Como aumentar a conversão das vendas

Como aumentar a conversão das vendas com o Software de CRM

Utilizar um software de CRM na empresa abre um leque de oportunidades, o que inclui aumentar a conversão das vendas.

Daí você pode pensar: “Mas um sistema de CRM não é apenas um software de controle dos processos de vendas? Como ele pode aumentar o faturamento na prática?”.

A resposta está neste artigo. Você vai entender que:

  1. A palavra-chave para aumentar as vendas é: controle;
  2. Dicas extras para aumentar a conversão das vendas com o programa de CRM.

Vamos lá!

A palavra-chave para aumentar as vendas é: controle

É claro que o Software de CRM sozinho não pode aumentar a conversão das vendas em sua empresa.

Mas ao utilizá-lo da forma correta, o software se torna um grande aliado dessa meta.

A palavra-chave aqui é controle.

Poder controlar todos os registros dos vendedores no sistema é uma das grandes vantagens para que você consiga analisar algumas variáveis e encontrar os motivos pelos quais as vendas ainda não foram fechadas.

Vamos a um exemplo prático. No sistema de CRM da Clientar, por exemplo, você pode finalizar a proposta comercial que fez a um cliente e parametrizar os motivos.

Isso significa que além de saber quantas vendas você conquistou ou perdeu, também é possível saber por que você perdeu.

E com base nessas informações, é possível trabalhar nesses pontos levantados para, então, aumentar a conversão das vendas.

Um exemplo simples: você detectou no sistema de CRM que 20% das vendas não concluídas ocorreram por conta do preço da oferta.

Os clientes não compraram pelo preço final do produto ou serviço.

Por que será?

  • Pode ser que ocorreu um problema lá na fase de prospecção, onde foram captados potenciais clientes que não estavam dentro da situação financeira adequada?
  • Faltou mais negociação nas formas de pagamento?
  • O cliente não estava em um bom momento financeiro, mas que em breve isso poderá mudar, e, portanto, futuramente você pode voltar a negociar?
  • Quem sabe o preço do produto pode ser negociado, oferecendo uma oferta especial para esses clientes?

Viu como a partir de uma simples informação é possível ajustar vários pontos no processo de vendas? É por isso que o CRM ajuda a aumentar a conversão das vendas.

Dá uma olhada no vídeo a seguir onde o especialista em vendas Paulo Araújo explica como gerar relatórios dentro do CRM Clientar:

 

Leia também: Como funciona o CRM integrado ao WhatsApp.

Dicas extras para aumentar a conversão das vendas com o Programa de CRM

Utilize todas as ferramentas do CRM

Explore todas as funcionalidades do seu CRM, pois ele realmente foi pensado para o melhor gerenciamento das suas vendas e o aumento da conversão.

Na prática, algumas ferramentas imprescindíveis e que precisam ser analisadas com frequência são:

Diminua o índice de Churn Rate detectado no CRM

O Churn Rate é uma métrica importante para aumentar a conversão das vendas.

Esse indicador mostra a taxa de cancelamento, ou seja, a taxa de clientes que deixaram de ser clientes.

A meta, portanto, é a redução desse índice, que pode ser conquistada ao se trabalhar em diversas frentes.

Como:

  • o pós-vendas para a fidelização dos clientes;
  • a recuperação de clientes inativos;
  • identificação de novos nichos e mercados a serem explorados;
  • a recuperação dos inadimplentes (os que são elegíveis para o retorno à rotina de compras);
  • a melhora da experiência de compras do cliente;
  • a melhora nos processos de prospecção.

Mais uma vez, a gente retorna ao ponto principal: a importância do controle dos relatórios para essa análise minuciosa.

Aumente o ticket médio das vendas com ajuda do CRM

Embora essa dica seja para aumentar o faturamento – e não necessariamente a conversão das vendas –, ela acaba ajudando indiretamente essa meta.

Uma boa vantagem do CRM é que ele nos fornece informações que nos ajudam a aumentar o ticket médio das vendas.

Isso porque clientes já fidelizados – e que constam no sistema – costumam gastar mais dinheiro em novas compras em comparação aos clientes recém-conquistados.

Isso diminui o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), pois é mais econômico vender para quem já é cliente.

Portanto, na prática, trabalhe bem as técnicas de up sell e cross sell nas próximas vendas dos seus clientes, criando uma esteira de produtos complementares ou upgrades para elevar ainda mais a satisfação deles.

Gostou das dicas?

Então está na hora de fazer um web tour pelo software da Clientar para descobrir todas as demais funcionalidades para aumentar a conversão das vendas.

E-books

Presente para você! Assista ao vídeo – Funil de vendas

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn