O que é Blacklist de Emails?

Blacklist de Emails

Blacklist pode ser lista de e-mails, domínios ou endereços IP reconhecidos como fontes de spam. Esse recursos bloqueia a chegada de e-mails suspeitos.

Não é novidade para ninguém que os sites de compras assim que recebem nosso acesso pedem logo de cara nosso email para mandarem notícias, promoções e avisos sobre suas marcas.

Entretanto, algumas empresas mandam tantos emails que chegam a saturar a caixa de entrada de seus consumidores, e como resultado o remetente acaba se irritando e como resultado logo põe sua empresa na blacklist!

Campanhas que visam os emails como forma de divulgação são importantes para as marcas, mas é preciso ter muita cautela para não acabar indo parar em uma blacklist de spam, pois essa ação acaba tendo um impacto muito negativo para a marca.

Confira os tópicos que separamos para te ajudar a não ser um remetente da blacklist!

  • O que é blacklist de email
  • Quais motivos que tornam a blacklist prejudicial para o meu negócio
  • Como saber se está ou não em uma blacklist
  • 5 dicas para não cair em uma blacklist
  • Ferramenta CRM: o software de gestão capaz de ajudar o seu negócio

O que é blacklist de emails? 

Uma blacklist de email nada mais é do que uma ferramenta que os servidores usam para decidir quais emails podem ser considerados spam e quais não.

Há também pontos positivos nas blacklist, por exemplo, elas filtram constantemente promoções falsas e “oportunidades” financeiras de reis ou príncipes estrangeiros que chegam até você.

Entretanto, elas podem também ser o principal motivo por você passar dificuldades no que diz respeito a alcançar seu público-alvo.

Em resumo, cada blacklist serve como um filtro capaz de ajudar o servidor a captar o que é spam e deixá-los em pastas separadas, de lixo eletrônico, com diversas formas de dividir o spam dos outros emails enviados.

Esse é o motivo pelo qual você deve conhecer a blacklist por outro nome, que aparece com certa frequência: Armadilha de Spam.

Leia também: Marketing de conteúdo: o que é

Quais motivos tornam a blacklist prejudicial para o meu negócio

Grande parte das vezes, as blacklists fazem um excelente trabalho de acordo com o que se propõe.

Todavia, a maneira como se é decidido o que é spam e o que não é significa que, às vezes, profissionais de marketing com boas intenções também podem ter suas campanhas de e-mails jogadas para longe da caixa de entrada.

Quando isso acontece, normalmente é por conta de uma das quatro diferentes armadilhas específicas, veja só:

  1. Typo traps: se os endereços de emails de sua lista de contatos tiverem cheios de erros de digitação, por exemplo: nome@outloko.com ao invés de nome@outlook.com, as armadilhas de spam já vão supor que sua lista e suas intenções não são tão boas assim.

Nem todo erro de digitação pode te prejudicar, mas procure ficar atento se isso ocorrer com muita frequência.

  1. Pristine Traps (ou Honeypot ou mesmo Armadilhas Originais): uma outra forma que as blacklists possuem de capturar spammers desavisados, é espalhando endereços de emails e domínios que não existem.

Dessa forma, quando ou se alguém começar a enviar campanhas de email para esses endereços, é porque foram comprados ou adquiridos de outra maneira ilícita.

  1. Recycled Spam Traps (ou Armadilhas Recicladas): tenha muito cuidado ao mandar emails para contatos que possivelmente possam estar inativos. Endereços de email que constantemente são rejeitados (bounces) são sinalizados como endereços que já alcançaram uma armadilha de spam.

Isso vai acabar prejudicando a sua reputação, se você não se atentar a isso.

  1. Utilizar palavras que ativam filtros de spam: em email marketing existem algumas palavras que quando são usadas são capazes de ativar o filtro de spam.

Geralmente,elas são palavras utilizadas em envios promocionais ou associados a solicitações e/ou promessas muito duvidosas. Por isso, atenção ao copy que se utiliza no conteúdo do seu email.  

