo disponível para focar em outras iniciativas e também poderá oferecer um maior suporte aos prospects.

3. Busque constantemente aprimorar sua conversão

Será através de uma comunicação frequente e relevante que você poderá manter seus clientes em potencial próximos.

E ainda terá a possibilidade de que suas mensagens eduquem os leads de forma bem natural, auxiliando os representantes comerciais no momento da negociação final. 

Dica de leitura: O que faz um representante comercial?

Itens necessários para criar um fluxo de nutrição

Lembre-se que para ter um fluxo de nutrição é imprescindível que você tenha um sistema de automação.

Partindo deste princípio, acompanhe a lista de itens necessários:

· Descubra sua persona

Antes mesmo de pensar em mandar mensagens aos clientes, é preciso descobrir qual é o tipo de linguagem que você deseja utilizar com o seu público, afinal, ela diz muito sobre você e sua marca.

Para isso, identifique exatamente quem é a persona que receberá os seus fluxos de nutrição.

· Crie conteúdos de qualidade

É preciso lembrar que se você não produz um conteúdo de qualidade para as suas redes, dificilmente será possível montar uma lista eficiente de e-mails.

Assim, nunca se esqueça que as pessoas ou empresas não têm interesse em temas banais ou temas que só discorrem sobre si mesmo. Um bom conteúdo é a chave para manter uma comunicação de sucesso com seus clientes.

· Faça boas ofertas

Oferecer boas propostas é a melhor maneira de atrair a atenção do seu leitor e implantar em sua mente o interesse de ler mais sobre o que se está oferecendo.

Dessa forma, antes de dar início ao fluxo, é preciso pensar naquilo que sua empresa tem a oferecer para os leads, pode ser um ebook ou até mesmo um guia completo sobre alguma temática de interesse comum, uma avaliação ou consultoria totalmente grátis com os seus especialistas, um cupom de desconto…

As pessoas de modo geral gostam de ter a impressão de estar ganhando alguma coisa das marcas, essa atitude é capaz de cativar vários públicos e chamar a atenção daqueles que nunca ouviram falar sobre você.

Leitura complementar: 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado

Faça você mesmo um fluxo de nutrição perfeito

Após descobrir tudo o que é preciso ter previamente antes de começar a elaborar um fluxo de nutrição, chegou a hora de pôr a mão na massa!

Observe a seguir o checklist que criamos para te ajudar na hora de fazer o seu fluxo de nutrição perfeito!

  1. Defina de forma clara e coesa todos os objetivos que você deseja obter com o seu fluxo de nutrição;
  2. Segmente seus contatos, afinal, grupos diferentes possuem interesses diferentes, e por isso, é mais do que necessário agrupar os semelhantes;
  3. Selecione a ação que será responsável pelo desencadeamento do envio de mensagens para seus clientes. Não esqueça de definir o critério de entrada no seu fluxo;
  4. Implemente um calendário editorial, leve a sério a periodicidade que os e-mails serão enviados. Não mande muitos para não lotar a caixa de entrada do seu cliente e nem poucos dando margem para o esquecimento da marca;
  5. Por fim, analise os resultados obtidos e faça melhorias naquelas partes que deram margem para erros.

Pronto! Aí está a receita para criar um fluxo de nutrição de leads perfeito!

Observe que para melhorar seu fluxo de nutrição é preciso estar acompanhando de perto os resultados. Sabemos que é complicado ter o domínio de todas as ações em um só lugar, mas há uma solução para isso!

Conheça o sistema de CRM, a ferramenta de gestão capaz de juntar todos os dados dos seus clientes e vendedores em um único lugar!

CRM software – o sistema que organizará suas vendas

O Customer Relationship Management, é um software de gestão comercial que armazena todo seu histórico de vendas, monitora suas vendas atuais, auxilia seus vendedores a terem noção sobre os passos a serem seguidos para concluir suas vendas e ainda emite relatórios.

O software CRM é a ferramenta de gestão favorita entre os empresários, já que com ela torna-se possível o rastreio dos gargalos, os quais impedem que suas vendas alavanquem e uma perfeita gestão da carteira de clientes.

Dica de leitura: O que é o CRM?

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