SalesForce – História e Curiosidades

Que tal aprender mais sobre o SalesForce?

Essa plataforma foi desenvolvida para ajudar seu negócio a aumentar o número de vendas, anunciar da melhor maneira e analisar todos os dados do seu cliente.

Ela é considerada um dos principais players do mercado, com aproximadamente 20% de participação mundial, além de ser essencial na hora de potencializar os resultados na estratégia da sua empresa.

Separe 5 minutinhos do seu dia e aproveite a leitura, pois, no artigo de hoje você aprenderá mais a respeito dos seguintes temas:

  • Você sabe qual é a história do SalesForce?
  • Dados em um só lugar!
  • Quais são as suas funcionalidades?
  • Curiosidades sobre o SalesForce?
  • Fique por dentro do universo de CRMs

Você sabe qual é a história do SalesForce?

O SalesForce foi fundado no ano de 1999, por Marc Benioff, nos Estados Unidos da América. Marc é ex-executivo da Oracle e hoje compartilha o cargo de CEO com Bret Taylor.

A companhia em questão, já é considerada uma das líderes mundiais em soluções de CRM e plataformas de vendas que utilizam a tecnologia de nuvem.

O SalesForce desenvolve alternativas para substituir os softwares comuns e opera com inteligência artificial voltada para vendas, atendimento ao consumidor, marketing e muitos outros.

A empresa chegou ao Brasil no ano de 2013, com sede na cidade de São Paulo capital. Ao todo existem alguns big numbers que surpreendem, veja abaixo:

  • Mais de 150 mil clientes espalhados pelo mundo;
  • Mais de 75 mil colaboradores em todas as unidades;
  • A melhor empresa para trabalhar, de acordo com a Fortune;
  • 10ª empresa mais admirada do mundo, de acordo com a Fortune;
  • Nº1 em software de gerenciamento de relacionamento com o cliente – CRM.

Além das operações principais da plataforma, ela conta com o braço da SalesForce Ventures, uma startup especializada em investimentos que já movimentou mais de 5 bilhões de dólares, mais de 30 IPOs e mais de 100 aquisições.

No ano de 2020, anunciou a compra do aplicativo Slack, que tem como objetivo criar um sistema operacional para empresas.

O “Slack-First Customer 360”, vai proporcionar às empresas uma fonte para administrar os negócios e uma plataforma para conectar funcionários, clientes e parceiros entre si.

Conheça mais o Fundador: Marc Benioff 

O empresário nasceu no ano de 1964 em São Francisco, hoje é casado e possui dois filhos. Marc é o pioneiro da computação em nuvem, já co-escreveu quatro livros sobre negócios e tecnologia que são conhecidos mundialmente e recebeu algumas nomeações, confira:

  • Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial, em 2009;
  • Um dos ‘’Melhores CEOs do Mundo’’, pela Barron ‘s, em 2012;
  • Inovador da Década, pela Forbes;
  • Reconhecido como um dos 25 maiores líderes do mundo, pela Forbes;
  • Um dos 10 CEOs com melhor desempenho pela Harvard Business Review.

Aos 14 anos, Benioff criou e vendeu seu primeiro software, ‘’How to Juggle” por apenas US$75 e aos 15 anos, fundou sua primeira empresa, a Liberty Software focada no desenvolvimento de videogames. Legal, né?

Agora vamos voltar a falar a respeito do SalesForce e da sua capacidade de reunir os dados em apenas um lugar! Confira no próximo tópico.

Dados em um só lugar! 

Quando nossos dados estão armazenados de forma descontrolada, em planilhas, e-mails, mensagens e quadros de avisos – e muitos outros que nem vale a pena citar por aqui -, fica muito mais difícil visualizar os potenciais clientes da sua empresa, não é mesmo?

O SalesForce reúne todos os dados relevantes para a sua empresa em apenas um lugar, isso faz com que a plataforma seja capaz de:

  • Gerenciar todos os contatos;
  • Trabalhar clientes potenciais;
  • Organizar tarefas e demandas;
  • Focar nos objetivos corretos;
  • Melhorar a performance da equipe;
  • Fechar mais vendas;
  • Melhorar a sua organização!

Dica de leitura: Como avaliar o desempenho da sua equipe de vendas

Já ouviu falar em CRM?

O CRM – Customer Relationship Management, nada mais é do que o gerenciamento do relacionamento com o cliente.

Esse tipo de software é capaz de gerenciar o relacionamento dos clientes, podendo visualizar de maneira eficaz todos os dados relativos às suas interações.

É a partir desses dados que poderemos analisar os prospects e o comportamento dos consumidores, para otimizar as estratégias de marketing e consequentemente aumentar o número de vendas.

Nessa funcionalidade, podemos armazenar diversas informações como o nome do cliente, e-mail, telefone, endereço, preferências, hábitos de consumo, interações e muito mais!

O CRM SalesForce possui muitos recursos, integrações e opções diversas, além de oferecer um produto ágil, personalizável e com design harmônico.

Para ler mais tarde: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta

Quais são as suas funcionalidades?

No CRM do SalesForce os dados são organizados por meio de algumas divisões para facilitar a compreensão das informações. Essas divisões podem ser:

  1. Registro: Um item que você está buscando dentro do banco de dados. Caso seus dados sejam em uma planilha, por exemplo, o registro será uma das linhas;
  2. Campo: Onde você irá armazenar um valor, como um nome, endereço ou telefone. Seguindo o mesmo exemplo da planilha, esse campo será uma coluna;
  3. Objeto: Uma tabela em um determinado banco de dados. Ainda seguindo pelo mesmo exemplo, este objeto seria uma guia;
  4. Organização: Onde armazenamos seus dados, configuração e personalização da plataforma, no qual, você deve fazer login para acessá-la;
  5. Aplicativo: Aqui estamos falando de um conjunto de campos, objetos, permissões e funcionalidades para dar suporte a um processo de negócios para o usuário.

Na plataforma do SalesForce, você pode conferir previsões de vendas, gerenciamento de contatos e colaboradores, relatórios, além de aumentar a produtividade do time de vendas e a precisão das previsões.

Podemos citar também o fato que todos os dados são organizados na nuvem, facilitando o acesso de qualquer lugar e qualquer horário, deixando todo o processo de vendas muito mais fácil e eficaz!

Vantagens X Desvantagens 

Como todo e qualquer software, o SalesForce também possui vantagens e desvantagens, vamos conferir as principais? Confira abaixo:

Vantagens

  • Melhor organização dos dados;
  • Comunicação eficiente e personalizada;
  • Eficácia com o atendimento ao cliente;
  • Automatização das tarefas e demandas;
  • Aumento da performance dos times;
  • Dados e relatórios aprimorados e complexos;
  • Escalabilidade para empresas.

Desvantagens

  • Alto custo e valores implícitos;
  • Exige personalização e aplicativos extras;
  • Implantação limitada.

Curiosidades sobre o SalesForce

Confira abaixo o top #4 curiosidades sobre a plataforma do SalesForce. Continue lendo para descobrir.

  • Alguns clientes 

São mais de 150 mil clientes espalhados pelo mundo e dentre eles estão nomes como SulAmérica, ContaAzul, Alelo, Hospital Nove de Julho, Gympass, Tigre, Audi, Ifood e muitos outros.

  • Personagens da marca 

Os personagens são uma maneira de personalizar o atendimento às empresas e aos serviços oferecidos, os queridinhos são Astro, Einstein, Codey, Appy, Cloudy, Hootie, Blaze, Max, Koa e Ruth. 

  • Valores da empresa

Os valores da empresa são baseados em confiança, sucesso do cliente, inovação, igualdade e na sustentabilidade.

  • Sustentabilidade ambiental 

A SalesForce possui zero emissões residuais líquidas, já alcançou 100% de energia renovável durante as operações e é parceira fundadora da 1t.org.

Fique por dentro do universo de software de CRMs

Agora que você conhece mais sobre o SalesForce, que tal ficar por dentro dos demais assuntos a respeito de CRMs? Acompanhe nosso blog, descubra informações importantes para o seu negócio e acompanhe as tendências do mercado!

Dica de leitura – 7 Perguntas sobre o CRM Vendas

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