O que é Customer Relationship Management

o que é Customer Relationship Management

Se você encontrou este nosso conteúdo, acredito que está buscando maiores informações sobre customer relationship management. Adivinhei?!

Bem, se você está se perguntando se vale a pena implementar um software de CRM  (customer relationship management) em sua empresa, vou começar logo dando a dica mais importante: não é um custo, é um investimento.

É por isso que estamos aqui hoje: para contar tudo o que você precisa saber antes de investir em CRM .

Como qualquer outro investimento, o dinheiro que você gasta adotando e implementando um sistema de CRM precisa oferecer um retorno proporcional para realmente ser classificado como um investimento em vez de apenas outro custo, ou até mesmo um gasto.

Por isso, neste texto você vai saber tudo o que precisa para contratar um sistema CRM e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.

Por que você a sua empresa deve considerar investir em um Customer Relationship Management?

O mercado está cada dia mais competitivo, com novas possibilidades e alternativas surgindo a cada minuto. É por isso que as ferramentas que ajudam você a entender sua persona, identificar clientes em potencial (os famosos prospects) e transformá-los em leads são tão populares no momento.

Mas cá entre nós, em um mercado tão competitivo, todas as ferramentas que podem ajudar a melhorar sua produtividade de vendas são essenciais.

No entanto, esses motivos são suficientes para convencê-lo a investir em um sistema CRM?

Mesmo que pareça óbvio essa necessidade, muitas pessoas ainda não se convencem disso e é por isso que você demora para se inscrever instantaneamente no primeiro resultado da sua pesquisa no Google “ferramenta de CRM”.

Afinal, existem inúmeras alternativas de plataforma de CRM disponíveis e você deve escolher a melhor delas.

Leia também: Principais dúvidas sobre software CRM.

O que procurar em uma plataforma de customer relationship management?

O que a sua equipe de vendas faz antes de ligar para um cliente em potencial? Pesquisas, correto?

Bem, para escolher um sistema CRM, você precisa fazer o mesmo. Afinal, é necessário avaliar todas as opções disponíveis (e existem muitas, conforme falamos acima!).

Saiba mais: Os 5  benefícios do CRM.

Somente depois de entender que você realmente precisa de uma plataforma de CRM, verifique qual das alternativas oferece solução às necessidades da sua empresa e se encaixa no orçamento previsto.

O sistema CRM que você escolher deve ser prático e econômica.

Sua principal função é ajudar os seus vendedores a economizar tempo e a serem mais produtivos, coletando dados importantes e facilitando a gestão da carteira de clientes.

O que estou procurando para investir em um software CRM?

Antes de investir em uma plataforma CRM (customer relationship management), você precisa determinar seus objetivos e entender as metas que deseja alcançar. Lembre-se: o software o ajuda a responder as suas principais perguntas, mas você deve (antes de mais nada) entender o que precisa de respostas.

Tudo isso é importante para que utilize o sistema CRM em todo o seu potencial e não apenas para armazenar os dados de clientes e não utilizar as informações para otimizar ainda mais suas vendas.

Aqui estão dois exemplos de como utilizar uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com cliente:

  • Criar campanhas de marketing direcionadas usando as informações de perfil do seu cliente;
  • Segmentar contas mais lucrativas após analisar e entender o funil de vendas, a geração de leads, as taxas de conversão, entre outras informações importantes.

Após definir suas metas de curto e longo prazo, você estará pronto para analisar as opções de software CRM disponíveis e escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.

Quais informações meu sistema CRM deve coletar? Como devo usá-lo?

Com base em suas metas, você poderá determinar os dados e, portanto, estabelecer os relatórios mais relevantes para sua empresa e seu time de vendas.

Ao descrever os objetivos e os relatórios que sente necessidade, você pode determinar se a plataforma que você está considerando fornece personalização suficiente para o que precisa. Aqui estão algumas coisas que você deve considerar:

  • Você precisa de visões diferentes para pessoas diferentes da empresa?

Cada representante de vendas vê seus resultados como um indivíduo, mas você vê os resultados como um todo.

