Como definir estratégias de CRM para aumentar as suas vendas

estratégias de CRM

Você já implantou o CRM em sua empresa e agora quer definir estratégias de CRM para aumentar as vendas, mas não sabe por onde começar? Ou ainda nem deu o primeiro passo, mas está em busca de fazer essa implantação? Neste artigo iremos te guiar de forma simples e de fácil entendimento.

Você vai aprender:

  • O que é CRM e quais seus benefícios
  • Quais estratégias de CRM aplicar em sua empresa?
  • CRM: 3 letras que trazem inúmeros resultados

O sistema CRM, seus benefícios e vantagens

Para iniciarmos, vamos fazer um breve resumo sobre o que é CRM e seus benefícios em uma empresa. O sistema de CRM é uma ferramenta que permite gerenciar todas as interações com um potencial cliente ou um atual cliente da empresa.

Com ela, é possível ter acesso a todo histórico de cada consumidor para estudar suas preferências, hábitos e possíveis interesses em produtos e serviços.

Leitura complementar: Sistema CRM: O que é e para que serve?

Entre os benefícios e vantagens do sistema CRM está o registro de todas as informações possíveis do cliente ou futuro cliente para que o vendedor consiga rastrear todos os passos dos consumidores e agir no momento certo, colocando as estratégias de CRM em ação.

Quais estratégias de CRM aplicar em sua empresa?

Agora você já sabe que o Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o cliente, mais conhecido como CRM, é imprescindível para as empresas que desejam crescer ainda mais no mercado.

Esse sistema é uma ótima solução para organizar processos de vendas, além de elevar o nível dos negócios nos mais diversos setores e integrar as áreas da empresa, fazendo com que haja mais assertividade e melhores resultados finais.

Portanto, vamos aprender a utilizar as melhores estratégias de CRM em sua empresa e comprovar todo o poder desta plataforma.

  1. Faça um planejamento de CRM

Uma prática que não é levada tão a sério e muitas vezes até vista como desnecessária, mas é uma das mais importantes para se dar início e fazer a diferença no restante do processo.

Faça um mapeamento da empresa para identificar o contexto da implementação das estratégias de CRM em seu negócio.

Identifique os principais objetivos que se deseja alcançar com as estratégias de CRM e transforme-os em metas práticas com prazos a serem cumpridos pela equipe.

  1. Entenda as necessidades dos seus clientes

O CRM proporciona para as empresas o conhecimento a fundo dos seus clientes. É necessário entender seu público-alvo para tornar as vendas mais efetivas e conhecer suas reais necessidades para assim os fidelizar de forma correta e assertiva.

Dica de leitura – Como descobrir as necessidades dos clientes

  1. Converter leads

As estratégias de CRM podem ser uma arma poderosa nos processos de atração e conquista de novos clientes, aumentando a taxa de conversão em vendas por meio da captação de informações.

As aplicações das estratégias de CRM podem ser cruciais para que seu produto esteja no lugar certo e na hora certa para garantir muitas oportunidades de vendas.

  1. Fortaleça a relação com os seus clientes

É errado uma empresa focar todas as suas energias em vender, é claro que vender é necessário, mas antes disso é preciso algo ainda mais poderoso e que garantirá que as vendas aconteçam: o relacionamento com os clientes.

As vendas são uma consequência da relação do seu negócio com a sua carteira de clientes. O relacionamento é a base de tudo.

Por meio da ferramenta de CRM é possível criar um relacionamento ainda mais genuíno sabendo maneiras de deixar o cliente satisfeito e evitando insatisfações.

  1. Acompanhe KPIs junto a estratégias de CRM

Que tal calcular o ticket médio de um possível cliente, mostrar as melhores épocas de venda para ele, os itens que procura mais e o meio de pagamento que prefere utilizar? Com o software de CRM você tem acesso a essas e outras informações por meio de relatórios que facilitam o seu dia a dia.

Dica de leitura – Indicadores de Vendas

  1. Utilize dados confiáveis

Não adianta coletar vários dados por meio de relatórios se eles não forem corretos, e ao invés de ajudar, atrapalharem o seu trabalho. O software de CRM fornece dados sobre seus clientes coletados corretamente, com menores chances de erros.

  1. Invista na equipe

É importante tirar um tempo para treinar sua equipe para que todos entendam o funcionamento do sistema de CRM após a decisão de implantá-lo em sua empresa. Aprender a utilizar com facilidade todos os recursos tornará a rotina mais fácil.

Na hora de escolher um fornecedor, fique atento às questões relativas a suporte e treinamento, pois é um fator muito importante já que treinamento e cursos devem ser constantes para manter toda a equipe atualizada.

Quanto mais você e sua equipe estiverem sintonizados com as funcionalidades, melhores resultados serão alcançados por meio das estratégias de CRM.

  1. Tenha um atendimento ao cliente excelente

Você sabe como oferecer o que seu cliente precisa e na hora que ele precisa, já conseguiu fazer a venda, mas e depois? O pós-venda é tão importante quanto todo o processo de venda. Um suporte de qualidade fará com que sua empresa tenha ainda mais credibilidade com o consumidor.

  1. Simplifique relatórios

Com o CRM de Vendas fica muito mais fácil e rápido acessar e monitorar dados importantes, basta escolher as métricas que deseja analisar, com isso toda a equipe ainda ganha mais tempo para realizar outras atividades.

  1. Alertas para suas tarefas

O software CRM também funciona como lembrete, com este sistema é possível ver notificações sobre os próximos passos e oportunidades de vendas que podem passar batido.

CRM: 3 letras que trazem inúmeros resultados

Agora que você já sabe o que é uma ferramenta de CRM, quais as principais estratégias de CRM para colocar em prática e como funciona essa ferramenta no dia a dia, aqui vão algumas dicas bônus de perguntas que você pode fazer em relação a sua empresa e seus clientes:

  • Quais produtos ou serviços são mais procurados?
  • Por quais perfis de clientes esses produtos e serviços são mais procurados?
  • Qual a época do ano em que os clientes mais compram?
  • Quais clientes compram mais?
  • Que tipos de vantagens agradam mais aos clientes? (descontos, bonificações em produtos, prazo?)

As respostas você encontrará por meio dos relatórios completos que foram mencionados mais acima, neste artigo.

De nada vale contar com um excelente sistema de CRM se não se souber usá-lo adequadamente. As estratégias de CRM são tão importantes que até contribuem para gerar mais negócios, reter mais clientes e aumentar o ticket médio.

Com uma ferramenta de CRM, todos esses dados serão compilados e se tornarão muito mais fáceis de acessar e analisar. Com isso, o planejamento de vendas será mais eficiente.

Dica de leitura: Software CRM – Controle total das suas vendas

Para finalizar pode ser muito útil e interessante se aprofundar mais sobre as perguntas certas e efetivas para se fazer na hora de colocar as vendas em prática. Assista ao vídeo abaixo e faça bons negócios.

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Vídeo Bônus – Vendas na Prática – Perguntas Certas e Efetivas

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