Como Prospectar Clientes no LinkedIn

Como prospectar clientes no LinkedIn

O mercado de trabalho é algo muito dinâmico e, assim como a sociedade, está em constante transformação. Em vendas isso não é diferente por isso a importância de saber como prospectar clientes no LinkedIn.

Dentre as principais mudanças e evoluções que podemos perceber está na forma de fazer novos negócios.

Redes sociais como o LinkedIn vêm se transformando em uma das principais ferramentas de trabalho do profissional que busca por atualização, entrada no mercado, recolocação ou prospecção de clientes — assunto que vamos abordar no post de hoje.

Além de compreender as principais informações sobre o LinkedIn, você terá uma visão estratégica de como prospectar clientes no LinkedIn e otimizar essa rede social a seu favor.

Isso será feito a partir dos seguintes tópicos:

  • o que é o LinkedIn;
  • qual a sua importância para profissionais ou empresas;
  • como prospectar clientes no LinkedIn;
  • melhores formas de criar novas conexões.

 

O que é o LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social de negócios lançada no ano de 2003.

Por mais que a plataforma já tenha ultrapassado os 16 anos, foi a partir de 2014 que começou a  ganhar a atenção do brasileiro.

Desde então, profissionais em busca de oportunidades ou empresas com foco em se posicionar no mercado e prospectar clientes no LinkedIn investiram pesado nas estratégias de uso.

É importante pensar que muito mais do que uma plataforma de conexões, o LinkedIn pode se transformar uma das principais ferramentas para conquistar vendas.

Por isso, tenha em mente que será necessário entender seu “manual de uso” e não seguir aquela linha informal de redes como o Instagram ou  Facebook.

De forma básica, as atividades que a plataforma oferece se assemelham muito com o Facebook.

É possível fazer um post, comentar nos conteúdos de amigos, deixar uma curtida, entre várias outras ações que não serão estranhas para quem já está acostumado com uma rede social.

Logo também será possível fazer Lives nessa ferramenta.

É uma rede exclusivo para uso profissional.

Para você ter uma noção do quanto o LinkedIn pode e irá crescer veja seu desempenho no ano de 2018 em comparação com outras redes sociais.

  1. Facebook – 130 milhões de usuários
  2. WhatsApp – 120 milhões de usuários
  3. YouTube – 96 milhões de usuários
  4. Instagram – 57 milhões de usuários
  5. Twitter – 30 milhões de usuários
  6. LinkedIn – 29 milhões de usuários

Percebe-se que está longe de ser uma rede social popular, mas asseguro que é bem seletiva, ou seja, ideal e quase inevitável não usar para prospectar clientes no LinkedIn.

No LinkedIn você criar e cadastra sua conta e perfil gratuitamente, mas existe o LinkedIn Premium que é uma versão paga onde você tem ainda mais funcionalidades.

Não deixe de ler – Vale a pena ter uma conta premium no LinkedIn?

 

Qual é a sua importância para profissionais e empresas

Você provavelmente já ouviu a famosa frase “quem não é visto não é lembrado”.

E, na era da informatização da sociedade, tenha certeza que a expressão carrega consigo um peso ainda maior.

Pensando tanto na prospecção do cliente quanto no cenário inverso, quando é ele quem está em busca por serviços ou produtos, uma das principais ações a serem tomadas hoje em dia é abrir o celular/computador e navegar na internet.

Atualmente, não estar em uma rede social tem grande poder de causar estranhamento nas pessoas.

Afinal, é justamente nessas plataformas que o usuário conhece mais sobre um produto e entende questões de preço ou localização, por exemplo.

Quando pensamos no movimento marca/cliente, então, as redes sociais têm papel ainda mais incrível.

Os recursos disponíveis para marcas fazem com que alcançar o público certo seja uma tarefa relativamente simples e com grandes possibilidades de retorno em curto prazo.

O LinkedIn para os profissionais é um espaço para buscar e novas oportunidades de emprego e negócios e para as empresas um espaço para atrair e contratar novos talentos.

Vale a pena citar no conteúdo relevante que encontramos nessa ferramenta, grupos de discussão e a possibilidade de aprimorar o seu networking.

 

Como prospectar clientes no LinkedIn

Agora que você já entendeu o que é o LinkedIn e tem uma ideia sobre os principais atributos da rede e já sabe que deve ter o seu perfil muito bem elaborado, é hora de aprender a prospectar clientes no LinkedIn.

Tenha um perfil campeão e/ou uma página corporativa otimizada

O que queremos dizer com isso é bem simples: crie um perfil completo.

Para isso, é preciso preencher a maior quantidade de campos possíveis como nome, endereço, serviços, tamanho da empresa, setor e site.

Lembre-se do que falamos anteriormente e imagine que, quanto menos completa for a sua rede social, maiores serão as chances de estranhamento por parte do usuário.

Além das informações básicas do perfil, é importante manter uma atualização periódica.