  • O seu ciclo de vendas é único? Você precisa personalizar os estágios da transação?

Nem toda empresa trabalha da mesma maneira; considere a possibilidade de você precisar personalizar seu ciclo.

  • Você precisa de relatórios no seu funil de vendas atual ? Quais informações você precisa extrair?

Ao definir todas essas informações antecipadamente, será muito mais fácil avaliar plataformas semelhantes e decidir qual é a mais adequada às suas necessidades.

Quão complexa é a implementação do Customer Relationship Management: ? Quanto tempo vai demorar?

A resposta a esta pergunta é, obviamente, diferente para cada plataforma de customer relationship management e toda empresa. Cada um tem seus próprios cenários e níveis de complexidade.

O cronograma de implementação normalmente depende do tamanho da empresa, número de usuários, integrações personalizadas com outros sistemas, os locais onde os dados existentes estão localizados e a complexidade de importar tudo.

Se seus processos de vendas e atendimento ao cliente são relativamente simples e interagem facilmente com a plataforma de sua escolha, você provavelmente está procurando uma implementação fácil e rápida.

Sua principal prioridade, no entanto, deve ser a implementação de um sistema que atenda às suas metas, mesmo que isso signifique esperar mais alguns dias por uma implementação mais complexa.

Leia também: Resistência à mudança na implementação do sistema de CRM.

A plataforma CRM é amigável? Como posso motivar minha equipe a usá-lo?

Como todos os outros softwares disponíveis, as plataformas de CRM são de todos os tamanhos e formas. Depois de avaliar as necessidades da sua empresa, você escolherá a que melhor se adequa às suas necessidades.

Existem plataformas muito complexas , cheias de recursos opcionais e aplicativos avançados. No entanto, a maioria das empresas não precisam de tudo o que essas plataformas oferecem.

Lembre-se: a simplicidade e a facilidade de uso provavelmente serão pontos fortes a seu favor.

Você deve sempre ter em mente que não importa se você gasta milhões investindo em uma plataforma de CRM de alta tecnologia, só funcionará se as pessoas o usarem.  São as pessoas que inserem dados e usam as informações que produz para melhorar os resultados de vendas. Por isso, a experiência do usuário é muito importante e você deve procurar softwares amigáveis ​​e intuitivos.

Outro fator muito importante é a inserção de dados. Se sua equipe gasta mais tempo do que deveria inserir informações no sistema, algo não está certo. Seu sistema CRM deve se conectar ao seu e-mail, armazenar ligações telefônicas e extrair dados de redes sociais.

Se você decidir integrar seu CRM a uma plataforma de automação de marketing, por exemplo, ele também poderá obter informações de como um cliente em potencial se move pelo seu site (quais páginas ele visita, quanto tempo gasta e onde clica) ou interage com o seu conteúdo.

Essas informações são ótimas para ajudar os novos vendedores a entender em que seus clientes em potencial estão interessados.

A plataforma CRM se integra às ferramentas que eu já uso?

Se você decidir investir em um CRM, isso deve tornar a sua vida mais fácil, não mais difícil. Para isso, é necessário considerar todas as ferramentas de vendas e marketing que você já usa e se e como elas podem se comunicar com a plataforma de CRM pretendida.

Por exemplo, se você atualmente usa uma plataforma de automação de marketing, verifique se ela se integra ao sistema CRM escolhido para ajudar a melhorar a comunicação entre marketing e vendas .

Se você prospectar clientes usando o LinkedIn ou outras redes sociais, você pode provavelmente deverá procurar uma ferramenta que possa inserir esses dados automaticamente no CRM.

No final, um software CRM é apenas outra ferramenta que, quando usada corretamente pelas pessoas certas, pode fornecer ótimas informações e insights para aumentar seus resultados de vendas. E otimizar todo esse processo, é claro!

Leve em consideração o máximo de informações antes de decidir investir no CRM e faça com que sua equipe melhore o relacionamento com seus clientes.

Aproveite para ler também: Como escolher o software CRM ideal para a sua empresa.

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