Como Reinventar meu Negócio

reinventar meu negócio com o mercado desaquecido

Com o mercado desaquecido o importante é reinventar meu negócio e não parar. Afinal, toda crise passa!

De tempos em tempos nos deparamos com algum tipo de crise, seja política, climática, comercial, financeira ou de ordem sanitária e de saúde.

Sabemos que o mercado é cíclico e que, assim como o mar, ondas vem e vão.

Sendo assim, por que muitas empresas são pegas totalmente despreparadas para enfrentar esses momentos?

É o que vamos discutir no post abaixo.

  • Quais estratégias devem ser adotadas antes de uma crise grave?
  • Como reinventar meu negócio quando o setor inteiro enfrenta quedas em vendas?
  • Como garantir a equipe de vendas motivada e gerando oportunidades?

Quais estratégias devem ser adotadas antes de uma crise grave?

Você pode até pensar que crises são difíceis de prever. Pode até ser?

Porém, a grande sacada é ter absoluta certeza de que crises virão e o que é difícil é prever a intensidade da crise.

Sendo assim uma vez que seu que em determinado momento o mercado estará desaquecido é preciso reinventar seu negócio, principalmente, antes por que durante a crise tudo será mais difícil

O empresário ou empreendedor deve ter ações muitos bem definidas em relação a:

Separar uma verba do faturamento mensal para grandes crises.

Primeiramente, crie o hábito de guardar um valor mensal para formar um fundo para momentos de crise. Esse valor pode ser de 0,5 a 3% do seu faturamento. Essa é uma sugestão se puder guardar mais que o faça.

Imagine que durante três anos o empresário de um pequeno negócio que fature $100.000,00/mês consiga guardar mensalmente $2.000,00.

Ao final desses três anos ele terá no mínimo, com um pequeno juros de um investimento conservador, digamos $75.000,00.

Pode parecer pouco, mas isso pode ajudar na folha de pagamento ou pagamentos emergenciais.

No curto prazo ele terá mais tempo para tomar outras medidas como tomar um empréstimo de um banco, fazer proveito de linhas de crédito ou de outras medidas adotas pelo governo.

Não parar de inovar nunca.

Tendências surgem todo o tempo. Por isso, é preciso que sua empresa seja um grande laboratório. Começou a surgir determinada tecnologia ou processo aplique em seu negócio.

Durante a crise do Coronavírus, muitas empresas de alimentação nem tinham o serviço delivery e, às pressas, tiveram que adotar essa prática.

Por que já não tinham feito isso antes, uma vez que já era uma tendência consolidada?

Profissionalize sempre sua gestão.

Por menor que seja a empresa nada justificar não usar boas práticas de gestão.

Fico pasmo com a quantidade de pessoas que misturam a conta bancária pessoal com a da empresa. Contratam quem não podem demitir, em especial parentes próximos, e adotam um estilo de vida que a empresa não pode suportar.

Não adotam softwares de gestão por que acham a mensalidade cara, mas parcelam em 36 vezes o carrão dos sonhos.

Por isso, nada de “empresário rico e empresa pobre”.

Leitura interessante – Estratégias para Gestão de Crises

Como reinventar meu negócio quando o setor inteiro enfrenta quedas em vendas?

Com o mercado desaquecido ao menos existe o consolo de que se está ruim para um, está para todos.

Mas nem todos sofrem da mesma maneira.

Quanto todo o mercado enfrenta quedas nas vendas reinventar meu negócio torna-se uma questão de vida e morte.

Porém, quais estratégias devem ser adotadas durante a crise?  Como identificar problemas e não fechar meu negócio?

A seguir, vamos ver algumas situações.

Baixar o preço.

Essa é uma medida comum, mas sugiro ficar atendo aos preços que os principais concorrentes estão cobrando.

Muitas vezes sabe-se que o preço praticado é uma loucura e que não se sustenta, por isso, não quebre seu negócio tentando acompanhar a manada e arrebentando seus custos.

Por isso, faça uma venda consultiva e demonstre todas as vantagens de comprar da sua empresa. Prefira vender menos, mas com mais lucro.

Reduzir os custos.

Esse é um clássico.

Só quero que você reflita e que evite a economia burra. Afinal, quais são os custos que podemos chamar de investimento e não devemos cancelar? Reduzir os custos em propaganda é um bom negócio?

Tente negociar salário ou carga horária ao invés de demitir alguém. Muita atenção nos custos de vendas invisíveis, mas fazem um grande estrago.

Negocie com todos os fornecedores possíveis, eles também preferem vender menos a perder clientes.

Oferecer novos serviços e produtos agregados.

Essa é uma boa solução!

O que os poucos clientes que sobram em tempos de crise preferem?

Novidades são sempre bem-vindas e nunca se esqueça que o cliente não quer o menor preço, ele quer um preço justo.

Venda valor e fuja do preço!

Dica de leitura – Não venda preço, venda valor!

Buscar novos nichos de mercado e personas mais amigáveis.

Todo mercado tem seus nichos de mercado e nichos tem personas.

Em momentos de queda qual é o tipo de Nicho e Persona que mais podem valorizar o que eu vendo?

Qual o nicho que eu domino e sei que ali pode ser minha salvação enquanto durar o caos mercadológico?

Como garantir a equipe de vendas motivada e gerando oportunidades?

Outro grande desafio em época de vacas magas e manter a moral e a motivação da equipe de vendas.

Reinventar meu negócio passa por boas políticas de RH e nunca se esqueça da equipe.

Algumas dicas:

Primeira política é a transparência total, nada de fingir que está tudo bem.

Mantenha todos informado da situação. Nada de esconder a informação ou sofrer sozinho.

Feedback nesse momento é fundamental em especial para aqueles que não podem perder o pique e que influenciam todo o ambiente.

A falta de comunicação gera angústia, ansiedade e muitos boatos.

As Fake News organizacionais acabam com o astral da equipe, minam o ambiente e causam danos terríveis.

Peque pelo excesso de comunicação, não pela falta dela.

Não pare com ações na área comercial, apenas diminua.

Nada impede que se faça campanhas de premiação para metas atingidas.

As metas e os prêmios podem ser menores, mas não pare de criar atrativos para a equipe.

A época pode até ser de crise, mas o ambiente de trabalho não deve ser triste e melancólico.

Treinamento para técnicas de vendas continuam sendo fundamentais e claro acompanhamento bem perto naqueles que sentirem mais.

Reinventar meu negócio com o mercado desaquecido é um grande desafio.

Mas, com calma, serenidade, confiança no amanhã, foco e métodos bem definidos as chances de você superar e sair ainda mais forte dessa situação são enormes.

Nada de baixar a guarda e entregar anos de trabalho duro sem um bom combate.

Nesses momentos só existe uma postura: enfrentar a vida de frente!

Não deixe de ler – Apenas coragem!

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