Marketing digital e o CRM devem andar juntos

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Você sabe qual a conexão do Marketing Digital e do CRM? Antes de entender isso, é preciso primeiramente saber como são feitas as performances dentro de uma proposta para engajamento.

Marketing Digital já é um termo conhecido e muito utilizado por empresas de todos os segmentos.

São estratégias dentro do meio digital que necessitam de um investimento e estudo de campo, para que a longo prazo gere crescimento da empresa.

O objetivo é divulgar de maneira digital a fim de atrair novos negócios, novos relacionamentos com clientes, uma identidade de marca e se destacar no mercado, principalmente em relação aos concorrentes.

Porém, existem inúmeros métodos e estratégias quando o marketing digital é escolhido para abordagem.

São feitos em blogs, sites, redes sociais (Facebook e Instagram atualmente possuem ferramentas específicas para auxiliar as empresas), investimentos em plataformas de busca como o Google, mídias sociais, E-mails, Whatsapp e muitos outros.

Existe uma infinidade de maneiras de praticar estratégias de marketing digitais. Essas estratégias podem ser feitas a partir de um investimento nas plataformas ou focando em um padrão que funciona para o segmento do seu mercado.

Em contrapartida, o método CRM (do inglês como Customer Relationship Management) significa “Gerenciamento de Relacionamento com o cliente”. Ou seja: é um método programado em um software de gerenciamento para facilitar o relacionamento do cliente.

Perceba que o CRM está inserido no Marketing Digital.

Significa então que o método CRM irá desenvolver desde o primeiro contato, uma estratégia para facilitar a comunicação, entrega e satisfação para com o cliente.

As mensagens de contato e interação com os todos clientes são personalizadas. Isso cria uma individualidade de comunicação para cada um e suas singularidades. Essa vantagem acontece por conta da possibilidade que o software tem de reunir dados e informações do cliente.

Quais as vantagens para o Marketing Digital?

Para o marketing digital, as vantagens são incontáveis, desde a execução, até os benefícios de engajamento que geram para as empresas, veja algumas delas:

  • Facilidade de comunicação entre a empresa e o consumidor. Uma vez que o marketing digital está inserido em plataformas digitais, atualmente são acessíveis e em muitos casos gratuitos para ambas as partes;
  • Feedback dos consumidores feito em tempo real. Casos em que são utilizadas redes sociais e plataformas de busca como parâmetro, no qual há o contato direto com os números e respostas;
  • Presença online. Facilita a comunicação e encontro do cliente com sua empresa, já que o contato está acessível e “na palma da mão”;
  • Segmentação de público. O segmento é feito a partir de dados resultantes dos feedbacks. Muitas redes sociais que são direcionadas também para empresas oferecem dados de publicação com impressões de maior participação em gênero, faixa etária, localização, horário, entre outros;
  • Custo benefício: Muitas plataformas que permitem a utilização do marketing digital são gratuitas, estão acessíveis e muitas delas são direcionadas para empresas (Facebook e Instagram), e mesmo que sejam feitos investimentos, há um custo menor que algumas mídias exteriores, por exemplo;
  • Resultados de longa duração: Caso haja um investimento e principalmente quando há a criação de perfis empresariais, os resultados tendem a ser constantes sendo uma página ativa, com postagens relevantes e interações com os seguidores;
  • Fidelidade com o cliente: Quando o cliente possui uma relação direta com a empresa, ele tende a possuir mais segurança e confiança em relação a marca.

Leituras complementares:

O que é Inbound Marketing?

O que é Outbound Marketing?

Quais as vantagens para o Software de CRM?

Em relação a plataforma de CRM, as vantagens possuem algumas semelhanças e divergências. Veja algumas delas:

  • Cliente fiel: Há uma relação de segurança e confiança quando o mesmo percebe que a empresa possui atenção e foco no gerenciamento da sua venda e dos seus dados de forma particular. Facilita o acompanhamento do ciclo de vendas para os clientes, garante maior fidelidade e segurança de dados e informações;
  • Assertividade: Permite maior chance de assertividade e sucesso nas abordagens aos consumidores e também na visão de mercado, o método voltado inteiramente para os clientes facilita o acompanhamento do ciclo de vendas, podendo através do CRM enviar as oportunidades, junto de interações, ofertas, acompanhamentos e dados empresariais; 
  • O software: Os softwares utilizados na aplicação desse método são acessíveis, de fácil entendimento e abordagem, não necessitam de um conhecimento técnico avançado ou específico da sua equipe.

Durante a execução da estratégia, o software permite a gerenciamento de mais de uma funcionalidade, muitos agem diretamente no marketing digital, auxiliando em processos de enriquecer perfis comerciais, auxiliar os leads, e mais. 

Qual a relação do Marketing Digital e do CRM?

Primeiramente, com uma breve noção dos dois métodos de marketing abordados, já é notável que possuem um fator em comum que é o seu canal de atuação: a tecnologia (meios digitais).

Independentemente de como seja executado, o marketing digital, pelo seu próprio nome já afirmando, atua em plataformas online, redes sociais, mídias digitais, assim como a estratégia CRM, que é o gerenciamento dos clientes é desenvolvido e executado por um software.

Como também analisado, ambos lidam com números de dados estratégicos.

O marketing digital para que obtenha resultados, não basta apenas atirar para todos os lados e esperar que surjam resultados.

A longo prazo, os dados de impressões, engajamento e crescimento tornam-se visíveis para a empresa. A partir disso, são feitas as alterações necessárias. Em caso de queda, há o investimento em outros setores (ainda dentro do meio digital).

Funciona assim também com o CRM, para gerenciar o cliente, é necessário a organização de dados do cliente, da empresa, dos produtos e a partir deles investir nas necessidades e carência dos clientes.

Os dados são o foco de ambos para haver crescimento.

Importante também ressaltar um fato de destaque, o CRM é um segmento do marketing digital.

Uma vez que é inserido em uma plataforma digital, que é executado através de tecnologia e gerenciamento da equipe, é uma estratégia de marketing digital.

Por isso, não existem motivos para não investir para sua empresa, caso estude e sinta que há potencial, existem muitas vantagens e chances de engajar sua empresa e suas vendas.

Leia também – O que é Marketing de Conteúdo?

Conteúdo produzido pela Agência WebTrends.

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