15 Dicas para Aumentar a Autoestima da Equipe de Vendas

15 Dicas para Aumentar a Autoestima da Equipe de Vendas

Você sabe como aumentar a autoestima da equipe de vendas?

Entenda que para uma equipe ser realmente produtiva, ela precisa manter a saúde emocional em dia. No entanto, o que fazer para melhorar a autoestima dos colaboradores?

Neste conteúdo, você vai conferir as seguintes dicas para aumentar a autoestima da equipe de vendas:

  1. Trabalhe a autoestima dos colaboradores
  2. Delegue mais
  3. Promova um ambiente de trabalho saudável
  4. Aproxime os profissionais de vendas
  5. Reconheça o esforço da sua equipe
  6. Invista em conhecimento
  7. Evite comparações
  8. Seja respeitoso com todos
  9. Ofereça benefícios para aumentar a autoestima da equipe de vendas
  10. Recompense a sua equipe
  11. Incentive o crescimento dos colaboradores
  12. Dê feedback
  13. Seja sincero com a sua equipe de vendas
  14. Tenha um software para a gestão de clientes
  15. Incentive as vendas consultivas

E então, ficou interessado em conferir tudo isso e muito mais? Siga com a leitura do conteúdo:

1. Trabalhe a autoestima dos colaboradores

A autoestima é a capacidade que você tem de amar a si mesmo. Por isso, o colaborador deve reconhecer as suas limitações, mas saber que muitas vezes é possível mudar a sua realidade. Afinal, cada pessoa é capaz de transformar a sua própria vida.

Portanto, contar com uma organização que mostra o quanto o profissional é importante para a empresa ajuda a aumentar a autoestima dos profissionais de vendas.

2. Delegue mais

Não tenha medo de delegar mais responsabilidades para os colaboradores que têm a capacidade de assumir tarefas. Incentive que eles se arrisquem. E caso falhem em alguma coisa, faça com que entendam que errar é humano e que isso pode servir de aprendizado.

3. Promova um ambiente de trabalho saudável

Outra dica para melhorar a autoestima da equipe de vendas é promover um ambiente de trabalho saudável. Para isso, invista em um espaço de trabalho adequado.

Inclusive, as empresas atuais investem em salas de descanso para os funcionários. A ideia é diminuir o estresse e aumentar o bem-estar da equipe.

4. Aproxime os colaboradores 

Você deve incentivar a rede de relacionamentos, pois uma equipe quando se relaciona bem, produz mais. Ela também apresenta menos casos de estresse e baixa autoestima. Portanto, reúna sempre seus colaboradores, troque informações e peça opiniões sobre a empresa.

5. Reconheça o esforço da sua equipe

Quando a gente reconhece o empenho do grupo de vendas, os colaboradores se sentem mais motivados. Portanto, celebre as metas com ações que ajudam a melhorar o relacionamento dentro da empresa.

Mesmo que isso seja simples, o importante é reconhecer o trabalho de todos. Desta forma, os colaboradores terão uma competitividade mais saudável, pois todos vão comemorar as conquistas.

Dica de leitura – Como manter o vendedor focado no resultado

6. Invista em conhecimento 

Promova palestras, seminários e cursos para os colaboradores. Invista em conhecimento, pois é ele que tornará a sua equipe mais segura e confiante.

Além disso, oferecer um aprendizado, com a ajuda de um palestrante de motivação, é uma das maneiras da empresa demonstrar o quanto valoriza sua equipe de vendas.

7. Evite comparações 

Entenda que as pessoas são diferentes. Há sempre um colaborador que vai se destacar em relação às vendas do mês. Portanto, ao invés de fazer comparações, diga ao funcionário que não se saiu bem que no próximo mês será diferente.

Pois, todos terão novas oportunidades para baterem as suas metas. Entenda também que a comparação não é uma boa escolha para aumentar a autoestima da equipe de vendas. Pois, o funcionário que é comparado com outro, pode entender que não tem valor para a empresa.

8. Seja respeitoso

Uma má gestão desmotiva os colaboradores e faz com que a equipe peça demissão. Portanto, um líder respeitoso e honesto ajuda a manter a autoestima da equipe de vendas.

