Qual CRM Usar na minha Empresa?

Descubra qual CRM usar e facilite sua vida, afinal este sistema é fundamental na hora de agilizar processos-chave dentro da sua empresa, te ajudando a conquistar novos leads, organizando seus contatos, melhorando no relacionamento com os clientes e muito mais.

Vender é sempre o objetivo principal de toda empresa, logo ter ao seu alcance um software CRM vai ajudar o seu empreendimento a vender mais e com muita qualidade.

A seguir, separamos algumas dicas para te auxiliar na hora de escolher qual CRM usar na sua empresa. Confira!

  • O que é sistema CRM?
  • Benefícios do sistema CRM de vendas
  • Como escolher um software CRM

O que é sistema CRM?

Logo de início já precisamos deixar bem claro que CRM é uma sigla em inglês usada para Customer Relationship Management, que traduzindo para o português é o mesmo que Gerenciador de Relacionamento com o Cliente.

Isso quer dizer que as ferramentas de CRM possuem a meta de criar um ambiente voltado para a comunicação com clientes, oferecendo também recursos para que isso aconteça da melhor forma possível.

A função do software CRM é fazer uso de várias estratégias de negócios tais como: o suporte tecnológico e o gerenciamento de seus clientes, compreendendo quais são os seus desejos e necessidades, antecipando-os.

Todas essas facilidades geram mais vendas e auxiliam na captação de mais clientes.

A gestão de relacionamento com o cliente, como o termo é conhecido no português, vai muito além de um simples software ou plataforma; é todo um processo utilizado por pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com os clientes.

Essa plataforma CRM proporciona a antecipação de necessidades e desejos, a otimização de rentabilidade, aumenta as vendas e ainda personaliza as campanhas de captação de novos clientes.

Não podemos nos esquecer de que ter um bom relacionamento com o cliente é de grande importância para qualquer que seja o negócio e é o diferencial para as pequenas empresas que não são capazes de competir em nível de igualdade com os grandes empresários.

O bom atendimento é o que dá destaque para as lojas, visto que todo o resto pode ser facilmente replicado.

Leia também: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta

Benefícios do sistema CRM de Vendas

Após descobrir o que é um sistema CRM, está mais do que na hora de saber quais são seus principais benefícios, e posteriormente saber qual CRM usar!

1. Melhoria no relacionamento com os clientes atuais

Todo mundo gosta de ser bem atendido, isso é um fato, tanto é que muitas pessoas até deixam de ir a um estabelecimento muito renomado por conta da insatisfação com o atendimento.

Fazendo uso da plataforma CRM nas empresas, a manutenção e comercialização dos produtos passa a ser feita de maneira muito mais organizada e isso traz bons resultados em diversos setores da empresa. Atente-se a esse detalhe na hora de escolher qual CRM usar.

Ademais, fica muito mais simples de resolver os problemas e as dúvidas dos clientes utilizando essa ferramenta.

Leitura complementar – Custo por Aquisição de Cliente – CAC

2. Otimização da comunicação em equipe

Quanto melhor sua equipe se comunicar, melhor serão os resultados na área de vendas. Afinal, os clientes passam a estar mais satisfeitos e os lucros no final do mês crescem.

Inclusive, compartilhar informações com a equipe faz com que todo o trabalho seja feito de maneira mais otimizada e eficaz. Tal ação beneficia não apenas o departamento de vendas, como também os outros que estão relacionados, como marketing e publicidade.

Assim, ao invés de um membro da equipe ligar para outro da área de suporte para que este pesquise as informações sobre um determinado cliente, ele mesmo será capaz de acessá-las por meio do programa e obter todos os dados de que necessita para sua equipe de vendas.

3. Tenha um maior poder de gerência

O responsável por gerenciar todos os resultados do negócio pode ter um pouco de dificuldade nesse aspecto, pois são muitas informações para gerir e relacionar e, sem um programa que auxilie a fazer isso, as chances de erros são diversas.

