Qual o melhor CRM para pequenas empresas?

software CRM pequenas empresas

Escolher o melhor CRM para pequenas empresas pode ser um desafio entre tantas opções no mercado. 

E essa é uma decisão muito importante e que terá impacto direto na forma de atuar da sua equipe de vendas, além de contribuir para o aumento do faturamento da empresa.

Por isso, criamos este artigo para ajudar você a fazer a melhor escolha. Afinal, o CRM é um software que precisa ser o braço direito na rotina do seu negócio. Ele precisa ser simples e intuitivo, já que o seu time de vendas lidará diretamente com ele.  

Neste artigo você vai conferir:

  1. A força das pequenas empresas;
  2. Principais benefícios de um CRM para pequenas empresas;
  3. 5 dicas para escolher o melhor CRM para pequenas empresas;
  4. Como a Clientar CRM pode ajudar a sua pequena empresa? 

Vamos lá!

A força das pequenas empresas

Segundo o site Empresômetro, 93,3% das empresas ativas no Brasil são compostas por pequenas e médias organizações.

Não há como duvidar do enorme potencial de negócios e do impacto que empreendedores ou pequenos empresários têm na economia do país.

Além de fazer girar a roda da economia, seja na forma de geração de empregos, negócios e pagamento de impostos, essas empresas a cada ano que passa se renovam na busca por maior profissionalização da equipe e de ferramentas de gestão.

O software de CRM já é uma realidade para qualquer tamanho e tipo de negócio.

Os populares Customer Relationship Management  já deixaram de ser privilégio somente de grandes empresas.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o que é um CRM, assista a esse pequeno vídeo para prosseguirmos na escolha do melhor CRM para pequenas empresas:

Principais benefícios de um CRM para pequenas empresas

Para escolher o melhor CRM para pequenas empresas, antes é preciso ter em mente as vantagens que você poderá ter com o seu software – isso ajuda na hora da decisão.

Os principais benefícios de um CRM são:

1. Organização das informações de vendas e gestão do relacionamento com os clientes

Um dos grandes benefícios do CRM é a organização de todas as informações das vendas. 

Em um só lugar, gestores e equipe têm acesso a dados, como:

  • histórico de compras dos clientes;
  • histórico dos contatos feitos com os clientes;
  • clientes ativos, inativos ou em prospecção;
  • metas alcançadas e a serem alcançadas;
  • propostas em andamento.

Se por um lado isso facilita muito o gerenciamento das vendas e da equipe, por outro também facilita o relacionamento com os próprios clientes. 

Com a mudança do perfil do consumidor, o registro dos contatos com os clientes e os resultados dessa visita pessoal, via e-mail ou contato telefônico devem ser registrados.

Assim, a pequena empresa consegue por meio do CRM saber os motivos da compra e também as razões pelas quais o cliente deixou de comprar.

Outro ponto importante para descobrir qual o melhor CRM para pequenas empresas é saber se ele tem o recurso de medir a quantidade de dias que seu cliente está sem contato.

Assim, o vendedor não o deixa esquecido e sempre o lembra dos nossos produtos ou serviços.

Leia também: Como definir o perfil do meu cliente?

2. Profissionalização da sua equipe de vendas

Outra vantagem que ajuda a definir o melhor CRM para pequenas empresas é a profissionalização da equipe de vendas.

Cada vendedor pode ter a sua “mesa de trabalho” no CRM, o que ajuda na produtividade e em um trabalho mais profissional.

Afinal de contas, dentro do software é possível ter acesso a dados em tempo real, tais como:

  • negociações em andamento;
  • agenda de contatos;
  • reuniões agendadas;
  • quanto falta para alcançar a meta;
  • clientes que estão há um tempo sem comprar;
  • clientes em prospecção;
  • follow up

3. Melhora a experiência do cliente

Com toda a equipe mais profissional e produtiva, automaticamente a experiência do cliente vai melhorando.

Afinal, o melhor CRM para pequenas empresas é aquele que ajuda os vendedores e gestores a entender o comportamento de cada cliente e em que fase do funil de vendas esse cliente está. 

Além disso, com um bom CRM é possível saber exatamente quais produtos e serviços cada cliente gosta e sempre avisá-los sobre promoções especiais, além de oferecer um atendimento sempre personalizado.

Em outras palavras: os dados alimentados no CRM fornecem informações valiosas para a fidelização dos seus clientes. 

4. Alavanca suas vendas e aumenta seu ticket médio

Essa é a consequência de ter um bom CRM e saber utilizá-lo no dia a dia da empresa: o aumento das vendas e do faturamento médio.

Por todos os motivos já citados acima, o CRM faz com que os vendedores tenham mais chances de converter suas propostas em vendas, já que todo um trabalho de acompanhamento é realizado com base em dados reais.

Utilizando um bom software CRM, a pequena empresa transforma-se em uma central de inteligência em vendas!

5 dicas para escolher o melhor CRM para sua pequena empresa

1. Cuidado com falsas promessas

No site, todo sistema de CRM promete ser fácil de usar e levar sua equipe de vendas a vender mais e melhor.

Mas fazer um site bonito é fácil – difícil é depois de instalado perceber que muitas das funcionalidades prometidas eram apenas informações pouco úteis.

Por isso, ao escolher o melhor CRM para pequenas empresas, peça exemplos de telas e de como essa informação pode ser utilizada na prática com a sua equipe de vendas.

Lembre-se: por vezes, o CRM é simples de usar para quem o criou, mas não para a sua equipe de vendas.

2. Tenha certeza de que você está comprando o melhor CRM do mercado dentro da sua realidade

Outro erro comum é adquirir ou assinar o CRM sem ter convicção de como funciona e para que serve exatamente.

Não ter a noção de quanto tempo demora para trazer um retorno ou acreditar que basta instalar que os vendedores ficarão felizes da vida são ledos enganos.

Antes de escolher o melhor CRM para pequenas empresas, questione:

 Para que sua empresa necessita de um Software de CRM?

  • Minha equipe de vendas está disposta a fazer uso de um Software de Vendas?

Essas são duas perguntas que devem ser respondidas antes de começar a pesquisa pelos softwares do mercado.

3. Leve em consideração qual a sua estratégia comercial

Algumas questões que precisam estar definidas:

  • O sistema de CRM agregará o quê a essa estratégia?
  • Sua empresa já tem um funil de vendas bem desenhado para atração, recuperação e manutenção dos clientes?
  • Onde o CRM ajudará a medir a execução da estratégia?

Ter bem clara a sua estratégia comercial e como o CRM se encaixa nela é o primeiro item da lista a analisar.

4. Se pergunte: A sua equipe está minimamente preparada para usar um software de CRM?

Qual é o perfil da sua equipe de vendas?

Imagine uma empresa em que a cobrança nunca foi feita e indicadores e processos bem definidos não são rotina.

De um dia para o outro, o sistema de CRM não fará mágica na sua organização ou irá profissionalizar a sua equipe de vendas.

E pior… O CRM será visto como um inimigo a ser combatido – afinal, nunca houve um controle desse tipo antes.

Já perdi as contas de quantas vezes vi o gestor estar insatisfeito com a equipe comercial.

Em seguida, ele logo pensa em colocar um cabresto nas pessoas e controlar tudo passo a passo.

O CRM parece ser a ferramenta ideal para saber quando e o que o vendedor fez no seu dia.

Mas lembre-se: o CRM não tem por objetivo controlar pessoas, mas sim processos e a gestão da carteira de clientes.

O líder da área comercial deve ser o exemplo, o melhor de todos os usuários e conhecer o software de cabo a rabo.

Assim, todos da equipe perceberão que a contratação do sistema de CRM não é uma questão de vaidade, mas sim de crescimento e amadurecimento da organização em relação ao atendimento e gestão do relacionamento com os seus clientes.

5. Escolha um CRM com um bom suporte

Por fim, o melhor CRM para pequenas empresas é aquele que fornece um bom suporte. 

Lembre-se que a maioria dos softwares atuais operam em nuvem, cuja manutenção, correção e atualização fica por conta da empresa fornecedora. 

Por isso é muito importante você se certificar sobre o suporte oferecido. Quais são os canais de atendimento? Quais horários de funcionamento? Em até quantos dias a fornecedora promete dar uma resposta às solicitações? 

Como a Clientar CRM pode ajudar a sua pequena empresa?

A Clientar CRM é o software perfeito para pequenas empresas. 

Ele foi projetado pensando justamente no crescimento dos pequenos negócios, de modo a instituir na empresa uma verdadeira inteligência na área de vendas.

O nosso método permite que o processo de follow up seja acompanhado em tempo real, de modo que a equipe veja quais clientes estão ativos, inativos ou ainda estão sendo prospectados.

O software também emite alertas de acordo com os parâmetros que você estabeleceu – como, por exemplo, avisar há quantos dias o cliente X está sem comprar, ou se tem uma reunião em breve com um cliente, etc. 

Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre como funciona o melhor CRM para pequenas empresas: 

Ficou interessado? Então entre em contato conosco para solicitar uma apresentação ainda mais detalhada da Clientar CRM e tudo o que ele pode fazer em sua pequena empresa! 

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