Por isso, sempre que possível, mostre para a sua equipe o quanto ela é importante para a organização e seja um motivo de inspiração para os funcionários. Quando um líder inspira, ele torna os colaboradores mais felizes e produtivos.

9. Ofereça benefícios para aumentar a autoestima da equipe de vendas 

A sua equipe de vendas faz atendimento interno ou externo? Se for interno, ofereça benefícios como vale alimentação ou refeição, boas comissões pela venda dos produtos e um excelente ambiente de trabalho.

No caso da equipe externa, você pode pensar nos vales refeição e alimentação, uma ajuda de custo para manter o automóvel do colaborador (se a empresa não oferecer um veículo) e, claro, boas comissões.

Não se esqueça que se a sua empresa oferece uma boa estrutura de trabalho, o colaborador se sentirá feliz e terá bons motivos para continuar em seu time de vendas.

10. Recompense a sua equipe 

Trabalhe com metas alcançáveis e recompense os colaboradores que alcançá-las. Essa recompensa pode ser um ingresso para um show ou cinema, folga no trabalho ou até mesmo um incentivo a mais no salário.

Outras dicas são descontos em restaurantes, ajuda com o home office, no caso de quem trabalha em casa. Pense que tudo isso aumenta a autoestima da equipe de vendas e também retém talentos.

11.Incentive o crescimento dos colaboradores 

A sua empresa tem um departamento de vendas? Que tal promover o colaborador que bateu todas as metas nos últimos meses? Pense nessa possibilidade e incentive o crescimento dos colaboradores.

Com certeza, essa será uma boa maneira de aumentar a autoestima dos seus funcionários e mantê-los cada vez mais focados nos objetivos.

Leitura complementar – 7 dicas para aumentar a produtividade em vendas

12. Dê feedback

Um vendedor se sente mais motivado quando recebe um feedback. No entanto, tome cuidado com a maneira que você fala. Caso o colaborador não tenha se saído bem durante o mês, não o repreenda.

Diga que com o esforço e a dedicação do profissional, o mês seguinte será positivo. Vale também a pena você indicar leituras ou dar dicas sobre vendas, como por exemplo, como esse colaborador pode convencer as pessoas com o poder da persuasão.

Uma boa dica é o livro “As armas da Persuasão”, de Robert Cialdini. Essa obra, com certeza, vai ajudar o colaborador a vender.

Veja que legal esse video sobre Feedback com Paulo Araújo – palestrante motivacional.

13. Seja sincero com a sua equipe de vendas

A sua equipe de vendas precisa sentir que também faz parte do negócio. Ela não é apenas responsável pelos números da empresa. Por isso, seja sincero ao apresentar qualquer projeto ou reestruturação.

Caso a empresa precise melhorar as vendas, apresente os dados reais e diga o quanto é importante contar com o trabalho de todos. No caso dos vendedores, compartilhe relatórios de vendas diários, semanais ou mensais.

Também vale a pena mostrar aos colaboradores o que os clientes falam sobre os produtos, serviços e o atendimento prestado pela equipe de vendas.

14.Tenha um software para a gestão de clientes

A empresa pode contar com um software CRM para ajudar na gestão comercial. Além disso, o sistema de CRM de vendas avalia o desempenho do vendedor com dados e fatos. Ele também registra todas as informações relacionadas aos clientes.

15. Incentive as vendas consultivas 

Você também deve incentivar as vendas consultivas. Afinal, é melhor ter um vendedor que compreende a realidade do cliente, do que um profissional que empurra o produto de qualquer maneira.

Além disso, um vendedor que entende do produto sabe que pode transformar a vida de uma pessoa. Por isso, ele se sente motivado. Afinal de contas, quem não gosta de colaborar para o bem-estar do outro?

Como você viu neste artigo, há várias dicas de como aumentar a autoestima da equipe de vendas. Portanto, coloque algumas em prática e tenha sempre um time feliz em sua empresa.

Gostou do conteúdo?

Leia o nosso próximo post e veja se realmente vale a pena contratar um palestrante motivacional! 

Não deixe de ler – Guia Prático de Gestão da Equipe de Vendas

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