Por isso, com o software CRM nas empresas será mais fácil identificar a produtividade da equipe e a força de cada setor, especialmente o de vendas.

E são esses os resultados que serão os feedbacks utilizados para fazer o planejamento e estabelecer metas. De outro modo, como definir quanto se quer crescer em determinada época do ano se você nem sabe em qual situação a sua empresa se encontra atualmente?

Esses dados podem ser usados como um verdadeiro norteador para o crescimento e sucesso do seu negócio.

4. Otimizar os recursos

Pense em quanto a sua empresa gasta investindo em suposições, quando considera, por exemplo, que os clientes podem gostar de um determinado produto, mas sem ter uma porcentagem definida com certeza.

Apenas uma base de dados com informações verídicas e organizadas poderia determinar com certeza. Quando se tem a plataforma CRM na empresa é possível obter inúmeras vantagens nesse aspecto.

Dica de leitura: 15 Benefícios do CRM de Vendas

Como escolher um software CRM?

Escolher qual ferramenta de CRM usar em seu negócio é uma tarefa que deve ser levada muito a sério, pois há muitas opções no mercado e é muito importante saber qual delas é capaz de oferecer os recursos indispensáveis para suas necessidades.

De forma geral, algumas características não podem ficar de fora na hora de selecionar um bom software CRM. Assim, ao escolher a melhor ferramenta, confira se ela apresenta os recursos abaixo:

1. Cloud Computing (Computação na nuvem)

Ao escolher qual CRM usar, é importante saber se é possível acessá-lo em qualquer lugar e se as informações estarão seguras lá dentro.

A computação em nuvem está revolucionando os serviços digitais em todos os patamares, pois é possível ter acesso a plataformas e serviços de qualquer dispositivo – são os SaaS (Software as a Service).

Isso é essencial em um sistema CRM, pois permite que todas as informações dos clientes estejam protegidas, integradas em prontas para serem acessadas a qualquer momento e em qualquer lugar.

2. Automação de tarefas

Um bom software CRM permite automatizar algumas tarefas que são consideradas repetitivas, as quais podem ser facilmente automatizadas. Isso garante mais tempo para que os profissionais se dediquem ao que realmente importa.

3. Integração com outros serviços

Atualmente, até mesmo empresas de pequeno porte utilizam de uma vasta gama de serviços e plataformas digitais, seja para a gestão de redes sociais, captura de leads e disparo de e-mail marketing e newsletters.

Dessa forma, é de suma importância contar que o CRM escolhido trabalhe de forma colaborativa com os sistemas que a sua empresa já utiliza, garantindo processos mais ágeis e informações sempre atualizadas.

4. Customização de software

Após definir o tamanho de sua equipe e o grau de complexidade a serem extraídos/ colocados no CRM, fica mais fácil de saber qual CRM usar, pois você saberá o quão customizada sua ferramenta deve ser.

Para aquelas empresas que possuem pequenas equipes (menos de cinco usuários), com um menor grau de complexidade, podemos considerar ferramentas na nuvem com rápidas configurações. Essas são ferramentas “out of the box” sem necessidade de parametrizações.

No caso da ferramenta de CRM necessitar de mais configurações, tenha certeza que a sua configuração, tutorial e treinamento sejam de fácil acesso a toda equipe.

Caso sua empresa já possui um médio/grande porte e/ou bastante complexidade nos processos e relatórios, vale a pena considerar ferramentas que ofereçam customizações na sua funcionalidade.

Assim, para descobrir ao certo qual CRM usar, você deve atentar-se primeiro às necessidades da sua empresa e posteriormente verificar quais as plataformas de CRM que são capazes de atender todas as suas demandas.

O que não pode acontecer é você, empreendedor, deixar de aderir a esse sistema, afinal, é ele quem vai te ajudar a otimizar suas vendas, descobrir onde estão os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem e ainda emitirá relatórios mais concretos que te servirão de norteadores para saber o que acontece dentro e fora do seu negócio.

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