O que é CRM de Vendas? E Quais as 10 Maiores Vantagens!

O que é o CRM de vendas?

Neste artigo, vamos responder a algumas dúvidas comuns entre os gestores comerciais: como funciona e qual é a real necessidade de se investir em um CRM de vendas? O CRM ajuda em quê o seu negócio?

Porém, para você já entender a importância desse tema, responda a estas perguntas:

  • A sua empresa precisa vender mais?
  • Você precisa entender melhor quem são os seus clientes e o que eles mais compram de você?
  • Você sabe por que seus clientes deixam de comprar?
  • Precisa organizar melhor a sua lista de compradores?
  • Deseja criar estratégias para fidelizar?
  • Você sabe 10 motivos para ter o seu CRM de Vendas?
  • Você acredita que o CRM de Vendas vai impulsionar o meu negócio?

Caso você respondeu “sim” a pelo menos uma dessas perguntas, saiba que utilizar um CRM pode ajudar você – e muito.

E se você já utiliza algum sistema de CRM para pequenas empresas, também é importante saber mais detalhes sobre o funcionamento dessa ferramenta para conferir se o programa que você tem possui todas as funcionalidades que você precisa para crescer o seu negócio.

Portanto, neste post você vai entender:

  1. O que é o CRM de Vendas?
  2. Como funciona o CRM?
  3. As 10 grandes vantagens de uma plataforma de CRM  de vendas
  4. O CRM de vendas faz sua empresa vender mais
  5. A ferramenta de CRM é indicado para quais empresas
  6. CRM e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): o que muda?
  7. Clientar CRM: entenda como funciona a plataforma
  8. E agora? O que você deve saber mais?
  9. Depoimento: Depois do CRM minhas vendas aumentaram

Então, vamos lá?

1. O que é o CRM de vendas?

O CRM (Customer Relationship Management) é uma estratégia de negócios focada na gestão do relacionamento com os clientes. CRM em português significa Gestão do Relacionamento com o Cliente.

O CRM é um sistema específico dessa abordagem, que tem como objetivo melhorar a eficiência das equipes de vendas e ajudar a empresa a aumentar sua receita.

Através de um software de CRM, é possível acompanhar e analisar cada etapa do processo comercial, desde a captação de leads até a conversão em clientes e a fidelização. Essa visão ampla permite que os gestores e vendedores identifiquem oportunidades de melhoria, otimizem o funil de vendas e proporcionem uma experiência de atendimento excepcional aos clientes.

Enfim, é um programa que disponibiliza ferramentas que visam aumentar as vendas.

Normalmente o CRM utiliza um método inteligente que consolida informações da comercialização, e é transformada em ações práticas para impulsionar novas vendas.

Com o CRM o vendedor passa a focar na prospecção do cliente e na gestão da carteira de clientes como um todo.

Dessa forma o comercial planejará suas ações, e criar metas mais precisas para melhorar os números.

Portanto, um software CRM é um programa acessado em nuvem para as empresas gerenciarem sua base de clientes e potenciais clientes (também chamados de prospects ou leads).

Ou seja: com o CRM, você consegue registrar todas as informações e o histórico de interação com cada pessoa (cliente ou potencial) – desde o momento da coleta de dados, passando pelos primeiros contatos até o momento da venda (ou desistência).

E isso gera uma série de informações valiosíssimas para você, conforme veremos mais adiante neste artigo.

A plataforma de CRM também ajuda no gerenciamento da equipe de vendas. Ele auxilia no acompanhamento de metas, na agenda de reuniões, avalia os resultados de cada interação com o cliente, entre outras funcionalidades.

Isto é: um CRM vendas organiza todos os dados e informações de clientes, de potenciais clientes e da equipe de vendas em um só lugar, facilitando a gestão dessa área.

Assista o vídeo abaixo e saima mais sobre o assunto:

2. Como funciona o CRM?

Um software de CRM pode funcionar de dois jeitos: você compra um ERP e esse módulo já acompanha o produto ou você adquire só a plataforma de CRM que pode vir a ser integrada no seu ERP.

