Confira 15 benefícios do CRM de Vendas

benefícios do crm

Ajudar a aumentar as vendas! Esse é um dos benefícios do CRM de Vendas e uma das principais vantagens no uso dessa ferramenta. Ela é fundamental para criar uma grande base de registros de clientes e elencar suas preferências, histórico de relacionamento, características e uma série de outras informações estratégicas.

Nem todo profissional de vendas consegue perceber a utilidade de um CRM, e é aí que mora o problema. A desconfiança com a plataforma é um dos fatores que mais gera a perda de boas oportunidades. Por isso, se aprofundar sobre essa solução é o ponto de partida para conseguir cada vez mais conversões.

Para ajudá-lo a nunca mais perder uma boa oportunidade, neste post discutiremos como o CRM pode ser importante na hora de fazer a gestão de vendas.

Mas antes, não deix de ler: O que é o software de CRM?

Continue lendo para entender melhor!

15 benefícios do CRM de Vendas para o seu negócio

A seguir, veja 15 benefícios do CRM de Vendas pode trazer para otimizar o tempo e o trabalho de uma equipe de vendas:

1. Melhor controle das vendas

O primeiro motivo é o mais óbvio: controlar a emissão dos pedidos realizados. Assim, o vendedor consegue saber tanto o histórico quanto o comportamento de compras de cada cliente.

É importante saber a frequência de compra, o timing do estoque e se existe alguma sazonalidade de compra. Também com o CRM, o usuário tem gráficos, análise de dados e pode elaborar ações de vendas específicas. São vantagens decisivas para o vendedor!

2. Acompanhamento das propostas

O controle das propostas ou cotações que são emitidas durante determinado período é uma vantagem importante a nível gerencial. Com um relatório online e de fácil acesso, o vendedor acompanha suas ofertas feitas aos clientes qualificados com muito mais efetividade.

O controle de propostas também dá suporte a análise de razões pelas quais uma potencial venda foi perdida. Assim, é possível retomar o processo para conseguir finalizar o negócio, já conhecendo o que pode ter o impedido anteriormente. Isso significa a aplicação de ações corretivas com alta precisão. 

3. Melhor controle da carteira de prospects

A prospecção é sempre um desafio no controle da carteira de clientes, mas um CRM pode realmente ajudar nesse trabalho. A cada contato, o vendedor consegue perceber a evolução do prospect, se há chances efetivas de torná-lo um cliente ativo, as propostas emitidas e, de quebra, manter o follow-up em dia.

Costumo dizer que o prospect de hoje é o ativo de amanhã. A prospecção ativa deve ser uma atividade diária que só funciona com um método bem definido e uma equipe disciplinada. Controlar prospecção na agenda ou na planilha Excel é pouco eficaz!

4. Follow-up otimizado

Em rotinas caóticas, o dia passa sem que nem mesmo seja possível concluir todas as demandas ao fim do expediente. Falta de tempo e de organização se misturam para gerar nos vendedores as falhas ao acompanharem suas ofertas.

Por isso, o follow-up é uma das grandes benefícios do CRM de Vendas. O cliente não pode se esquecer do vendedor e da oferta, e o contato contínuo ajuda com isso. Com um sistema que automatiza lembretes para a abordagem, naturalmente, é mais fácil entender o cliente, seus hábitos e seu potencial de compra.

Com o follow-up constante, você logo perceberá se vale a pena ou não investir tempo e energia para vender para aquela pessoa ou empresa.

O follow-up é tão importante que gravei este vídeo para você:

5. Gestão do tempo

Vendedores se contradizem ao alegar que não utilizam o CRM por que os preenchimentos demandam muito tempo e atrasam suas atividades do expediente. Como isso pode fazer sentido se, na prática, esse sistema ajuda a aumentar a produtividade, gestão de tempo e melhorar a relação com clientes?

O registro imediato da informação é um aliado importante. É muito comum esquecermos acertos que fizemos com o cliente. Por isso, o ideal é registrar essa informação assim que o contato for finalizado.

Essa vantagem permitirá, por exemplo, ter uma proposta certeira para um cliente com o qual você se relacionou há anos. O registro histórico do CRM permite superar esse tempo e, ainda assim, se manter relevante como vendedor.

