Treinamentos Personalizados: Vale a Pena Contratar?

Os treinamentos personalizados ganharam fama entre as empresas atualmente. Será que vale a pena contratar?

Aqui nesse artigo a gente te explica o que é o treinamento personalizado, quais as suas vantagens e também mostra alguns motivos para que você decida se deve contratar!

Vamos abordar o tema seguindo os tópicos abaixo:

  • O que são os treinamentos personalizados
  • Quais as vantagens de contratar
  • Vale a pena contratar
  • Quando contratar
  • Software de CRM nos treinamentos personalizados

O que são os treinamentos personalizados

Treinamento personalizado é um processo para treinar, qualificar e preparar a equipe para atender as demandas específicas da empresa. Dessa forma, os funcionários aprendem aquilo que vão usar no dia a dia.

O treinamento pode variar com a equipe, setor da empresa e necessidades de cada corporação. Por isso é chamado de treinamento personalizado, não há regras pré-estabelecidas e é totalmente flexível.

Ademais, o treinamento personalizado não tem fórmulas ou padrões pré-definidos, é totalmente único e específico para a empresa. Variando até mesmo no tempo estipulado para a realização do treinamento, que deve respeitar o ritmo dos envolvidos.

Esse tipo de treinamento que está ganhando cada vez mais força no mundo empresarial serve, também, para moldar os funcionários perante as necessidades da empresa. Não é mais necessário buscar empregados “perfeitos” para exercer as funções, visto que eles serão treinados para atender da melhor maneira as expectativas do empregador.

Vale lembrar que o mercado está em constante mudança. É muito mais econômico, e humano, optar por auxiliar e usar o treinamento personalizado para se adaptar às mudanças, do que simplesmente trocar o quadro de funcionários.

Durante a preparação do curso, é considerado o DNA – missão, visão e valores – da empresa. Sendo assim, não é preciso fazer um estudo aprofundado sobre algo que está em alta, mas que não atinge a empresa diretamente. De nada adianta estudar sobre plantas, por exemplo, se você vende itens de papelaria.

No entanto, o estudo das plantas mais procuradas pelos consumidores se faz necessário quando a empresa trabalha com perfumes. É importante analisar os cheiros naturais para trazer a seus produtos, sobretudo quando o tema está em alta nas redes sociais e mídias digitais ou televisivas. Esse tema se torna uma aula, visto que atinge diretamente a empresa.

É importante levar em consideração, também, o perfil dos funcionários que vão receber o treinamento personalizado e adequar a cada time. Uma equipe formada por estagiários, por exemplo, não deve ter a mesma preparação que um time composto por veteranos e profissionais da área.

Certamente, o primeiro grupo terá dificuldade em entender alguns termos ou etapas, enquanto o segundo grupo pode entender o curso como algo desnecessário, caso trate de assuntos que para eles são “ultrapassados”.

Leia também: Como profissionalizar a equipe de vendas

Quais as vantagens de contratar

Já vimos o que são os treinamentos personalizados e, então, agora vamos apresentar algumas das inúmeras vantagens que essa qualificação pode trazer às empresas e seus trabalhadores.

  • Economiza tempo, já que as aulas do treinamento personalizado são específicas e diretas, falando exatamente do ponto que precisa ser melhorado ou implantado. Nesse momento, não se perde tempo simplesmente por ter que “parar” de produzir para treinar a equipe, é um investimento que trará futuramente resultados melhores.
  • Foco no que importa. Quando se opta por treinamentos personalizados, não há a necessidade de ficar estudando, analisando e entendendo algo que não importa para a empresa ou para a equipe\setor em questão. Se você escolhe trazer um treinamento personalizado para a equipe de vendas e para a equipe do financeiro, por exemplo, pode mostrar perspectivas diferentes, considerando que são setores diferentes e que precisam atender as demandas específicas de cada um.
  • Por se tratar de algo personalizável, o treinamento torna-se completamente único e exclusivo. Cursos já prontos entregam os mesmos conteúdos e, portanto, acabam chegando no mesmo resultado – o que não é bom se considerar que a concorrência terá o mesmo aprendizado.
  • Engajamento e aprendizagem. Ao contratar os treinamentos personalizados e adequados à cada situação, o aproveitamento é maior por parte dos alunos. Nas aulas ou palestras, são abordados assuntos relevantes na rotina dos funcionários e que podem, de fato, ajudar no trabalho. Desse modo, o aluno prende a sua atenção e participa do treinamento, engajando e acrescentando suas experiências e opiniões às aulas.
  • Empresa mais humanizada e menos robótica. Os treinamentos priorizam a necessidade da empresa, mas também dos empregados, assim como consideram as particularidades e qualidades de cada um. Consequentemente, eles se sentem importantes e como parte da empresa e não apenas mais uma pessoa que passou por lá.
  • Funcionário satisfeito. Puxando o assunto do item anterior, temos nesse momento um funcionário feliz e satisfeito com seu trabalho e a forma como é visto. Evitando demissões e assegurando um aliado para a empresa.

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Vale a pena contratar

E finalmente, a pergunta mais esperada. Vale a pena contratar os treinamentos personalizados? Sim! Depois de todas essas vantagens que apresentamos, você não pode deixar a oportunidade passar.

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Quando contratar

Será que é um bom momento para contratar treinamentos personalizados? É claro que a empresa pode realizar treinamentos frequentemente, mas separamos algumas situações em que é importante pensar a respeito (e contratar!).

  • Falhas no atendimento: a equipe responsável pelo atendimento ao cliente está apresentando resultados ruins? Aposte nos treinamentos personalizados, pois é assim que os funcionários vão entender como lidar com o cliente e garantir sua fidelização.
  • Reduzir os custos: se a empresa precisa reduzir custos, o treinamento é bem-vindo. Aproveite a oportunidade para tratar as questões financeiras durante a qualificação e aponte formas de como minimizar os gastos.
  • Aumento do quadro de funcionários: houve contratações recentemente? Então é a hora perfeita de investir em treinamentos personalizados, que visam principalmente auxiliar os novos empregados.
  • Mudanças internas: caso haja mudanças internas, os treinamentos personalizados não podem ficar de fora. Se um vendedor muda de setor, por exemplo, precisa passar por um treinamento adequado para que entenda as suas novas funções e saiba realiza-las da melhor maneira.
  • Novas ferramentas: assim como o item abordado anteriormente, a inserção de novas ferramentas de trabalho exige treinamento. Mesmo que não haja mudança de setor ou funcionário, novos equipamentos mudam a rotina dos empregados e, portanto, é indispensável a capacitação para que as ferramentas sejam bem aproveitadas.

Recomendação de leitura: O futuro do atendimento ao cliente

Software de CRM nos treinamentos personalizados

O software de CRM é capaz de armazenar e organizar da melhor maneira os dados de clientes e também de vendedores. É rápido e fácil, o software perfeito para qualquer empresa. Mas como ele pode ajudar a preparar e qualificar as equipes durante o treinamento personalizado?

O Customer Relationship Management (CRM) será um guia para planejar as aulas e dicas. Ele mostra dados reais e instantâneos dos clientes – logo, fica bem mais fácil entender o que os consumidores estão buscando e basear seu treinamento nesses dados.

Veja mais em: Aprimore seus talentos com o CRM

Agora você não tem mais desculpas para fugir do treinamento personalizado. Ele será de grande ajuda por aí!

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