5 Dicas para o Líder de Vendas

líder de vendas

Os manuais de administração sempre ensinaram como ser líder de vendas. Basicamente é preciso saber planejar, organizar, dirigir e controlar.

Com o tempo surgiram tipos de liderança como liderança servidora, leader coach, conceitos e técnicas para que o líder extraia o melhor desempenho de cada membro da sua equipe.

Em vendas o líder deve acima de tudo ser um grande exemplo.

A liderança está lá para servir, apoiar e sempre desenvolver cada membro da sua equipe.

No entanto a liderança precisa de ferramentas de gestão, como o sistema de CRM para que o líder seja mais justo, e claro, mantenha o foco nos resultados.

Como ser um líder?

Veja algumas dicas simples, porém essenciais para liderar a equipe de vendas.

  1. Reuniões de Desempenho da Equipe
  2. Sessões de Feedback Pessoais
  3. Indicadores para Campanha de Premiação
  4. O Líder de Vendas acompanha as Atividades da Equipe
  5. Informação Online

Creio eu que o maior desafio do líder é a ganhar a confiança dos vendedores e assim conseguir criar uma equipe com alto desempenho.

Assista ao mini curso – Como liderar equipes de vendas.

Para ser um líder ele deve sempre promover:

1. Reuniões de desempenho da equipe

O Gestor não pode pautar o seu trabalho pelo achismo, mas por indicadores de gestão.

O “eu acho que…” desmotiva a equipe, gera desconfiança e em nada ajuda a melhorar o ambiente de trabalho.

Para liderar a equipe de vendas é preciso monitorar as ações de vendas e os resultados da sua equipe de trabalho.

Monitorar propostas, quantas estão em andamento e em que fase, quantas perdemos e o porquê.

A quantas andas nosso trabalho de prospecção e recuperação de clientes e se o follow up está em dia.

Nas reuniões de trabalho toda a apresentação de resultados deve ser feita via o software de CRM assim o gestor cria o hábito e a cultura de fazer um bom uso dessa ferramenta de trabalho.

Por tabela os vendedores que não usam o sistema de CRM da forma adequada começam a perceber que se não participarem do jogo não terão seu trabalho reconhecido.

Faça reuniões curtas e objetivas.

2. Sessões de feedback pessoais

Uma das maiores reclamações dos funcionários é que nunca recebem um feedback adequado dos seus gestores.

Por meio do CRM o líder de vendas pode elaborar um feedback técnico, baseado em dados e fatos e não no que ele presume.

Em uma avaliação o gestor será efetivo ao mostrar ao vendedor quais indicadores ele deve melhorar para atingir os resultados.

Dedique tempo e esforço nessa atividade.

Leia também  – Como dar feedback.

3. Indicadores Simples e Eficazes

Indicadores simples ajudam em cirar e medir Campanhas de Premiação. Elas são sempre um plus, algo a mais para motivar as equipes de vendas.

As campanhas de premiação são um tiro no pé quando as metas, indicadores e as regras não privilegiam a meritocracia.

O sistema de CRM é um aliado no sentido de acompanhamento dos resultados para a premiação final.

Com um CRM o gestor sabe quantos clientes prospects se tornaram ativos ou quanto se vende de um determinado produto, entre outros.

Dados e informação não faltarão para ajudar ao líder a criar uma campanha simples e criativa para motivar a sua equipe de vendas.

Só é possível mudar o que se pode medir.

Sem medição não há mudança efetiva.

Menos é mais, sempre!

Assista ao vídeo onde explico a diferença entre Remunerar, Comissionar e Premiar.

4. O Líder de Vendas acompanha as atividades da equipe

Ninguém gosta de ser pego com as “calças curtas” e acompanhar diariamente a equipe de vendas não é fácil.

Falha na comunicação, problemas inesperados e incêndios para apagar fazem parte da rotina de muitos gestores de vendas.

sistema de CRM auxilia no acompanhamento diário das atividades de cada vendedor.

Quantas visitas in loco, contatos telefônicos ou por e-mail, reclamações de clientes, e claro, propostas emitidas e pedidos fechados.

Assim a comunicação torna-se mais efetiva e o gestor pode acompanhar as atividades que realmente interessam de cada vendedor em particular.

O líder não deve se preocupar em ser o maior ou melhor vendedor da empresa.

Deve sim, se preocupar em criar bons vendedores a sua volta.

Acompanhar, analisar e melhorar a cada dia seus liderados.

5. Como ser um líder sem a informação on line e em tempo real?

Dizem que agilidade em vendas é tudo!

Informação em tempo real, online e disponível é o sonho de qualquer gestor de vendas.

O CRM melhora a comunicação entre líder e liderados e mostra com exatidão quanto falta para atingir determinada meta ou se o vendedor está executando o que foi combinado na última reunião de vendas.

Decisões certeiras exigem dados corretos e de fácil visualização.

O sistema de CRM traz em suas telas gráficos e dados atualizados e ajudam a como ser um líder bem sucedido.

O fato de estar nas nuvens torna a informação mais ágil e confiável o que ajuda em muito a tomada de decisões e o acompanhamento do trabalho em campo.

Como vimos liderar a equipe de vendas está longe de ser uma tarefa simples e o CRM é um aliado na gestão de equipes e na busca da alta performance.

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