Normalmente, o usuário pode acessar diretamente da nuvem no modelo SaaS (Software as a Service), sem que haja necessidade de instalação nas máquinas  – em nuvem existem mais vantagens, já que garante mais mobilidade, preço melhor e o programa não sobrecarrega os dispositivos de acesso.

Independentemente da maneira, o sistema funciona por meio do armazenamentos de dados dos clientes e prospects, já que a plataforma reúne uma série de informações que podem gerar dezenas de relatórios.

Abaixo, alguns exemplos de dados que podem ser coletados e armazenados:

  • Informações pessoais, como nome, telefone, e-mail, endereço, etc.;
  • Dados sobre as compras realizadas;
  • Relatório de vendas;
  • Lista de mensagens enviadas para o e-mail ou formulário do site;
  • Histórico de visitas pessoais e ligações por telefone;
  • Relatório de clientes ativos, inativos e prospects;
  • Dados sobre propostas aceitas e propostas perdidas (taxas de perdas e conversão);
  • Análise de concorrentes;
  • Dados sobre o desempenho da equipe de vendedores (metas, agenda de contatos, vendas concretizadas, vendas não concretizadas, etc.).

Leia também: Qual é a diferença entre um CRM e um ERP?

Viu só? Uma plataforma de CRM é uma verdadeira plataforma de gerenciamento, facilitando o controle e o acesso de dados extremamente relevantes para o crescimento da empresa.

3. As 10 grandes vantagens de uma plataforma de CRM de vendas

São várias as vantagens de um CRM. A seguir veja as que considero bem importantes.

Se você ainda não investiu em um CRM software, então esse post é decisivo.

Muitas vezes, podemos ter um certo receio de investir em ferramentas tecnológicas por acharmos que é um exagero ou que será difícil se adaptar..

Mas se você precisa que a sua empresa cresça de forma sustentável e organizada, então é necessário entender todos os motivos que tornam o CRM vendas uma das melhores aquisições que você pode fazer pelo seu negócio.

Nesse post destaco 10 motivos que explicam essa afirmação. São eles:

  1. Para (finalmente) organizar os dados de vendas e de clientes
  2. A ferramenta de CRM evita que você perca clientes
  3. O CRM ajuda na personalização de ofertas aos seus clientes
  4. Para alimentar e alinhar o time de marketing
  5. O sistema de CRM proporciona um atendimento mais eficiente
  6. A plataforma de CRM organiza a agenda dos vendedores
  7. O CRM vendas ajuda na geração de relatórios
  8. Automatização de dados e tarefas
  9. Produtividade da equipe
  10. Mobilidade

1. Para (finalmente) organizar os dados de vendas e de clientes

A centralização de informações é um desafio para todas as empresas.

Afinal, não é fácil lidar com a quantidade de informações de clientes, metas, produtividade dos vendedores, vendas fechadas, vendas em aberto, clientes inativos, clientes em prospecção, agenda de reuniões, etc.

Pois saiba que o software CRM organiza tudo isso – e muito mais.

2. A ferramenta de CRM de vendas evita que você perca clientes

Imagine que a empresa tenha uma carteira com 90 clientes ativos, 120 clientes inativos (que não compram já faz um tempo) e outros 250 clientes em prospecção.

O CRM software facilita a sua vida ao reunir todos esses dados em um só local para que os vendedores saibam exatamente quais clientes estão realmente ativos e quais precisam de uma atenção especial para não perdê-los.

Assim, os vendedores e a equipe de marketing entram em ação para definir estratégias de atração e fidelização, aumentando as vendas.

3. O software CRM ajuda na personalização de ofertas aos seus clientes

Se você costuma tratar todos os seus clientes da mesma maneira, reveja esse conceito.

Na era do marketing 4.0, o público consumidor busca uma real identificação com as marcas, e isso se conquista, basicamente, de três formas:

  • Interagindo periodicamente com ele;
  • Gerando boas experiências quando ele entra em contato com a sua marca;
  • Criando ofertas personalizadas, de acordo com seus desejos, suas preferências e suas necessidades.

Em todos esses casos, a ferramenta de CRM é o braço direito da empresa ao reunir informações detalhadas sobre cada um dos seus clientes, possibilitando a criação de estratégias que suprem as três necessidades acima citadas.