Ler mais:  5 melhores ferramentas de email marketing do mercado

Como saber se está ou não em uma blacklist

Se você está em dúvida com a possibilidade de estar ou não em uma blacklist de forma acidental, fique sabendo que existem várias blacklists de email por aí.

Dessa forma, o melhor a se fazer é utilizar um serviço que agrupa todas as opções possíveis para descobrir se o seu endereço de email realmente foi listado.

Caso você esteja em alguma blacklist, saiba que você não está totalmente perdido! É possível enviar uma solicitação ao operador da Blacklist em questão para ter seu endereço IP removido. Tente não parecer muito na defensiva, mesmo que você não tenha ideia de como foi parar lá.

Alguns operadores podem removê-lo de forma imediata, por outro lado, alguns podem primeiro solicitar que você tome novas providências, por exemplo, enviar para toda a sua base de contatos uma solicitação de nova permissão.

Na hipótese do seu domínio ou endereço de IP estarem na blacklist de qualquer ISP (provedor de email), você precisará enviar uma solicitação a eles para que seja retirado da lista.

5 dicas para não cair em uma blacklist

Prevenir-se contra uma blacklist é bem mais fácil do que fazer com que seu endereço de email seja removido depois de já sinalizado.

Assim, selecionamos 6 dicas para garantir que você não caia em armadilhas de spam, além de evitar que seu IP seja colocado em uma blacklist de email:

  1. Mantenha uma lista opt-in

Evite ao extremo enviar emails para pessoas sem antes obter uma permissão. Uma lista opt-in levará mais tempo para ser feita, mas ela possui uma qualidade muito superior e também reduzirá ao máximo sua probabilidade de se deparar com problemas de spam.

  1. Remova endereços rejeitados (bounces)

Caso você tenha recebido um aviso de que um email foi rejeitado ou de outra maneira considerado como não entregável, o melhor a se fazer é remover ele de sua lista. Quanto mais você enviar comunicação por email para esse tipo de endereço, maiores são as chances de ser colocado em uma blacklist.

  1. Confira os seus endereços de email

É mais do que necessário conferir quantas vezes forem necessárias às suas listas de contatos, certificando-se de que todos os emails que estão ali listados estão escritos de forma correta.

  1. Faça a manutenção dos emails periodicamente

Organize suas listas de contatos periodicamente, para ter certeza de que não cairá em armadilhas de spam, emails rejeitados ou emails inválidos.

Recomendamos também que no mínimo de 6 em 6 meses você separe seus contatos inativos e envie com menor frequência, de preferência com o intuito de fazer com que eles engajem novamente seus conteúdos.

  1. Em hipótese alguma compre listas de emails

É muito importante que você mesmo construa sua lista de emails e não as compre.

No momento em que você tem como foco construir uma lista, você se torna capaz de utilizar as estratégias que mais te trazem segurança e qualidade.

Já quando compramos uma lista, não sabemos o que tem dentro dela, pondo suas estratégias em risco.

Lembrando que a compra de emails é uma grave violação das diretrizes GENERAL DATA PROTECTION REGULATION (GDPR) e também da LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD).

E aí, gostou de saber mais sobre a tão temida blacklist?

Percebeu que uma boa organização de seus contatos e de seus dados podem garantir que você fique bem longe da blacklist?

Existe um sistema de software capaz de te ajudar a organizar sua lista de emails e todos os seus dados, vem ver!

Ferramenta CRM: O software de gestão capaz de ajudar o seu negócio

O software CRM, ou seja, Customer Relationship Management, ou simplesmente, gestão de relacionamento com a carteira de clientes é capaz de te ajudar na gestão de clientes da sua empresa.

Além disso, esse sistema registra TODAS as informações relacionadas aos seus clientes e ainda organiza todos os seus dados, incluindo as listas de emails!

Não deixe de conferir tudo sobre o sistema que tem mudado a perspectiva de muitos empreendedores, saiba mais sobre o software crm e seus benefícios.

Dica de leitura – O que é a ferramenta de CRM?

E-books

Vídeo Bônus – Como retirar meu email da blacklist

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn