CRM: tudo o que você precisa saber

CRM: entenda tudo

Neste artigo, pretendemos tirar todas as suas dúvidas sobre o que é, de fato, um sistema de CRM.

Afinal, estamos falando de uma ferramenta indispensável para a gestão da sua empresa, tanto em épocas de abundância quanto em períodos de crise.

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, atualmente um sistema de CRM é acessível a todos os tamanhos de empresas.

Graças à constante evolução da tecnologia, hoje podemos ter acesso a esse tipo de ferramenta, que ajuda a organizar a sua equipe, a sua carteira de clientes e gerar insights sobre decisões a serem tomadas.

Portanto, mesmo que você já tenha investido em um CRM e quer entender um pouco mais sobre tudo o que ele pode fazer pelo seu negócio – ou, ainda, está pensando em adquirir um, separe alguns minutinhos para conferir este post.

O que você vai encontrar neste artigo:

  1. O que é um sistema de CRM?
  2. Como funciona um CRM no dia a dia da empresa?
  3. Quais empresas precisam utilizar um sistema de CRM?
  4. 5 motivos para você investir em um software de CRM em seu negócio.
  5. Qual é o melhor sistema de CRM para empresas?

Vamos lá?

O que é um sistema de CRM?

Também conhecido como software de CRM, um sistema de CRM é um programa a ser instalado em seu computador ou que funciona totalmente em nuvem.

A sigla de CRM significa Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente – e a partir daí fica mais fácil entendermos do que se trata essa ferramenta.

Um CRM serve para que as empresas consigam unificar e gerenciar todos os seus potenciais clientes e clientes ativos ou inativos.

Leia também: Gestão da Carteira de Clientes

Além do gerenciamento da base de clientes da empresa, o sistema de CRM também ajuda na gestão da sua própria equipe de vendas.

Todos as ações tomadas ficam registradas – como o acompanhamento das metas de cada um, as reuniões agendadas, os resultados das negociações, os clientes conquistados, os clientes perdidos, etc.

Quer um exemplo prático?

Imagine que a sua empresa tenha 5 vendedores.

Você precisa gerenciar as atividades de cada um, certo? Você precisa ter acesso a itens, como:

  • Metas que cada um;
  • Quantidade de clientes;
  • Quantas e quais pessoas estão sendo prospectadas;
  • Reuniões agendadas;
  • Resultados de cada reunião.

Agora imagine que a empresa tenha 200 clientes cadastrados.

Para saber tomar as melhores decisões, você precisa ter conhecimento de itens, como:

  • Quantos e quais desses clientes estão ativos, inativos ou prospects;
  • Itens mais vendidos e menos vendidos;
  • Indicadores de vendas em tempo real;
  • Integração com outras ferramentas, como de marketing, para acompanhar a geração de leads (potenciais clientes).

Por fim, imagine ter todas essas informações espalhadas em arquivos nos computadores da empresa? A geração de relatórios certamente ficaria confusa e levaria mais tempo para serem produzidos, sem falar na possibilidade de erros.

Viu como um sistema de CRM é fundamental?

Esteja ela iniciando ou já consolidada no mercado, a organização das informações é imprescindível para um crescimento sustentável.

Como funciona um CRM no dia a dia da empresa?

Os dados são os ativos mais importantes para o crescimento de uma empresa, certo?

Através deles, conseguimos gerar informações importantes para tomarmos decisões melhores no dia a dia corporativo.

Nesse caso, o sistema de CRM funciona a favor da coleta de dados essenciais sobre as vendas.

Em primeiro lugar, ele coleta os dados de todos os seus clientes, estejam eles ativos, inativos ou em fase de prospecção.

De posse dessas informações, a empresa consegue personalizar vendas, melhorar o atendimento, fazer o estoque girar (já que sabe quais produtos vendem mais) e tudo mais que pode ser feito para aumentar o faturamento.

Em segundo lugar, um sistema de CRM melhora a produtividade da sua equipe de marketing e vendas.

Aliás, ele ajuda na integração das duas equipes.

Enquanto o marketing é o responsável pela criação de estratégias de captação de leads (potenciais clientes), guiando-os pela jornada do cliente para que eles se conheçam a empresa e os produtos, o time de beneficia de um CRM ao obter e incluir informações na base de clientes.

Ou seja: assim que a pessoa demonstra interesse pelo produto, o time de marketing faz o cadastro na base de clientes do melhor software de CRM que você pode contratar.

Quando este prospecto está mais preparado para ouvir uma oferta, então o marketing passa esse contato ao time de vendas – já com informações importantes e relevantes para que os vendedores construam argumentos fortes para fechar negócio.

Um sistema de CRM, portanto, aumenta a produtividade da equipe, diminui erros e aumentam as chances de vender mais ao conquistar os clientes ideais.

Saiba mais: Como vincular a estratégia de marketing e vendas?

Quais empresas precisam utilizar um sistema de CRM?

Até este ponto, vimos que um sistema CRM é um braço direito no gerenciamento de clientes e da equipe de vendas. Nele, todas as informações importantes estão reunidas em um só local.

Mas será que todas as empresas precisam de um CRM? A resposta é: sim.

Um CRM é uma ferramenta que vai de encontro à necessidade de automação e otimização de tarefas das empresas.

Hoje em dia, com a correria, quanto menos processos precisarem ser feitos manualmente, melhor.

Mesmo as pequenas empresas – e até mesmo trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais – precisam contar com um reforço na gestão da base de clientes.

Até mesmo porque pequenos negócios costumam ter menos colaboradores.

Além disso, quando você investe em um sistema de CRM e deixa de lado aquela planilha, você adquire três vantagens:

  • segurança dos dados, principalmente se o seu fornecedor de CRM conta com uma boa política de backup e proteção das informações;
  • geração de relatórios em tempo real, diminuindo (e até eliminando) a chance de erros;
  • mobilidade, pois caso você invista em um CRM que opere em nuvem, você acessa o sistema a partir dos seus dispositivos móveis que acessam a internet.

Além do mais, precisamos lembrar: mesmo que hoje você lidere sozinho o seu empreendimento, você precisa de um sistema de CRM para catalogar a base de clientes e gerar informações.

Aumentou o número de clientes e o faturamento da empresa? Então provavelmente você já vai contratar um vendedor. E depois, mais 3. E, logo em breve, você pode mais vendedores e centenas de clientes.

Por isso, um CRM de vendas é fundamental para todas as empresas.

Enquanto as grandes conseguem organizar grandes times, as pequenas também gerenciam e se preparam para o crescimento organizado de seus negócios.

Leia também: Como treinar um gestor de equipe de vendas?

5 motivos para você investir em um software de CRM em seu negócio

Se você ainda não está convencido da importância de um sistema de CRM, a seguir confira outros motivos que provam que está na hora de você repensar sobre isso:

Motivo 1: Diminui a perda de clientes

Um sistema de clientes reúne uma base de dados com as informações de todas as pessoas que já compraram da sua empresa. Elas costumam ser divididas em:

  • ativos: que compram com regularidade;
  • inativos: que não compram há um tempo;
  • prospects: pessoas que ainda não se tornaram clientes e que as equipes de marketing e vendas estão trabalhando para que elas se tornem.

As chances de perder clientes diminuem porque o CRM fornece dados preciosos sobre os clientes inativos e os que estão prestes a se tornarem inativos.

Saber, por exemplo, quais itens eles costumavam comprar é importante para descobrir o motivo pelos quais eles deixaram de comprar de você – e às vezes, uma oferta especial pode reverter esse quadro.

Por isso, o CRM é um braço direito na definição de estratégias de fidelização de clientes.

Motivo 2: Melhora o atendimento ao cliente

Um bom atendimento é o que separa empresas boas das empresas ruins.

Você pode ter o melhor produto ou serviço do mercado, mas se não souber atender bem o cliente, a concorrência sai na frente.

O sistema de CRM ajuda você a acompanhar mais de perto todos os seus clientes, já que ele ajuda a manter o histórico de cada um atualizado.

É possível saber, por exemplo, quando foi a última vez que um vendedor entrou em contato com determinada pessoa.

Com isso, dá para criar estratégias de suporte mais eficazes e um pós-vendas mais personalizado.

Outra questão: o atendimento ao cliente também é otimizado quando você tem um bom CRM.

Imagine, por exemplo, que um cliente sempre foi atendido pelo vendedor X, mas que acabou saindo da empresa.

Então, entra em cena o vendedor Y, que continuará prestando um atendimento personalizado por já ter todo o histórico do cliente acessível no sistema.

Não será preciso começar do zero, perguntar coisas que já foram ditas anteriormente.