4. Para alimentar e alinhar o time de marketing

Marketing e vendas precisam trabalhar juntos. Acabou aquela época em que os vendedores pegavam uma lista aleatória de contatos na tentativa de bater suas metas de vendas.

Hoje, o marketing precisa entrar em campo para preparar estratégias de atração do cliente certo para o negócio, o que diminui o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) da empresa.

Nesse caso, o CRM software consegue fornecer a todos os membros desse time informações privilegiadas – e em tempo real.

São esses dados que alimentarão o marketing, que guiará o cliente em potencial pelo funil de vendas até que ele esteja preparado o suficiente para que os vendedores entrem em ação.

Leia mais: Como melhorar o alinhamento entre marketing e vendas em sua empresa.

5. O software CRM proporciona um atendimento mais eficiente

Se a empresa tem falhado no acompanhamento dos clientes, e, ainda, demorado um tempo maior que o necessário para responder às solicitações, isso é um problema.

O CRM software ajudará na manutenção do histórico atualizado de todas as interações com cada cliente, ajudando a equipe a organizar a rotina para conseguir atender a todos. E por falar em rotina, o próximo motivo também resolve essa questão.

6. A plataforma de CRM organiza a agenda dos vendedores

A gestão do tempo é um dos maiores desafios para a equipe de vendas de uma empresa, já que ela lida com prazos, metas e negociações que podem levar além do esperado para serem concretizadas.

Na prática o software CRM torna-se a agenda para o time de vendas.

É possível cadastrar os compromissos e configurar lembretes para que nenhuma tarefa se perca ao longo do dia.

Como o CRM funciona em nuvem, os vendedores acessam essa agenda de seus dispositivos móveis.

Acredite: essa simples função no sistema faz toda a diferença nos resultados.

Confira aqui 5 dicas para melhorar a gestão do tempo dos vendedores da empresa.

7. O CRM de vendas ajuda na geração de relatórios inteligentes

Um problema comum que empresas podem vivenciar é a dificuldade com a geração de relatórios referentes à área de vendas: relatórios falhos, que demoram para ficarem prontos certamente prejudicam a tomada de decisão dos gestores.

A ferramenta de CRM é a solução definitiva para isso.

Emite relatórios detalhados na hora, ajuda o gestor na hora de dar o feedback ao time e planejar os próximos passos.

Você tem acesso em tempo real a uma análise detalhada de todos os processos que envolvem a gestão de clientes e prospects dentro do CRM.

Ou seja, estamos falando de saber o número de vendas fechadas, oportunidades abertas, desempenho de reuniões, perfis dos clientes, quanto falta para bater as metas e mais uma série de dados que ajudam a tomar melhores decisões no negócio.

8. Automatização de dados e de tarefas

Em um software de CRM, tanto os vendedores quanto a equipe de marketing conseguem acessar e compartilhar os dados em tempo real.

Além disso, o sistema é inteligente, verificando erros de duplicação de dados, que, de outra forma, geraria problemas na gestão dos clientes.

Converter um cliente em potencial em um cliente real envolve diversas tarefas.

Você precisa criar e enviar relatórios, resolver vários problemas de integração, garantir que todas as tarefas sejam abordadas corretamente, entender e alinhar o discurso, etc. Mesmo que todas essas tarefas sejam vitais para os seus negócios, elas são demoradas. E você sabe disso, né?

Uma poderosa solução CRM pode ser a chave para mudar todo esse cenário na sua rotina! Afinal, ele permite automatizar todas essas tarefas diárias. E essa automação economiza tempo e permite que sua equipe se concentre em atividades mais importantes.

9. Produtividade da equipe

O software de CRM gera maior produtividade à equipe, já que proporciona a automação de várias tarefas, além do compartilhamento de dados, documentos e informações importantes.

Ao simplificar processos, que antes eram feitos de forma manual, sobra mais tempo para o time de vendas focar no fechamento de novos negócios e na recuperação de clientes inativos.

10. Mobilidade

Esta é uma vantagem do CRM de vendas que funciona em nuvem.

Você e sua equipe podem acessar as informações do sistema a partir de dispositivos móveis conectados à internet.

Imagine o quanto isso é importante para os vendedores que passam o dia fora do escritório ou em viagens corporativas?