6. Benefícios do CRM de Vendas: centralização da informação

É muito confuso para um time de vendas ter que acessar diversas pastas, planilhas, e-mails e outros documentos para gerenciar as informações de um cliente. Isso demanda tempo que poderia ser aplicado de maneira estratégica, ou seja, trabalhando para fechar novos negócios.

Nesse sentido, não há dúvidas de que o CRM é uma ferramenta altamente vantajosa. Ele é capaz de centralizar todas as informações da base de clientes e prospects em um só local, de maneira segura e fácil. Em vez de procurar em vários lugares, o vendedor precisa apenas logar com suas credenciais no CRM.

A centralização também minimiza riscos de perdas de informação, além de facilitar o registro de histórico de interações e negócios como cada cliente.

7. Aumento do ticket médio de clientes ativos

Quando o vendedor entende o que o cliente precisa, fica mais fácil fazer a conexão entre ele e a oferta ideal. O CRM é perfeito para entender exatamente o que o cliente precisa, mesmo que ele não saiba ainda. O volume de informações registradas nesse software é o que permitirá aumentar a oferta de serviços e produtos.

Por exemplo, se um vendedor consegue identificar o número de pedidos que o cliente faz em um mês, ele sabe exatamente o nível de consumo dessa pessoa. Assim, fica mais fácil realizar uma oferta por um valor maior, com mais itens, mas com argumentos sólidos que mostrem ao cliente que ele realmente precisa daquela quantidade.

Com ajuda do CRM, também é possível oferecer vendas mais extensas, incluindo produtos ou serviços complementares que serão realmente úteis. Para isso, é fundamental ter o registro de todas as preferências e necessidades do cliente. Como resultado, se esses negócios são fechados, cada vez mais é possível aumentar o ticket médio de cada cliente da base.

8. Acompanhamento individual de clientes

Imagine para um vendedor, em meio ao seu expediente e todas as demandas que tem, ter que acompanhar manualmente cada um de seus clientes? Sem tecnologia, sem chance. Seria impossível! No entanto, com um CRM, esse trabalho é muito mais simples, por uma razão principal: automação.

Com consultas simples, vendedores conseguem acessar cada um, entre prospects e clientes e, em segundos saber se eles avançaram ou não em relação às propostas. O acompanhamento individual é importante, já que nem sempre o processo, da oferta à conversão, acontece de maneira fácil.

9. Integração entre Marketing e Comercial

Marketing e Vendas precisam sempre conversar. Esses dois departamentos lidam com prospects e clientes, por isso, têm informações de interesse uns aos outros. Quando uma campanha de marketing gera leads, há informação valiosa para que os vendedores qualifiquem esses prospects e, a partir daí, consigam fechar negócio.

Vendedores, pela sua relação com clientes ativos, são capazes de conhecer como essas pessoas se comportam, seus hábitos de consumo e preferências. Essa informação é de grande importância e pode ser utilizada pelo Marketing para direcionar ações melhor segmentadas.

A integração é um dos grandes benefícios do CRM, de alta relevância e que faz toda diferença nos resultados da empresa.

10. Otimização do relacionamento com os clientes

A relação com o cliente precisa ser construída com proximidade. A melhor forma de demonstrar isso é o conhecendo em detalhes. Nesse caso, estamos falando de suas preferências, sua recorrência de compras, entre outras questões, todas sempre devidamente registradas em um CRM.

Esse software nada mais é do que uma plataforma de gestão de relacionamento, que visa sempre fechar vendas a partir disso. Portanto, se o vendedor conhece o cliente, suas ofertas sempre serão capazes de cobrir as necessidades dessa pessoa, o que gera a percepção de um trabalho dedicado e personalizado.

Entre os benefícios do CRM, personalização é, sem dúvida, um dos que tem maior viés estratégico.

11. Acompanhamento de resultados gerais

O Comercial precisa estar a par dos resultados gerais que cada vendedor tem conseguido obter. Essa é uma forma de mensurar o nível de qualidade de trabalho, as oportunidades geradas e quantas delas são convertidas. Essa é mais uma tarefa que, manualmente, seria um trabalho de alta complexidade e que tomaria muito tempo.

Quando o CRM é a plataforma de gerenciamento de relacionamento e vendas, é possível também ter um acompanhamento preciso. Cada vendedor tem seu próprio registro de resultados no software, e esses números podem ser acessado por gestores. Com isso, realizar feedbacks e aplicar direcionamentos fica mais fácil.

Quando um gerente é capaz de identificar em que pontos os vendedores estão indo bem e em quais precisam melhorar, há base sólida para realizar planejamento estratégico focado em otimizar os resultados.

12. Aumento da satisfação do cliente

Vendedores têm o papel de levar aos prospects uma oferta perfeita para convertê-los. Com clientes ativos, há também o desafio de mantê-los satisfeitos com essa relação comercial, mas nem sempre bastará seguir oferecendo os mesmos produtos e serviços pelo mesmo preço. Sempre haverá um concorrente pronto para fazer uma oferta melhor.

O comprometimento para manter um cliente satisfeito passa também por saber como o desejo dele por um serviço ou produto melhor crescerá com o tempo. Nem sempre ele necessita, especificamente, de melhorias, mas sim, de adequações.

Ofertas complementares, diferentes unidades em um pedido, adequação em um serviço, e algumas outras mudanças podem ser essenciais e, quando o vendedor descobre o que o cliente precisa, o nível de satisfação com a relação cresce muito.

13. Outro dos benefícios do CRM de Vendas: comunicação precisa do time de vendas

É uma necessidade urgente a melhora da comunicação dentro do setor Comercial. Vendedores fecharão mais negócios se souberem como compartilhar informações estratégicas de clientes específicos e de comportamentos gerais. Uma empresa atende a um público-alvo e, por isso, a percepção de um único vendedor pode ser útil para todo o time.

Gradativamente, e com o acesso geral a esses dados, o time de vendas terá um modelo médio de cliente melhor definido, o que vai resultar em ofertas mais adequadas.

Essa integração também vai permitir superar objeções de clientes que não estão facilitando a vida dos vendedores. Unido e municiado de dados estratégicos do CRM, o time Comercial consegue mais conversões em menor tempo.

14. Melhoria na gestão de recursos financeiros

Reuniões, encontros e uma série de outros esforços feitos para fechar uma venda geram custos. Não se trata só de tempo, mas também do investimento feito para obter um retorno. O grande erro nesse processo, no entanto, é a quantidade de vezes que todo esse ciclo é colocado em prática sem que haja chances reais de fechar uma venda.

Entre os benefícios do CRM, sem dúvida, o aumento da assertividade em ofertas é um dos mais importantes. Com o grande volume de informações que o software permite ter sobre um prospect, são pequenas as chances de um vendedor levar uma oferta ruim para essas pessoas.

De modo geral, é possível economizar recursos financeiros, principalmente em grande volume, analisando a quantidade de vezes em que ofertas de baixo potencial geram a necessidade de investimentos.

15. Potencialização do faturamento da empresa

Mais vendas, maior faturamento. É uma relação tão simples que mostra de forma rápida como os benefícios do CRM são tão necessários na rotina de um vendedor. Com todas as possibilidades mostradas ao longo deste post, fica mais fácil saber de que maneira o software traz produtividade, assertividade e coloca o vendedor no caminho das conversões.

Já imaginou o impacto positivo que um CRM pode gerar em um time de bons vendedores? Com as ferramentas certas e todas as informações estratégicas, as ofertas se tornam totalmente alinhadas com o que o cliente procura, e então, a venda é a consequência mais óbvia.

Existe motivação maior para o vendedor do que a possibilidade de aumentar as suas vendas e seus ganhos? Com treinamento e conhecimento do sistema, profissionais passam a perceber os benefícios do CRM de Vendas e descobrem suas inúmeras vantagens.

Preparado para alavancar elevar o nível do seu time de vendas com os benefícios do CRM de Vendas?

Agora você já sabe os principais benefícios do CRM de Vendas para a gestão de qualquer negócio com objetivo de vendas! O ganho de tempo e as vantagens em termos de documentação, organização e análise de dados são essenciais que é possível conseguir graças a essa tecnologia é imprescindível para tomar melhores decisões dentro da empresa.

O que você acha de ter um sistema de CRM adequado para seu negócio e suas necessidades?

Leitura Complementar – 7 perguntas sobre CRM de Vendas

E-books

Bônus – Webinário – CRM de Vendas: a Ferramenta que apoia a Gestão Comercial

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