7 perguntas sobre CRM de Vendas

Perguntas sobre Software de CRM

7 perguntas sobre CRM de Vendas respondidas para que você entenda melhor a ferramenta!

Chega de Desculpas!

O CRM de Vendas está cada vez mais acessível para pequenas e médias Empresas.

Sabe por que?

“Não dá mais! Hoje já falamos em Internet das Coisas e você vai me dizer que sua empresa ainda não tem um software de CRM?”

Esse foi o relato de um trecho da conversa que um dos nossos clientes teve com um consultor de vendas quando o mesmo questionou como era feito o controle da gestão comercial da empresa.

Cada vez mais comuns, simples e baratos a ferramenta CRM é uma daquelas ferramentas de gestão que não podem faltar no seu negócio.

Além do controle das vendas, a plataforma CRM ajuda na prospecção, elaboração de estratégias de vendas, avaliação do desempenho do vendedor.

Isso só para citar algumas das vantagens que o CRM de Vendas traz para sua empresa.

Mas mesmo com tantos benefícios por que, em especial, as pequenas e médias empresas relutam em usar ferramenta CRM como uma ferramenta de controle da gestão comercial?

Nesse post destaco abaixo as 7 perguntas sobre CRM mais comuns que os pequenos empresários têm ao começar a procurar um bom software.

São elas:

  1. O que é CRM de Vendas?
  2. O que é a ferramenta CRM nas Nuvens?
  3. É importante ter um software de CRM de Vendas?
  4. Perguntas sobre CRM de Vendas: qual devo escolher?
  5. CRM de Vendas é caro? Cabe no meu bolso?
  6. Quais as funcionalidades de um software CRM?
  7. E se minha empresa não tiver um CRM software?

1. O que é CRM de Vendas?

Muitas vezes a dúvida começa com essa simples pergunta: O que é o CRM?

CRM nada mais é do que a abreviação ou iniciais de “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Essa técnica começou nas grandes empresas lá na década de 80, junto com os conceitos de inteligência em vendas, data base Marketing ou Marketing de Guerrilha.

Como tudo na vida o sistema de CRM evoluiu e muito e se beneficiou das facilidades que a computação nas nuvens trouxe para nós. O que me leva ao ponto dois…

Saiba mais – Quais as vantagens do CRM? 

2. O que é a ferramenta CRM nas Nuvens?

A computação nas nuvens foi um grande advento recente que facilitou em muito o desenvolvimento do CRM software, além de reduzir os custos para sua aquisição.

Segundo o site TecMundo, “quando se fala em computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet.

Saiba mais – O que é computação nas nuvens?

Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo.

Você pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede”.

Em suma a ferramenta CRM não está instalado no seu computador, está nas nuvens, assim você pode acessar de qualquer lugar desde que tenha internet, de qualquer dispositivo como Smartphone, tablet, notebook ou computador.

Está tudo na palma das suas mãos e isso, ao meu ver, é incrível!

Não tem mais aquele problema de formatar ou “dar pau” no seu computador e perder todas as informações.

E dá para acreditar que ainda existem pessoas que tem resistência em adquirir uma plataforma CRM que está nas nuvens!!

Sinto, mas isso não é mais uma tendência, é uma realidade e não tem como mais fugir dela.

Continuando com … 7 perguntas sobre CRM de Vendas.

3. É importante ter um software de CRM de Vendas? 

Bem, para você é importante usar roupa?

Então, não deixa despida a sua área comercial.

Exagero? Não!

Sabe quando você quer saber de um cliente e liga para um, liga para outro e gasta tempo e esforço em algo que se você tiver uma ferramenta CRM Online, pimpa!

Acessa e checa a informação que você quiser.

software de CRM é onde estará armazenado o que há de mais importante na sua empresa, o relacionamento da sua equipe de vendas com a sua base de clientes.

A plataforma CRM deve fazer parte da cultura da empresa, não deve ser motivo de brigas entre o gestor e a equipe comercial, mas sim um aliado para mudar e ajudar todos a ganharem mais e a satisfazer o seu cliente.

4. Perguntas sobre CRM de Vendas: qual devo escolher?

São tantas as opções que fica difícil indicar.

Na minha empresa usamos o Clientar CRM, claro por motivos óbvios, mas o que não falta é diversidade nesse mercado.

O que eu recomendo é estudar profundamente dois ou três e analisar quais deles se adequam melhor a sua equipe de vendas e o seu modelo de negócio.

Um detalhe: muitas vezes o seu ERP dirá que tem uma ferramenta CRM, mas cuidado, dificilmente será tão completo quanto o software de CRM desenvolvido especialmente para esse fim.

Outra dica: pesquise com outros colegas de vendas qual sistema de CRM ele usa, por vezes, você tem amigos que já fazem uso de alguma ferramenta e podem ajudar nesse processo de escolha.

5. CRM de Vendas é caro? Cabe no meu bolso?

Não é caro, e sim, cabe no seu bolso.

A mensalidade de um CRM mais robusto gira em torna de US$10,00/mês por usuário.

Dependendo de onde você mora é menos do que quatro cervejas das marcas mais tradicionais.

E olha que estou falando da sua empresa, seu maior patrimônio e de onde sai o seu pão.

Definitivamente preço não é mais um obstáculo para a sua empresa não ter uma plataforma CRM.

6. Quais as funcionalidades de um software CRM?

Olha são tantas as funcionalidades que seria preciso um artigo só para isso.

Mas entre as principais posso citar:

  • controle do Follow up,
  • gestão da carteira de clientes Prospects, Inativos e Ativos,
  • Classificação ABC de clientes,
  • relatório de visitas in loco,
  • relatório de reclamações,
  • controle das propostas, e;
  • gestão do desempenho do vendedor.

Preparei em meu site uma página bem resumida para você conhecer as principais funcionalidades do nosso software de CRM.

7. E se minha empresa não tiver uma plataforma de CRM?

Essa é fácil de responder.

Simples, seu concorrente terá uma vantagem competitiva sobre o seu negócio.

Ele terá mais informações e se a sua empresa não tiver um diferencial muito, mas muito significativo logo, logo ficará para trás no mercado.

O diferencial hoje não está só no produto ou no atendimento.

Isso é muito fácil de copiar, mas relacionamento é algo único que se constrói no dia a dia corporativo.

Uma relação de confiança demora tempo para se consolidar e é no software de CRM onde estará toda a gestão do relacionamento e a possibilidade de criar um novo círculo virtuoso para a sua empresa.

Novos tempos exigem a aplicação de novas soluções!

A adoção de um CRM de Vendas pela sua empresa, pode acreditar, é só questão de tempo, então que tal começar agora!

Enfim, respondidas as 7 perguntas sobre CRM que quse sempre o interessado faz!

Leia também – Qual o melhor CRM para pequenas empresas

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