E para os colaboradores que trabalham de forma remota?

De onde estiverem, eles têm acesso ao histórico do clientes, à agenda de visitas e a todos os dados importantes para conduzir as negociações.

Confira aqui outras vantagens de investir em um CRM para pequenas empresas.

4. O CRM de vendas faz sua empresa vender mais

Mas como, de fato, ele auxilia no aumento das vendas?

Isso é possível por, pelo menos, quatro motivos.

O primeiro deles é que o CRM ajuda a proporcionar um atendimento mais eficiente, já que é possível manter o histórico de compras atualizado e ajudar a equipe a se organizar para atender a todos os clientes.

Em segundo lugar, o CRM evita que você perca clientes ao fornecer informações importantes sobre o histórico de compras deles.

Ao ficar ciente de que dos 200 clientes cadastrados no sistema, 50 deles já não compram há algum tempo (ou seja, estão inativos), é possível tomar providências quanto a isso.

Aliás, isso tem tudo a ver com o terceiro motivo: o CRM ajuda na criação de ofertas personalizadas.

Quando você sabe que 50 clientes deixaram de comprar, você pode conferir todas as informações sobre eles e criar ações promocionais e ofertas personalizadas para atrair novamente esse pessoal.

Por fim, o CRM software ajuda a alinhar o time de marketing e o de vendas.

Já que a função do marketing é atrair interessados e transformá-los em potenciais clientes para que o time de vendas feche negócio, os dois times alimentam os dados no CRM com informações importantes em cada etapa do funil de vendas.

Além de ajustar a comunicação, aumentam-se as chances de fechar mais negócios.

Saiba mais: Vale a pena utilizar CRM gratuito?

5. A ferramenta de CRM é indicado para quais empresas?

Um CRM software é indicado para todas as empresas de pequeno, médio e grande portes.

Isso porque, atualmente, já existem opções acessíveis para todas elas.

Mas você pode perguntar: “mas a minha empresa é muito pequena. Não posso gerenciar meus clientes e vendedores em uma planilha?”.

É claro que você pode fazer isso. Mas, como em todas as decisões que tomamos, precisamos avaliar e arcar com as consequências.

Utilizar planilha Excel para o gerenciamento da base de clientes e prospects pode gerar alguns desafios, já que tudo será feito manualmente. Ou seja: o processo fica mais suscetível a erros, além de consumir mais tempo para atualização.

Além disso, precisamos levar em consideração que a sua empresa vai crescer. Se hoje você tem 2 vendedores, em breve pode ter 15. Se hoje tem 30 clientes, amanhã pode ter 150…300…500.

Então, como gerenciar todos esses dados manualmente?

Portanto, quanto mais cedo você investir em um CRM software, melhor será para o crescimento saudável do seu negócio. Se ainda não está convencido disso, confira outros sinais de que passou da hora de você investir em um CRM:

  • Equipes de marketing e vendas não conseguem se integrar;
  • Vendedores passam o dia trabalhando fora do escritório, mas precisam ter acesso aos dados de vendas e de clientes;
  • Está difícil gerar relatórios;
  • A equipe tem perdido os prazos de negociações por conta do excesso de informações espalhadas;
  • Os arquivos estão todos separados em diferentes locais;
  • Como gestor, você não consegue acompanhar o desempenho da equipe de vendas;
  • Aumentaram os feedbacks negativos dos clientes;
  • A equipe de TI da sua empresa está sobrecarregada com muitas solicitações de manutenção do CRM in loco (ou seja, instalados nas máquinas).

Ficou mais clara a importância de se utilizar essa tecnologia na empresa?

6. CRM e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): o que muda?

A partir de agosto de 2020, entra em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), de número 13.709/2018. Nela, todas as empresas precisam ficar atentas em relação ao tratamento dos dados de clientes, colaboradores e fornecedores.

Entende-se por tratamento de dados toda e qualquer ação que envolvam os dados pessoais, como coleta, armazenamento, compartilhamento e segurança. Mas o que a ferramenta de CRM tem a ver com isso?

Tudo! A LGPD é clara em relação ao tratamento dos dados que as empresas precisarão desenvolver – entre as ações, é preciso que os titulares dos dados deem consentimento para esse tratamento.

Ou seja: todos os dados pessoais que forem armazenados no CRM precisam ter o devido consentimento de seus titulares.

Uma simples data de aniversário é enquadrada na LGPD e caso a empresa tenha seus dados violados, fica sujeita a sanções que vão de advertências até multas.

Portanto, separamos algumas boas práticas para você enquadrar o uso da sua ferramenta de CRM dentro da LGPD:

  • Invista em softwares de CRM que tenham boas práticas de segurança dos dados (vale a pena revisar o contrato com o fornecedor);
  • Não utilize softwares sem o devido licenciamento;
  • Passe a enviar solicitações de consentimento a todos os titulares dos dados que você coletar, informando como eles serão armazenados e utilizados na empresa, e, colocando-se à disposição para demais esclarecimentos;
  • Envie o pedido de consentimento a todos os titulares cujos dados já foram coletados pela empresa. O e-mail é uma ótima ferramenta para isso.
  • Proteja os dispositivos que terão acesso ao CRM vendas (como computadores, tablets e smartphones) com antivírus, prevenindo ao máximo o vazamento e o sequestro de dados;
  • Oriente e treine todos os colaboradores para as boas práticas de LGPD na empresa.

7. Clientar CRM de Vendas: entenda como funciona a plataforma

Vimos até aqui o que é o software de CRM, vantagens e por que ele ajuda a sua empresa a crescer. Mas qual CRM de vendas escolher?

A resposta é simples: o software CRM da Clientar. A Clientar é mais do que um simples CRM. É um método de vendas!

Trata-se de um software de inteligência em vendas e gestão de carteira de clientes.

O CRM é um sistema que funciona totalmente em nuvem, no modelo de SaaS, sendo facilmente integrado ao ERP que você utiliza na empresa.

O diferencial é que a Clientar tem como foco o trabalho nas etapas das vendas e no pipeline no perfil do Cliente – algo que a concorrência não foca.

E isso realmente faz toda diferença no gerenciamento de clientes e no andamento das vendas.

O CRM de vendas da Clientar simplifica todo o processo de gestão da sua equipe de vendas ao:

  • Controlar os dias sem contato de clientes em potencial, ativos e inativos;
  • Controlar minuciosamente as propostas emitidas versus a taxa de conversão;
  • Proporcionar uma ferramenta de follow up precisa para garantir o foco do vendedor.

E não se engane: a plataforma é muito simples e intuitiva para ser utilizada por você e pela sua equipe de vendas.

Os relatórios podem ser gerados em gráficos interativos com informações atualizadas em tempo real, ajudando você a aumentar as vendas e dar total atenção aos clientes com maior potencial de compra.

Não deixe de ler:  O que é o Método Clientar?

O CRM de Vendas da Clientar vai impulsionar o seu negócio

O software de CRM tem por missão gerir os relacionamentos com os clientes para o crescimento da sua empresa, por isso, é importante estar sempre em busca de novas maneiras para impulsionar o negócio e trazer ainda mais resultados.

Mas para isso, você precisa gerenciar seus contatos da forma mais eficiente e eficaz possível.

E como fazer isto? Bem, nós temos uma dica para você! Que tal usar a tecnologia a seu favor?

Afinal, ela pode te ajudar a estar mais conectado aos seus clientes em potencial, melhorar o desempenho dos negócios e aumentar as vendas rapidamente.

Esta tecnologia permite que você conheça seus clientes e prospects de uma maneira muito mais pessoal do que as práticas tradicionais de gerenciamento de contatos.

Veja como simplificar as operações de negócios com funcionalidades robustas e qualificadas de CRM, como automação.

Quando utilizar a Plataforma de CRM?

Os clientes estão no coração de todos os negócios e em todos os setores. Por isso, você deve centrar seus esforços nas necessidades deles.

O momento certo para utilizar um CRM software será quando você sentir necessidade de alavancar as estratégias da sua empresa com processos robustos, melhorando o relacionamento com seus clientes.

Como você está lendo este artigo, imagino que seja o momento certo. E é aí que a ferramenta de CRM entra em cena!

Afinal, você precisa de ajuda para desenvolver e manter um forte relacionamento com a sua carteira de clientes.

Um CRM software de alta qualidade, com todas as suas funcionalidades, permite que você conheça seus clientes e clientes em potencial de uma forma muito mais pessoal do que as práticas tradicionais de gerenciamento de contatos.

E agora? O que você deve saber mais sobre o CRM de Vendas?

Viu só? Um CRM software pode impulsionar ainda mais o seu negócio e ajudá-lo a melhorar as suas vendas.

Além de ajudar seus funcionários a automatizar tarefas, recuperar informações e otimizar todas as suas operações comerciais, ele é colabora para entender as necessidades dos seus clientes em potencial e melhorar a experiência dos clientes atuais da sua empresa.

Ficou claro que você precisa de um CRM para aumentar a eficiência e a receita, afinal, é cada vez mais difícil permanecer competitivo no mercado atual sem ter o auxílio da tecnologia.

Leia também: 7 Perguntas sobre CRM de Vendas

CRM – O PRIMEIRO PASSO PARA O SUCESSO COMERCIAL

Investir em um CRM Vendas ou software de gestão comercial é o passo básico para alcançar bons resultados em seu negócio.

No mercado existem dois softwares eficientes que auxiliam as empresas em sua gestão, são eles: CRM vendas e ERP.

Esses softwares se complementam e tornam os processos das empresas mais ágeis.

Também promovem nas empresas mudanças estruturais visando melhor desempenho do vendedor, e por consequência potencializar os lucros.

Fora isso, engajar sua empresa nas tendências e avanços tecnológicos é um investimento estratégico.

Saiba mais em – Ferramentas de gestão comercial

Vamos conhecer suas definições, suas vantagens, e quando implementar essas ferramentas de gestão comercial.

O que é o ERP? 

O Sistema de Recursos Empresariais (tradução para ERP) é voltado para gestão empresarial.

É vinculado a outros processos da empresa, tais como:

  • controle de estoque
  • controle financeiro
  • emissão de documentos fiscais
  • emissão de ordens de serviço, entre outros serviços.

sistema ERP também tem uma interface pronta para o setor de vendas, mas não é um CRM.

Seu diferencial é que fará um vínculo com estoque, financeiro, comissão de vendedores, emissão de notas, boletos e outros.

Sua tela de operação é simples, e pode ser projetada para os diferentes níveis de funcionários, como:

  • vendedores,
  • encarregados,
  • supervisores,
  • gerentes, e;
  • direção. 

Vantagens do ERP

software de gestão ERP disponibiliza ferramentas que ajudam a:

  • cadastrar clientes, fornecedores e produtos
  • controlar estoques, realizar compras, fazer cotações online
  • monitorar vendas, orçamentos, vincular a PDV
  • acompanhar toda movimentação financeira, contas a pagar, fluxo de caixa, emissão de boletos, etc.
  • diversos relatórios gerenciais que ajudarão a entender os números da empresa
  • emissão de documentos fiscais (NF-e, NFS-e, etc.), todos os dados lançados no sistema tornará essa atividade bem mais rápida e segura
  • integrar as atividades realizadas nas filiais com as da matriz
  • cadastro de funcionários, o que pode ser um aporte para o setor de recursos humanos, por exemplo. 

Quando é necessário fazer a opção por um CRM de vendas?

O ideal é assim que dentro do seu plano de negócios, na fase embrionária de sua empresa, já considere adotar um sistema de gestão.

Mas, se sua empresa já está no mercado, e enfrenta problemas na administração e organização dos procedimentos internos, busque logo programas como CRM e ERP.

Considere como investimento vital para continuar o desenvolvimento de sua empresa.

Atualmente não se concebe empresa que não automatizam seus processos burocráticos, por exemplo.

As respostas para os procedimentos precisam ser rápidas, e sem o auxílio de ferramentas de gestão comercial desse tipo sua empresa não conseguirá competir.

Avalie bons fornecedores de softwares ERP e de CRM de vendas.

Explique sua demanda, como funciona o seu negócio e o que espera alcançar com a implantação de softwares de venda.

Dica de leitura – Qual o melhor CRM do mercado?

Foco no ação e nos resultados 

Ao dividir os clientes em Ativos, Inativos e Prospects o sistema de CRM aumenta o poder de visão do vendedor.

Fica muito mais fácil para o gestor avaliar o desempenho da sua equipe.

Analisar o quanto de tempo e esforço está sendo dedicado para trazer novos clientes, recuperar clientes inativos e como aumentar as vendas nos clientes ativos.

A gestão do tempo do seu vendedor será muito mais produtiva.

Estratégias de vendas bem definidas

Saber rapidamente se esse cliente já comprou, se nunca comprou, se pela Classificação de Pareto ele é um A, B ou C, são informações que o sistema de CRM traz rapidamente.

Assim fica muito mais fácil definir qual estratégia de vendas adotar e o quê e como fazer para conquistar, reconquistar ou aumentar as vendas em um determinado cliente.

Quer aprender sobre a curva ABC de clientes?

Assista ao vídeo que preparei para você.

Avaliar o desempenho do vendedor

Muitas vezes o gestor avalia o vendedor somente pelas vendas que faz, mas quantas dessas vendas já estavam garantidas desde o começo do mês?

Ou será que o vendedor tem uma região que pode vender muito mais e a empresa não se dá conta disso?

Com um CRM de vendas acaba a Era do Achismo no seu negócio.

Dados e fatos trazem a luz da razão uma análise mais metódica do desempenho do vendedor. Lembro que inúmeras vezes os números, só pelos números não dizem nada.

Dica de leitura – Gestão do desempenho em vendas

A informação pertence a sua empresa

Por muitas vezes vi vendedores que saíram de uma empresa e no outro dia estavam na concorrência com o caderno de anotações e cartões de visita na mão.

E começam a divulgar que agora estão em uma empresa melhor.

Se a sua empresa tem no seu departamento comercial um sistema de CRM o vendedor é obrigado a lançar as informações não na sua agenda ou caderninho, mas no sistema.

Assim, caso ele saia do emprego, toda a informação que ele gerou ao se relacionar com um cliente fica onde deve ficar, ou seja, na sua empresa.

Portanto a questão não é se VALE A PENA ou não ter um sistema de gestão de vendas.

A pergunta a ser respondida é: – Qual CRM Vendas que melhor se adequa as suas necessidades?

Depoimento: Depois do CRM minhas vendas aumentaram

Veja o depoimento que recebemos de um dos nossos usuários. É de arrepiar!

Segue o relato:

Uma conclusão logo de início: antes de adotar uma plataforma de CRM online minha vida profissional era desorganizada, sem foco e com péssimos resultados.

Hoje meu CRM online é a ferramenta essencial que me ajuda a atingir um alto desempenho.

Conheça minha história.

Olá, tudo bem?

Meu objetivo é contar um pouco da minha história e compartilhar uma das minhas experiências mais bacanas na área de vendas.

Sou do tipo que adora vender!

Adoro a sensação de poder criar meu próprio salário.

De não ter uma rotina definida, de conhecer novas pessoas, novidades e ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas.

Sempre fui o tipo de vendedor técnico, mas sempre sofri com a questão “preço”.

Não sei se por azar do destino ou carma em todas as empresas que trabalhei o meu produto sempre estava entre os mais caros.

Há alguns anos atrás eu estava muito desmotivado com minha profissão.

Os motivos eram muitos:

  • concorrência enorme e muito desleal,
  • treinamento repetitivos e sem grandes novidades,
  • cobranças em excesso e alto stress no dia a dia,
  • clientes que só querem preço, e;
  • crises políticas e econômicas frequentes, além da tributação excessiva.

Esse eram os motivos mais aparentes, fora o fato de clientes que eu jurava que eram fiéis me trocarem de um dia para o outro, assim, sem mais nem menos.

Meu sonho era chegar logo minha aposentadoria, mas eu sabia que meu salário de aposentado estava longe de me ajudar a realizar os meus sonhos.

Sinceramente eu estava em péssimos dias.

Foi quando apareceu uma novidade em minha empresa.

Nosso diretor comercial adotou uma ferramenta de CRM online.

No início achei a ideia péssima.

Mais burocracia, mais cobranças, mais controle sobre a gente.

Menos tempo para fazer o que realmente interessa que é passar mais tempo atendendo ou procurando novos clientes.

Mais um modismo corporativo que eu teria que aguentar goela abaixo.

Mas, confesso, as coisas estavam feias para o meu lado, afinal, na época, eu já tinha uma certa idade, uma larga experiência, uma carteira de clientes até certo ponto bem madura, mas tudo estava estagnado e eu não conseguia evoluir.

Para piorar eu via vendedores bem mais jovens do que eu que em pouco anos de trabalho atingiam o mesmo nível de conhecimento e remuneração.

Eu só me perguntava: Por que não consigo mais evoluir na carreira e em meus ganhos?

Cansado de colocar a culpa nos outros e nas situações que a vida nos apresenta certo dia me perguntei: – O que eu posso fazer pela minha carreira?

Foi aí que comecei a perceber que eu me recusava a aprender.

Não sei se foi devido a idade, a uma arrogância que sequer percebia, mas para mim, tudo parecia bobagem e mais do mesmo.

Decidi mudar minha postura e a adotar um novo comportamento comercial.

Eu iria aprender coisas novas e esquecer meus paradigmas do passado para tentar criar um novo ciclo de crescimento.

Revi vários comportamentos e um dos que mais valeu a pena foi definitivamente querer aprender sobre o que é e para que funciona o bendito CRM software.

Depois de aprender com os que mais usavam, assistir vídeos sobre a ferramenta e entender o método, posso dizer que minha vida e resultados melhoraram consideravelmente.

O que descobri e quero compartilhar com você:

Eu achava que conhecia bem meus clientes.

Como o software CRM passei a usar a Curva de Pareto de forma mais efetiva.

Eu sabia o que era o método de Pareto, mas sinceramente, nunca havia utilizado.

Não por má vontade, mas por que não havia algo que me apontasse tão rápido e fácil quem são os clientes A, B ou C, por perfil seja Ativo, Inativo ou Prospect.

No sistema de CRM temos um espaço para colocar a pré-qualificação do cliente e assim determinar o seu potencial de compra.

Leia também – O que é um cliente Prospect e como pré-qualificar de forma eficaz

Com as perguntas respondidas em um clique antes de eu ligar ou receber uma ligação do cliente já posso ver o que ele mais compra, concorrentes que lá estão, produtos do meu mix que ele pode vir a usar.

Passei a perceber que a pré-qualificação do cliente é uma etapa crucial para melhorar as minhas vendas.

Na ânsia de vender eu perdia tempo demais com clientes que não tinham o perfil ideal para meus produtos.

Eu era muito desorganizado

Pensava que minha velha e boa agenda e caderno era suficientes, mas nos dias de hoje não são.

Deixava clientes de lado, em especial os prospects, não percebia o clientes que estavam por se tornar inativos e usava todo o meu tempo e energia em clientes que sequer tinham potencial para comprar de mim.

Com o software CRM comecei a ficar obcecado pelo follow up.

É simples demais e altamente eficaz, não me deixa esquecer de entrar em contato com nenhum cliente e me ajuda na administração do meu tempo.

Clientes inativos voltaram a ser ativos pelo fato de estreitar meu acompanhamento, relacionamento e conhecer bem suas necessidades.

O CRM de vendas me traz foco, foco e foco.

Eu, sinceramente, me percebia como uma pessoa focada.

Mas depois percebi que eu era focado, mas naquilo que me tornava mediano.

Como todo vendedor eu tinha o costume de acompanhar minhas propostas.

Mas eu não as fechava e não dedicava muito tempo aquelas que eu perdia.

Hoje sei meu percentual de fechamento, os motivos pelos quais mais perco propostas e sinto que ajudo a minha empresa com opiniões bem fundamentadas, o que auxilia a todos da nossa equipe comercial.

Esses são apenas três motivos pelos quais afirmo que o sistema de CRM mudou em muito a minha vida.

Claro, que nada supera, a minha atitude em aprender.

Lançar as informações e saber como usá-las para transformar em ações de vendas.

Mas sem a ferramenta de CRM na minha vida tenho plena convicção que hoje, nem de perto, estaria com os resultados financeiros e satisfação pessoal que tenho com o meu trabalho.

Recebi um e-mail com esse relato de um dos usuários do nosso software CRM – Clientar.

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