O que é Cold Mail? Vale a pena praticar?

cold mail

O termo Cold Mail lembra o que chamamos de Cold Call, que tem basicamente a mesma finalidade, porém por telefone.

O Cold Mail ou e-mail frio, traduzindo literalmente, é a prática de iniciar um contato comercial com uma pessoa mesmo sem ter tido nenhuma interação anteriormente, por e-mail.

Essa prática é conhecida por ser pouco efetiva, mas então porque é tão utilizada ainda nos dias de hoje? Veja o que você vai aprender sobre esse assunto neste artigo:

  • Utilização de e-mail nos dias de hoje
  • O que é Cold Mail?
  • Qual conteúdo deve ter em um Cold Mail?
  • Diferenças entre Cold Mail, e-mail marketing e spam
  • Estratégias para Cold Mail

Utilização de e-mails nos dias de hoje

É fato que existem bilhões de e-mails ativos atualmente, e esse é um número crescente já que cada vez mais é necessário possuir um para se cadastrar em sites e até criar contas em redes sociais.

Cerca de 20.9% das pessoas checam os seus e-mails mais de cinco vezes por dia, enquanto 50.8% dão uma conferida na caixa de entrada logo ao acordar.

A Forbes divulgou uma pesquisa sobre emails onde foi comprovado que as pessoas preferem a utilização do e-mail ao invés de fazer ou receber ligações, chats ou vídeo chamadas quando se trata de assuntos relacionados ao trabalho.

Atualmente o e-mail está mais vivo do que nunca, e se engana quem pensa o contrário.

O que é Cold Mail?

O Cold Mail é um tipo de e-mail enviado sem a pessoa ter solicitado, mas não é disparado para simplesmente qualquer um e sim para um público que tenha a ver com o que você está ofertando.

Esse tipo de e-mail geralmente é utilizado para prospectar clientes, apresentar uma marca, produto ou serviço para quem tem grande possibilidade de se interessar por ele.

As empresas identificam essas pessoas e vão captando seus contatos, para que assim sejam feitas as abordagens por e-mail. O problema é que muitas vezes o Cold Mail é praticado de forma incorreta, sendo confundido com e-mail marketing.

A proposta é enviar um e-mail sem design, customização ou ofertas para o potencial cliente, e sim entender se ele realmente precisa do seu produto.

Leitura complementar – O que é o Cold Call?

Qual conteúdo deve ter em um Cold Mail?

Os consumidores, mais do que nunca, estão exigentes. Qualquer experiência negativa, por menor que seja, já é motivo para que deixem de comprar com você e ainda corram para as redes sociais mostrando o descontentamento.

Portanto, na prática de Cold Mail é necessária muita atenção para que essas pessoas sejam conduzidas da melhor forma e que você tenha os melhores resultados.

Você deve evitar e-mails institucionais e/ou muito extensos, sem um conteúdo interessante e que não irá acrescentar nada para quem está lendo.

A intenção é ganhar a atenção do lead e não o fazer sair do e-mail sem nem mesmo passar do primeiro parágrafo.

E-mails curtos e diretos ao ponto são essenciais para manter a atenção e curiosidade da pessoa em saber mais sobre o que você está apresentando. O ideal é fazer testes com diferentes e-mails e ver qual possui o título e assunto que mais gerou aberturas e cliques.

Diferenças entre cold mail, e-mail marketing e spam

Lembre-se que Cold Mail não é e-mail marketing, tampouco spam.

  • O Cold Mail é enviado para pessoas que têm a ver com o que você está oferecendo e com quem você realmente deseja se conectar, utilizando uma abordagem personalizada e que busque resolver e entender os problemas dos seus leads.
  • O e-mail marketing é enviado para uma lista de e-mails de contatos que assinaram a newsletter em seu site, que escolheram estar ali e receber novidades e conteúdos sobre seus produtos e serviços.

Nele sempre podemos ver imagens de produtos, balões de descontos e promoções, muitas cores e fontes chamativas.

  • O spam é um tipo de e-mail genérico, enviado em massa e com abordagens e promessas vazias. Geralmente ele acompanha dezenas de links e pode colocar seu aparelho em risco ao clicar neles, tome cuidado com os vírus.

Leitura complementar: As 5 melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado.

Estratégias para Cold Mail

Aproveite essas dicas para colocar seu Cold Mail em prática de forma correta.

Assunto

Não é novidade que o assunto de um e-mail precisa despertar curiosidade e vontade de clicar, colocar o nome do receptor pode ser uma boa forma de ser mais atrativo também.

Mas cuidado, o assunto deve ter a ver com o contexto do e-mail. Pesquisas apontam que 33% das pessoas se baseiam no assunto para abrir os e-mails, enquanto 69% conseguem até classificar como spam só de bater os olhos no assunto.

Para um número maior de taxa de abertura aposte em:

Senso de urgência: insira palavras no assunto do e-mail que façam com que o leitor sinta necessidade de abrir naquele mesmo momento, mas de maneira natural e usual, como se fosse um e-mail que a pessoa já tem costume de receber em sua caixa de entrada.

Evite:

Letras maiúsculas: pelo tamanho das letras pode até parecer que seu e-mail terá mais atenção, mas é totalmente ao contrário. Os sistemas de e-mails trabalham com filtros que ao detectar um assunto inteiro com letras maiúsculas o classifica como spam.

Estrutura do E-mail

  1. Apresentação: Primeiramente você irá se apresentar, cumprimentando a pessoa que está recebendo o e-mail.

Seja breve e lembre-se que o intuito não é falar sobre você ou a empresa e sim acrescentar valor ao seu potencial cliente.

  1. Motivo do contato: O motivo do contato deve vir em seguida, algo customizado que a pessoa entenda que não foi enviado em massa para uma vasta lista de contatos. Informe o que sua empresa faz e quais serviços você presta, sem detalhes específicos para o e-mail não ficar muito longo.

O tamanho ideal para esse e-mail de primeiro contato é em torno de 50 a 125 palavras.

  1. Proposta de valor: Faça uma proposta de valor e explique o que pode entregar para aquela pessoa, citar exemplos de outros clientes que já atendeu é uma boa estratégia.
  2. Call to Action: Finalize seu e-mail com uma aparência limpa, sem imagens e aproveite para acrescentar uma chamada de ação (call to action) para saber se a pessoa que leu o e-mail ficou interessada e quer partir para um próximo passo.

Limite a um CTA por e-mail na forma de um botão clicável ao invés de acrescentar o link, isso aumenta a taxa de cliques.

Você pode utilizar gatilhos mentais como autoridade no assunto, escassez, prova social e reciprocidade para aumentar suas chances de conversão do lead em cliente.

Leia também: Gestão de leads: o que são e como encontrá-los?

Agora você já sabe o que é Cold Mail e como colocá-lo em prática da forma correta, basta testar as possibilidades.

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