O que é SaaS e quais são seus benefícios para minha empresa?

SaaS

Você sabia que muitas empresas das quais você é cliente são SaaS desde os seus primórdios?

Com o avanço das tecnologias e principalmente dos serviços em nuvem, o acrônimo SaaS, o qual é derivado das iniciais das palavras em inglês Software as a Service tem se popularizado no meio virtual e empresarial.

Tem interesse em saber mais sobre o famoso SaaS?

Confira os tópicos que selecionamos para sanar suas principais dúvidas em relação ao Saas:

  • Afinal, o que é SaaS?
  • Como o SaaS funciona?
  • Quais os benefícios e as desvantagens do SaaS?
  • Exemplos práticos de empresas que usam o Saas
  • CRM: o SaaS que fará diferença na sua vida
  • Afinal, o que é SaaS?

SaaS, ou simplesmente Software as a Service, foi a maneira encontrada pelos profissionais para disponibilizar softwares e soluções de tecnologia como um serviço em um lugar só: a internet.

A ideia principal é que adotando esse modelo, sua empresa não teria a necessidade de instalar, manter e/ou atualizar softwares ou hardwares. A forma de acesso é simples e rápida, tudo acontece via conexão com a internet.

Além disso, você sabia que os aplicativos também podem ser SaaS? Pois é!

Nesses casos, eles são chamados de softwares baseados na Web, softwares sob demanda ou softwares hospedados.

Qualquer que seja o nome, eles são executados nos servidores das empresas provedoras, as quais possuem a responsabilidade de gerenciar o acesso e manter a estrutura de segurança de dados, conectividade e servidores necessários para a função escolhido.

Como o SaaS funciona?

Aquela árdua tarefa de ter que comprar licenças, instalar e atualizar softwares ficou para trás. O surgimento do SaaS foi capaz de revolucionar todo esse processo, já que, nele tudo acontece de forma online, seja em instalações locais ou via browser.

O funcionamento do SaaS acontece de forma simplificada, assim, ela começa a partir do pagamento de uma solução como serviço e não como licença. Lembrando que é o fornecedor quem disponibiliza o sistema.

Assim, aquele que faz o uso das ferramentas disponibilizadas não precisa mais se preocupar com instalações, atualizações ou renovação de licenças e todas suas ramificações burocráticas. Tudo fica como tarefa para o fornecedor resolver!

O SaaS oferece serviços para vários clientes de forma segura e individualizada.

Quais os benefícios e as desvantagens do SaaS?

É fato que as empresas fornecedoras de SaaS estão ganhando mais força e destaque com o passar dos anos, isso porque esse modelo oferece inúmeros benefícios e oportunidades aos negócios de todos os portes e esferas.

Confira a lista de benefícios oferecidos pelo SaaS:

  • Pequenos obstáculos à entrada e custos iniciais baixos:

Ou seja, com o software as a service, é possível usufruir de toda a sofisticação e funções dos modelos usuais de softwares, entretanto sem as obrigações habituais de manutenção, taxas e custos iniciais de licença.

É válido ressaltar que ele já vem instalado e configurado, e por isso, as empresas conseguem começar o seu trabalho de imediato.

  • Alta acessibilidade:

Os aplicativos são facilmente acessados usando qualquer dispositivo móvel ou desktop, a qualquer hora e em qualquer lugar, graças a computação em nuvem!

  • Simplicidade de upgrade

Sabendo que os upgrades e atualizações são feitos pelo provedor, as plataformas SaaS descartam a necessidade de fazer download ou instalar o aplicativo.

O provedor é o responsável pela disponibilidade também; por isso, os consumidores não têm a necessidade de adicionar hardware, software nem largura de banda segundo o crescimento da base de usuários conectados.

  • Integração facilitada:

Os Softwares as a Service permitem que as empresas dimensionem de forma contínua os requisitos, de acordo com as necessidades dos negócios e as demandas do contratante. Diversos provedores oferecem também formas personalizadas para que as empresas possam atender as necessidades individualmente.

Ademais, muitos fornecem APIs (Interfaces de Programação de Aplicativo), os quais possibilitam a integração a aplicativos já existentes.

Não deixe de conferir: O que é um aplicativo de vendas? 

Como nem tudo são flores, sabemos que ao mesmo tempo que um software pode oferecer diversos benefícios, ele também pode oferecer algumas desvantagens. Com o SaaS não poderia ser diferente!

Entenda a seguir algumas das desvantagens que o software como serviço pode ter

Ainda que sejam extremamente vantajosos devido a sua facilidade operacional, acessibilidade e baixos custos, o SaaS apresenta como principal desvantagem sua dependência da cloud computing para se manterem disponíveis.

Ou seja, se um servidor remoto no qual um SaaS está hospedado apresentar falhas, todo sistema operacional falha junto.

Outro ponto não positivo a se atentar é que, dependendo do servidor escolhido, pode-se encontrar vulnerabilidades e, assim, a segurança dos dados é comprometida.

Mas não se preocupe, essas situações ainda que sejam possíveis de acontecer com a sua empresa possuem uma maneira fácil de se resolver! Todavia, é importante destacar que nunca se é demais pesquisar e checar a credibilidade do fornecedor escolhido!

Exemplos práticos de empresas que usam o SaaS

Restam dúvidas aí sobre o que é SaaS?

Fique calmo! Nós vamos te ajudar um pouco mais: veja os exemplos práticos de empresas que estão em destaque com a oferta de Software como serviço.

  • Adobe: a plataforma, atualmente, oferece diversos serviços por assinatura dentro da Adobe Creative Cloud.
  • Netflix: a queridinha do momento já conta com mais de 40 milhões de usuários em todo o globo terrestre, os quais assistem com grande frequência seus conteúdos em streaming.
  • ServiceNow: A ServiceNow é uma empresa fundada nos Estados Unidos, a qual fatura nos dias atuais cerca de US $3 bilhões oferecendo serviços de TI baseados em SaaS.
  • The Ultimate Software Group: também fundada nos Estados Unidos, a multinacional atua no segmento de tecnologia da informação e suas soluções são baseadas na nuvem chamada The Ultimate Software Group. Em 2019, seu lucro foi de US$940 bilhões.
  • Linkedin: uma das principais redes sociais do mundo corporativo do mundo, a qual é voltada exclusivamente para perfis profissionais, é um ótimo exemplo do uso de sucesso de SaaS.
  • Resultados Digitais: a empresa de origem brasileira é conhecida no mercado nacional por suas soluções em automação e de marketing digital, sendo referência em seu campo de atuação.

Leia também: estratégias de marketing digital

Você sabia que existe um SaaS capaz de ajudar na gestão da sua empresa e com isso aumentar exponencialmente seu desempenho em vendas?

Não sabia? Pois é! Esse Software é capaz de mudar sua visão de vendas e mercado digital

Acompanhe o tópico que separamos para apresentar esse software otimizador de vidas!

Leitura complementar: Software de Vendas para Pequenas Empresas

Software CRM: o SaaS que fará diferença na sua vida!

O SaaS CRM – Customer Relationship Management – é a ferramenta ideal para criar, avaliar e gerenciar equipes de alta performance!

Esse software de CRM possibilita ver com clareza os caminhos a serem seguidos para enfrentar os obstáculos que impedem que sua empresa alcance resultados satisfatórios.

Quer saber mais sobre o CRM? Interessou-se pelo assunto?

O artigo a seguir tem tudo o que você precisa saber sobre o sistema que está sendo utilizado pelas principais empresas de sucesso. O que é CRM de Vendas?

Vídeo Bônus – Desafios Atuais do Gestor de Vendas

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn