Como ficar à frente da concorrência

O sistema de CRM é uma importante ferramenta para colocar a sua empresa sempre um passo à frente da concorrência.

É sempre bom lembrar que a concorrência está longe de ser algo ruim.

Muito pelo contrário, são nossos concorrentes que nos tiram da zona de conforto, provocam inovação e vontade de vencer.

A estratégia em relação a concorrência é sempre desejar superar, copiar ou até mesmo admirar e se perguntar: Como eles fazem isso?

Assim sua empresa tem sempre motivos para buscar o algo mais, motivos e inspiração para encantar o seu cliente.

Nesse post vamos discutir como o software de CRM pode ajudar a sua empresa a estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes.

Vamos analisar:

  • Mundo globalizado ou  mentalidade globalizada
  • Profissional talentoso ou uma equipe talentosa
  • Investir no cliente ou desenvolver o cliente
  • Encantar a equipe que cuida do cliente

É incrível como e quanto o discurso mudou nos últimos anos, seja ele no campo econômico, político, social ou empresarial.

Novos termos e idéias abundam como água torrencial em dias de chuva, nos levam a reflexões e paixões pelos mais variados temas.

Termos como CRM – Customer Relationship Management – aparecem em nosso dicionário corporativo como algo imprescindível para qualquer gestor de vendas.

Mas note que falar é fácil, mas fazer…

Criar prática de inovação na área de vendas também é determinante para vencer a concorrência.

Assista ao treinamento que preparei para você com o tema: Inovação em vendas.

Agora vamos ponderar sobre discursos que já mudaram, mas que a prática ainda continua sem dar aquele passinho, tão necessário, para estar sempre à frente da concorrência com o uso do CRM.

Mundo globalizado ou uma mentalidade globalizada?

A conversa sobre globalização há muito foi supera.

O que interessa hoje é ter uma mentalidade globalizada.

  • quantos profissionais de vendas você conhece que planejam ter uma carreira internacional?
  • quantas empresas realmente têm feito um esforço adicional para exportar seus produtos e abrir novos mercados?
  • quantas empresas fazem uso de um software de CRM como uma ferramenta de gestão e meritocracia da sua equipe comercial?

A verdade é que ter um produto de qualidade internacional dá trabalho e poucos estão dispostos a encarar tal desafio.

Por mais que governo e políticas atrapalhem, o discurso de globalização só vai ter um efeito positivo em sua empresa se você tiver mentalidade globalizada.

É preciso estar aberto para um mundo novo cheio de possibilidades, instabilidades e riscos para ficar à frete da concorrência.

Profissional talentoso ou uma equipe talentosa

A verdade é que ninguém faz nada sozinho e o sonho de encontrar um Super Homem ou Mulher Maravilha que resolva todos os seus problemas pode não passar disto: um sonho.

A cultura do “salvador da pátria” não é mais condizente com o nível de competitividade que temos de enfrentar.

Hoje, o segredo é ter uma equipe talentosa, assim como uma orquestra afinada que ao ritmo de vários instrumentos executam lindas composições.

O CRM cria um método de trabalho onde toda a equipe segue um norte.

Com um método bem definido a avaliação do desempenho fica facilitada e o feedback passa a ser feito baseado em dados e fato. É o fim do achismo!

Anote aí: não existe e nunca vai existir uma pessoa perfeita, mas pode vir a existir uma equipe perfeita para uma determinada situação e o sistema de CRM pode ajudar a criar uma equipe vencedora.

A sua equipe de vendas é seu maior diferencial para vencer os concorrentes.

Leia também – 6 dicas para o vendedor lançar a informação no CRM

Investir e desenvolver o cliente para superar a concorrência

Não pense somente na comissão que o cliente pode lhe dar.

Vejo empresas que matam “as galinhas dos ovos de ouro” com uma extrema facilidade.

Em minha concepção o cliente é seu maior patrimônio, afinal nossa empresa existe para oferecer algo a alguém.

O CRM é o responsável pela gestão da carteira de clientes e o seu uso não deve ser uma questão de gosto pessoal.

Como a concorrência é feroz e rápida em copiar inovações creio que o diferencial está em saber desenvolver o seu cliente, criar um mercado forte e crítico.

O cliente tem de sentir que sua empresa é seu cúmplice.

  • seu produto ou serviço deve agregar valor ao seu cliente, senão será muito fácil ser substituído por outro.
  • sua empresa realmente contribui para o crescimento de seu cliente? Ele tem essa percepção?
  • a relação é ganha-ganha ou ganha-perde?

Antes de olhar para o bolso, olhe para o coração de seu cliente, entenda as razões que o levam a comprar e continuar comprando de você.

Encante a equipe que cuida do cliente

Aqui outro erro fatal. Empresas que fazem de tudo para encantar seus clientes e nada fazem para encantar quem cuida deles.

Toda empresa tem clientes internos que normalmente são esquecidos nesta relação.

A qualidade do produto que sua empresa vende é diretamente proporcional a qualidade do atendimento que seu cliente recebe.

Antes de tentar encantar o cliente, encante a equipe que cuida dele.

Não estou só falando da equipe de vendas, essa é importantíssima.

Mas e quanto à equipe de apoio, o pessoal da produção, o staff do escritório?

Empresa moderna é aquela onde todos têm o foco no cliente.

Leia o artigo – A venda começa com o cliente interno

Agora é apertar o passo e, de forma ágil e cooperativa, corrigir a rota rumo a uma nova mentalidade, que deve ser traduzida por novas ações e pelo uso correto e sistemático do software de CRM da sua empresa para vencer a concorrência.

E assim, quem sabe, estar muitos passos à frente de seu concorrente e bem perto de uma nova realidade organizacional, que pode gerar muita prosperidade.

Artigo complementar – Artigo: Guia Completo – Software de CRM ou Software de Vendas?

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