Crie ou compartilhe conteúdos interessantes, que conversem com a sua persona, transparentes sobre o seu negócio/serviços e que tenham alto potencial de conversão.

A chave é proporcionar a maior quantidade de conteúdos possíveis, porém sempre deixando no ar os principais motivos pelos quais aquele usuário deve seguir a sua pessoas e pensar na possibilidade de fazer negócios.

Pelo LinkedIn é bem provável que ele visite o seu site, siga a sua página ou já entre em contato via e-mail, telefone ou até mesmo indo até o local.

Depois de otimizar o perfil e deixá-lo preparado para ser visto por pessoas de todo o mundo, é hora de iniciar as buscas e refinar cada uma delas.

Defina a sua persona e o público-alvo

A tarefa de prospecção de clientes não adianta nada caso você ou a sua equipe não tenham a menor ideia (ou tenham, mas de forma incompleta) sobre o perfil de comprador ideal.

Pense que quanto maior for o investimento em estudos sobre o público, mais certas serão as informações enviadas e, como consequência, maiores as chances de conversão.

Para isso, desenvolva a sua persona ou o público-alvo ideal. Para colher as informações, softwares de CRM são soluções ágeis, completas e personalizáveis de acordo com a realidade do seu negócio.

Depois de traçar os dados sobre público, é hora de buscá-los na rede. O LinkedIn permite que sejam feitas buscas a partir do nome, empresa que trabalha, conteúdo, localidade, instituições de ensino e até mesmo grupos.

Pensando em uma empresa de tecnologia que fornece software para caixas de supermercado/padarias, por exemplo, vale buscar das seguintes formas:

  • funcionários de cargos que façam sentido para você (equipe de compras, administrativo) em empresas da área que sua equipe quer conquistar;
  • grupos que conversem sobre o tema de alguma forma;
  • raio de localidade do funcionário ou empresa.

Dica de leitura – O que é e como definir a Persona Ideal

Crie relacionamentos genuínos

Com a evolução no comportamento de compra do usuário nas redes sociais, ficou muito mais difícil conquistar um cliente.

Por isso, tenha em mente que as pessoas já conseguem entender muito bem quando uma empresa está “atirando para todos os lados” em busca de qualquer um.

A chave para criar bons relacionamentos é construir um diálogo honesto, personalizado e que demonstre real vontade da empresa em fechar negócio com o usuário.

Faça com que ele se sinta especial e mereça a atenção daquelas pessoas.

Para isso, as mensagens enviadas ao fazer uma nova conexão são as principais formas de dar um pontapé no processo de prospecção.

Vamos apresentar algumas ideias de abordagem, mas antes é preciso se atentar sobre alguns tópicos:

  • evite copiar e colar a mensagem, deixe um toque único em cada uma delas;
  • chame sempre a pessoa pelo nome;
  • pergunte como ela está;
  • seja direto e evite longos textos sobre a história da sua empresa;
  • foque nas soluções que você tem para aquela pessoa.

No LinkedIn você consegue exportar os seus contatos (conexões) para o Excel e pode trabalhar esses leads enviando conteúdo via e-mail marketing, por exemplo.

 

Melhores formas de criar novas conexões

Vamos, agora, mostrar na prática uma abordagem simples que pode ser feita ao criar conexões, ou seja, enviar um invite (convite).

Todas as informações são fictícias e podem ser adaptadas de acordo com a sua empresa.

O ideal é não passar de 200 caracteres e fazer um convite bem curto.

Vou compartilhar um texto que envio e que tem alta taxa de aceitação:

 

Olá Rodrigo,

Aqui em Curitiba ajudo empresas a criar novos métodos de Prospecção via ferramentas digitais.

Você acredita que precisa melhorar nesse ponto?

Vamos conversar?

Paulo Araújo

 

Claro, depois de aceito o contato e tento agendar uma visita pessoal ou um call de apresentação, ou seja, tento criar uma conexão pessoal.

No próprio LinkedIn você encontra muito aprendizado e novos conhecimentos no LinkedIn Learning.

Prospectar clientes no LinkedIn deve ser uma tarefa diária e acompanhamento constante. Nada de começar e parar porque não atinge os resultados desejados rapidamente.

O assunto LinkedIn é vasto e apaixonante.

Aqui fizemos uma breve introdução para que você tenha uma boa noção do quanto essa ferramenta pode ajudá-lo a encontrar uma nova oportunidade de trabalho, aprimorar seu networking e conhecer novas pessoas e claro o foco principal do artigo que é prospectar clientes no LinkedIn.

Acima de qualquer estratégia nas redes sociais, tenha em mente que a ação deve ser feita com dedicação, constância e significado.

Embase todas as suas decisões e seja estratégico! Assim, o resultado será apenas uma questão de tempo.

Se você gostou deste conteúdo, te convidamos a aprender as melhores formas de recuperar clientes inativos!

E-books

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn