Autoimagem e Marketing Pessoal: Seja Difícil de Imitar

marketing pessoal

Autoimagem marketing pessoal é constantemente utilizado por freelancers e autônomos, isso porque esses profissionais estão a todo momento procurando novos clientes. Para que sejam reconhecidos no mercado como autoridade em determinada profissão, esses profissionais utilizam técnicas a seu favor, e o marketing pessoal é uma delas.

Entretanto, qualquer pessoa pode fazer sua autoimagem e marketing pessoal! A técnica beneficia qualquer profissional. Neste artigo, vamos explicar o conceito e como você pode começar a colocar em prática seu marketing pessoal. Vamos lá?

Para isso, separamos esse texto em tópicos. Aqui, você vai aprender mais sobre:

  • O que é autoimagem e marketing pessoal?
  • Por que o marketing pessoal é importante?
  • Aprenda a fazer autoimagem e marketing pessoal!

O que é autoimagem e marketing pessoal?

Podemos dizer que o marketing pessoal é uma ferramenta que transforma determinado profissional em autoridade. É como vender seu próprio peixe sem querer se aparecer, mostrando seus pontos fortes e fortalecendo a imagem e reputação de qualquer profissional.

Para fazer a autoimagem e marketing pessoal, é preciso trabalhar alguns conceitos e técnicas, como posicionamento e produção de conteúdo relevante, sempre guiado para criar uma imagem (estratégica) capaz de influenciar outras pessoas através da autoridade.

Para se autopromover, o marketing profissional tem como objetivo explorar as habilidades do profissional, mostrando suas experiências anteriores, capacidade de fazer networking e de impulsionamento na internet.

Atualmente, muitos profissionais aproveitam o poder das redes sociais para fazerem seu marketing pessoal. Eles fazem isso criando conteúdo exclusivo para essas redes, e também participam ativamente de discussões, são ótimos engajadores. Outra técnica utilizada nas redes é a publicação de currículos e atualização de portfólios constantemente.

A principal característica de quem faz marketing pessoal é criar argumentos para que sejam contratados. Por isso, a técnica é utilizada não só por freelancers, mas por qualquer profissional que queira mudar de carreira, ou esteja procurando uma oportunidade melhor de trabalho.

Hoje, não basta apenas ter um bom CV e portfólio, algumas pessoas se destacam argumentando por que devem ser contratados. Certamente, quem faz isso bem feito consegue ótimas oportunidades de emprego CLT.

Para ler mais tarde: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta

Por que o marketing pessoal é importante?

Entre 2013 e 2019, o número de novos alunos no ensino superior subiu no Brasil, chegando a 5,8%. Embora seja um número ainda baixo quando comparado com outros países, vemos hoje como o mercado brasileiro se torna cada vez mais competitivo.

E, se você mora em grandes cidades e dependendo da área de atuação, a concorrência só aumenta. Os percentuais devem aumentar nos próximos anos, fazendo a nova geração ter ainda mais dificuldade para adentrar no mercado de trabalho.

Levando tudo isso em consideração, podemos concluir que hoje temos muito mais diplomados do que cargos disponíveis. Por isso que, quanto mais pessoas chegam às universidades, mais o perfil desses formandos muda na hora de procurarem um emprego. Embora haja áreas distintas, há pouca oferta para as funções que eles exercem.

É por isso que o marketing pessoal é crucial na hora de conseguir um emprego. Ele fará a pessoa se destacar no meio de tantos profissionais “iguais”. Ao falar sobre sua área de atuação, propor ideias, melhorias, criar cases e expor suas habilidades, você é visto como um potencial funcionário, alguém que vale a pena a contratação, uma pessoa que veste de fato a camisa do time.

Leitura complementar: Marketing de conteúdo: entenda o que é

Aprenda a fazer autoimagem e marketing pessoal!

Antes de tudo, avalie quais são as qualificações que você tem e que geralmente são requisitadas no mercado de trabalho através das vagas existentes.

Fazendo uso de algumas técnicas como a utilização da matriz SWOT e a definição da missão, visão e valores, você conseguirá entender como e qual a maneira certa de competir com outros profissionais. Em outras palavras, esse planejamento inicial vai guiar seu marketing pessoal, auxiliando na criação de uma estratégia de sucesso.

