Sistema CRM e a Equipe de Vendas

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Muitas pessoas não sabem como o sistema CRM e a equipe de vendas podem vender mais. O software de Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou CRM (Customer Relationship Management), é um componente essencial nas estratégias de empresas modernas que buscam se destacar na área de vendas.

A ferramenta de CRM atualmente é o principal software de gestão de relacionamento utilizado pelas empresas que querem criar um diferencial de atendimento junto as suas equipes de vendas.

No entanto, muitos ainda não compreendem como o sistema CRM e a equipe de vendas podem impulsionar a gestão comercial da sua empresa.

Existem diversos tipos de CRM no mercado, cada um projetado para se adaptar a diferentes modelos de negócio. Para qualquer empresa que busque alavancar suas vendas, a implementação deste sistema é uma necessidade premente, preferencialmente antes dos concorrentes.

O CRM de vendas é uma ferramenta que auxilia a área comercial a ter uma visão do seu desempenho sob vários aspectos.

Um CRM voltado para vendas fornece uma visão ampla do desempenho comercial, abordando várias facetas. Ele permite entender quais produtos têm tido mais saída, quais oportunidades de vendas foram perdidas e por que isso ocorreu. Com essas informações, a equipe de vendas pode traçar estratégias para impulsionar as vendas futuras e identificar áreas que necessitam de melhorias.

Assim fica mais fácil planejar novas vendas, além de saberem onde se está errando para então criar uma solução.

Para saber como ele ajuda no processo de vendas observe abaixo.

  • Como o sistema CRM e a equipe de vendas podem vender mais
  • Organização da rotina dos vendedores
  • Melhora na comunicação comercial da equipe
  • Fortalece o relacionamento com o cliente
  • Faz a integração dos times de vendas e marketing

Como o sistema CRM e a equipe de vendas podem vender mais

Um sistema de CRM simples pode ajudar a sua equipe de vendas a vender mais de várias formas, de início ele proporciona a definição de um método mais claro para o vendedor.

Com os processos definido sua empresa já irá sentir de imediato algumas melhorias que são fundamentais para o aumento das vendas.

Logo de imediato sua equipe terá acesso as seguintes ferramentas para vender mais:

  • gestão do follow
  • clientes separados em perfis Prospect, Ativo ou Inativo.
  • controle de propostas emitidas
  • curva ABC de clientes, produtos e oportunidades em aberto.
  • registro dos contatos anteriores

Isso só de começo com o tempo com informações inseridas ele terá acesso a vários relatórios que ajudarão a definir ações de vendas bem pontuais.

Leitura complementar – O que é o CRM de Vendas?

Organização da rotina dos vendedores

Uma agenda organizada promove um trabalho melhor para qualquer profissional.

Por meio desta ferramenta você pode agendar compromisso e colocar lembretes para quem nenhuma das suas obrigações diárias seja esquecida.

A gestão do tempo do vendedor é crucial para atingir as metas.

Uma rotina bem definida trará mais disciplina e foco na execução.

O CRM possibilita uma rotina mais estruturada para os vendedores, facilitando a gestão do tempo e a consecução de metas. Com uma rotina bem definida, os vendedores conseguem ter mais disciplina e foco na execução.

Leia também – 5 dicas para melhor gestão do tempo do vendedor

Vídeo bônus – 10 Dicas para ter Mais Foco no Trabalho

Melhora na comunicação comercial da equipe

O CRM de vendas ajuda na comunicação entre os departamentos, por exemplo, o setor de marketing da empresa com o setor financeiro.

Com essa troca de informações, todos os profissionais da empresa passam a conhecer melhor os clientes da empresa podendo assim fazer um atendimento personalizado.

A ferramenta possibilita a comunicação interna, porque permite que todas possam acessar os dados sobre algum cliente por manter todas as informações em apenas um local. 

Outra grande vantagem é ter organizado todos os registros dos clientes, assim quando um novo vendedor entra na empresa pode ter acesso a todas as informações e vendas que aconteceram no passado.

Compartilhar informações sobre os clientes permite que todos na empresa os entendam melhor e, consequentemente, ofereçam um atendimento mais personalizado.

Fortalece o relacionamento com o cliente

Mantendo o sistema de CRM sempre atualizado você terá um amigo de alto desempenho para ajudar a gerenciar a comunicação com o seu cliente.

Uma das vantagens proporcionadas pelo o sistema é a satisfação do seu cliente, que acontece através das vendas que são organizadas e sistemáticas.

Além disso, com ele é possível entender melhor os principais problemas dos seus clientes, o que ajuda melhorar a prestação de serviços contribuindo para o aumento da fidelidade. 

O cliente percebera o grau de profissionalização da sua equipe de vendas e não se sentira esquecido ou abandonado.

Manter o CRM atualizado ajuda a gerenciar a comunicação com os clientes de forma eficiente. Compreender melhor os problemas dos seus clientes através do CRM auxilia na melhoria do serviço prestado, aumentando a satisfação e fidelidade do cliente. Isso também contribui para que o cliente perceba o grau de profissionalismo da sua equipe de vendas.

Faz a integração dos times de vendas e marketing

A centralização dos dados no CRM permite a integração dos times de vendas e marketing, promovendo uma estratégia unificada de “vendarketing”. Essa integração proporciona o alinhamento entre as duas equipes para desenvolver estratégias mais eficientes.

Formando desta maneira a estratégia de “vendarketing”, que uma junção das duas palavras vendas e marketing.

Essa junção representa o alinhamento entre as duas equipes, para desenvolver estratégias que tragam resultados positivos.

Outro ponto importante é conseguir avaliar o desempenho de cada vendedor em suas atividades diárias.

Saiba mais sobre esse assunto no artigo: 4 indicadores para avaliar o desempenho da equipe de vendas

Se você deseja aumentar as vendas da sua empresa conquistar e manter os clientes é fundamental investir no sistema CRM.

Essa ferramenta de gestão comercial é essencial na gestão da sua empresa e também ajudará a aprofundar seu conhecimento sobre cada cliente.

Imagine acompanhar as negociações da sua empresa através do funil de vendas e medir a execução da estratégia definida.

Ao implementar um sistema CRM, a empresa adquire uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas e estreitar o relacionamento com os clientes. Além disso, o CRM ajuda a aprofundar o entendimento sobre cada cliente e permite o acompanhamento das negociações através de um funil de vendas, facilitando a mensuração da estratégia de vendas.

Leitura complementar – Saiba quais são as 14 melhores ferramentas de CRM disponíveis no mercado

Conclusão: Sistema CRM e a Equipe de Vendas

Toda empresa ter por objetivo maior impulsionar as vendas, conquistar e reter clientes!

Essa ferramenta de gestão comercial é um componente vital para a administração do seu negócio e para aprofundar o relacionamento, gestão e conhecer mais cada cliente.

Leia também – CRM: tudo o que você precisa saber

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