Acredite: isso realmente faz diferença na experiência de compra do cliente.

Motivo 3: Os vendedores conseguem personalizar as ofertas

Se você sabe que o cliente X gosta de comprar produto Y, e o cliente W gosta de comprar o produto Z, mas que, no momento, está inativo porque não consegue comprá-lo por alguma dificuldade financeira, o CRM ajuda saber tudo isso para que os vendedores personalizem ofertas.

Personalizar ofertas significa valorizar cada cliente como uma pessoa especial, importante para sua empresa.

Quando você entrega mais do que um produto, mas um valor ao dizer “tenho uma oferta mais especial para você”, isso pode fazer a diferença nos resultados.

Lembre-se: pessoas compram para satisfazer necessidades e desejos. Conheça de fato, quem são os seus clientes para conseguir criar ofertas personalizadas.

Confira: Como criar um bom relacionamento com o cliente utilizando um CRM.

Motivo 4: Funil de vendas com mais precisão

Um funil de vendas, ou pipeline, é uma técnica que padroniza e analisa em quais das quatro etapas de vendas os clientes se encontram: atenção, interesse, desejo ou ação.

Nesse caso, o sistema de CRM consegue trazer com exatidão essas informações, como, por exemplo:

  • Saber quais clientes precisam de mais atenção;
  • Quais estão avançando com mais facilidade pelo funil;
  • Quais estacionaram em determinada etapa;
  • Se está na hora da equipe entrar em ação para fechar negócio;
  • Quais ações executar em cada etapa do funil.

Confira mais detalhes sobre como funciona o funil de vendas neste post aqui.

Motivo 5: Você evita e corrige uma série de erros na equipe de vendas

Por fim, o sistema de CRM ajuda a aparar erros e dificuldades que geralmente ocorrem nas empresas, como, por exemplo:

  • Dificuldade de integração entre as equipes de marketing e de vendas: um bom CRM consegue integrar-se a outros sistemas, como os específicos de marketing;
  • Vendedores externos que têm dificuldade de acessar os dados: um CRM que funciona em nuvem resolve esse problema;
  • Geração de relatórios com dados realmente importantes;
  • Perda de prazos de negociações: um CRM pode enviar notificações sobre a agenda de trabalho dos vendedores;
  • Dificuldade de acompanhar as metas e o desempenho do time de vendas;
  • Sobrecarga da equipe de TI quando a empresa utilizar CRM in loco: nesse caso, o CRM em nuvem resolve esse problema.

Qual é o melhor sistema de CRM para empresas?

O melhor sistema de CRM é aquele que consegue atender exatamente às demandas da sua empresa para que ela cresça de forma organizada e sustentável.

Ele precisa:

  • Organizar todas as informações de vendas e prospecção;
  • Gerar relatórios em tempo real;
  • Analisar metas;
  • Acompanhar o desempenho de cada vendedor;
  • Otimizar o funil de vendas;
  • Organizar a agenda de compromissos dos vendedores e enviar notificações;
  • Integrar-se a outros sistemas de gestão para automatizar ainda mais processos.

Em todos esses casos, o CRM Clientar é a melhor opção.

O CRM Clientar é um software que opera totalmente em nuvem, no modelo SaaS, e se integra facilmente ao ERP e ferramentas de marketing digital que você já utiliza na empresa.

Ele apresenta mais de 20 recursos para facilitar a sua gestão.

Aliás, é mais do que um sistema de CRM: é uma ferramenta que promove uma verdadeira inteligência em vendas.

Com um dashboard simples e bastante intuitivo, o CRM Clientar também proporciona um trabalho focado no funil de vendas. Ou seja, você consegue saber onde cada prospecto está na etapa – e isso é um verdadeiro diferencial.

Outras vantagens do CRM Clientar:

  • Controle das propostas emitidas versus a taxa de conversão;
  • Controle de todos os clientes ativos, em prospecção e inativos (inclusive com informações de quantos dias eles estão sem comprar);
  • Auxilia como ferramenta de follow up, o que aumentam as chances de fidelização de clientes;
  • Geração de gráficos interativos e em tempo real.

Para entender na prática como funciona o CRM Clientar, preparamos um tour virtual para você conhecer todas as ferramentas do sistema.

Caso prefira, tire suas dúvidas diretamente com a equipe Clientar.

Boas vendas e até a próxima!

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