Veja a seguir algumas dicas!

Saiba qual é sua missão, visão e valores

Quando falamos em marca (de empresas em geral) existe uma série de etapas que são definidas a fim de posicionar essa empresa. Uma das mais importantes é a definição da missão, visão e valores.

Com sua carreira profissional é igual! Dentro da autoimagem e marketing pessoal você também precisa definir esses três pilares que vão guiar sua estratégia.

Na missão, você define o que deseja entregar para os clientes. Ela vai ser o norte da sua estratégia, e deixa os objetivos bem claros.

Já a visão é como um planejamento, só que a longo prazo. Aqui, você deve se perguntar: onde deseja estar daqui uns anos? Qual seu objetivo profissional? Por outro lado, os valores são o que guiam sua conduta profissional, e servem como um alicerce do marketing pessoal.

A definição desses três parâmetros auxiliará você a compreender melhor qual tipo de mensagem você precisa transmitir para conquistar mais clientes.

Utiliza as redes sociais a seu favor

As redes sociais são essenciais na hora de fazer networking. Além disso, o Linkedin é o lugar certo para você colocar em prática seu marketing pessoal. Pense como uma empresa: você se atrai por aquelas que produzem uma boa propaganda, certo? Com você, precisa ser igual! Atraia recrutadores criando conteúdo de valor.

As redes ajudarão você a ter mais visibilidade, além de aumentarem suas conexões para criar um bom networking. Portanto, promover-se nesse espaço é essencial, e o custo é zero. As oportunidades são criadas por você.

É importante ter um networking

Como citamos no tópico anterior, as redes sociais te ajudarão a criar um bom networking. Ele é extremamente importante dentro do marketing pessoal.

Você pode participar de eventos, entrar em contato com as empresas e diversos profissionais do mundo todo. Uma vez dentro da bolha, maior serão as oportunidades de trabalho.

Não se esqueça de promover o seu trabalho!

O Linkedin é um ótimo canal para promover o seu trabalho! Esse tipo de ação rende ótimos resultados, chama a atenção de recrutadores e potenciais clientes.

Não sinta receio ou vergonha em falar sobre um projeto em que participou, por exemplo. Sinta orgulho do seu trabalho e conte como foi ter essa experiência.

Usando o Linkedin 

Essa é uma rede essencial para se você quer fazer marketing pessoal. A rede concentra uma série de recrutadores e é recheada de oportunidades para todas as áreas.

Ali, você pode criar um contato mais direto com quem precisa do seu trabalho, ou pelo menos com quem demonstra algum interesse nele. Portanto, manter uma boa reputação e a divulgação constante do seu trabalho poderá fazer você ter autoridade em sua área e ser até uma referência em sua rede.

Use o storytelling a seu favor

Quem não gosta de ler uma boa história? Todos sempre possuem uma para contar! Portanto, chame a atenção para você e seu trabalho abusando das técnicas de storytelling, isso vai ajudar você a ter mais visibilidade ainda.

Mantenha um bom relacionamento com seus clientes

Para aqueles que são autônomos ou freelancers, é importante manter um bom relacionamento e manter contato com clientes que você já atendeu.

Esse é um dos segredos para manter um bom marketing pessoal, pois existe a possibilidade desses clientes solicitarem seus serviços novamente, e com um bom relacionamento entre vocês, o contato será mais orgânico e natural.

Dê uma atenção especial para o seu portfólio!

Uma dica para ter um portfólio que faça você se destacar, é participar de trabalhos voluntários.

Muitos projetos e ONGs precisam de pessoas voluntárias constantemente. Ofereça seu trabalho, fale sobre o que você sabe fazer e como isso poderá ajudar esses grupos. Isso lhe dará mais experiência e liberdade criativa também.

Agora que você já sabe o que é, e como funciona e qual a importância do marketing pessoal, que tal colocar em prática e conseguir mais clientes? Ou, quem sabe, mudar de área? Essa é uma técnica que, com certeza, fará você conquistar grandes oportunidades para sua carreira!

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