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Como definir estratégias de CRM para aumentar as suas vendas

estratégias de CRM

Você já implantou o CRM em sua empresa e agora quer definir estratégias de CRM para aumentar as vendas, mas não sabe por onde começar? Ou ainda nem deu o primeiro passo, mas está em busca de fazer essa implantação? Neste artigo iremos te guiar de forma simples e de fácil entendimento.

Você vai aprender:

O sistema CRM, seus benefícios e vantagens

Para iniciarmos, vamos fazer um breve resumo sobre o que é CRM e seus benefícios em uma empresa. O sistema de CRM é uma ferramenta que permite gerenciar todas as interações com um potencial cliente ou um atual cliente da empresa.

Com ela, é possível ter acesso a todo histórico de cada consumidor para estudar suas preferências, hábitos e possíveis interesses em produtos e serviços.

Leitura complementar: Sistema CRM: O que é e para que serve?

Entre os benefícios e vantagens do sistema CRM está o registro de todas as informações possíveis do cliente ou futuro cliente para que o vendedor consiga rastrear todos os passos dos consumidores e agir no momento certo, colocando as estratégias de CRM em ação.

Quais estratégias de CRM aplicar em sua empresa?

Agora você já sabe que o Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o cliente, mais conhecido como CRM, é imprescindível para as empresas que desejam crescer ainda mais no mercado.

Esse sistema é uma ótima solução para organizar processos de vendas, além de elevar o nível dos negócios nos mais diversos setores e integrar as áreas da empresa, fazendo com que haja mais assertividade e melhores resultados finais.

Portanto, vamos aprender a utilizar as melhores estratégias de CRM em sua empresa e comprovar todo o poder desta plataforma.

  1. Faça um planejamento de CRM

Uma prática que não é levada tão a sério e muitas vezes até vista como desnecessária, mas é uma das mais importantes para se dar início e fazer a diferença no restante do processo.

Faça um mapeamento da empresa para identificar o contexto da implementação das estratégias de CRM em seu negócio.

Identifique os principais objetivos que se deseja alcançar com as estratégias de CRM e transforme-os em metas práticas com prazos a serem cumpridos pela equipe.

  1. Entenda as necessidades dos seus clientes

O CRM proporciona para as empresas o conhecimento a fundo dos seus clientes. É necessário entender seu público-alvo para tornar as vendas mais efetivas e conhecer suas reais necessidades para assim os fidelizar de forma correta e assertiva.

Dica de leitura – Como descobrir as necessidades dos clientes

  1. Converter leads

As estratégias de CRM podem ser uma arma poderosa nos processos de atração e conquista de novos clientes, aumentando a taxa de conversão em vendas por meio da captação de informações.

As aplicações das estratégias de CRM podem ser cruciais para que seu produto esteja no lugar certo e na hora certa para garantir muitas oportunidades de vendas.

  1. Fortaleça a relação com os seus clientes

É errado uma empresa focar todas as suas energias em vender, é claro que vender é necessário, mas antes disso é preciso algo ainda mais poderoso e que garantirá que as vendas aconteçam: o relacionamento com os clientes.

As vendas são uma consequência da relação do seu negócio com a sua carteira de clientes. O relacionamento é a base de tudo.

Por meio da ferramenta de CRM é possível criar um relacionamento ainda mais genuíno sabendo maneiras de deixar o cliente satisfeito e evitando insatisfações.

  1. Acompanhe KPIs junto a estratégias de CRM

Que tal calcular o ticket médio de um possível cliente, mostrar as melhores épocas de venda para ele, os itens que procura mais e o meio de pagamento que prefere utilizar? Com o software de CRM você tem acesso a essas e outras informações por meio de relatórios que facilitam o seu dia a dia.

Dica de leitura – Indicadores de Vendas

  1. Utilize dados confiáveis

Não adianta coletar vários dados por meio de relatórios se eles não forem corretos, e ao invés de ajudar, atrapalharem o seu trabalho. O software de CRM fornece dados sobre seus clientes coletados corretamente, com menores chances de erros.

  1. Invista na equipe

É importante tirar um tempo para treinar sua equipe para que todos entendam o funcionamento do sistema de CRM após a decisão de implantá-lo em sua empresa. Aprender a utilizar com facilidade todos os recursos tornará a rotina mais fácil.

Na hora de escolher um fornecedor, fique atento às questões relativas a suporte e treinamento, pois é um fator muito importante já que treinamento e cursos devem ser constantes para manter toda a equipe atualizada.

Quanto mais você e sua equipe estiverem sintonizados com as funcionalidades, melhores resultados serão alcançados por meio das estratégias de CRM.

  1. Tenha um atendimento ao cliente excelente

Você sabe como oferecer o que seu cliente precisa e na hora que ele precisa, já conseguiu fazer a venda, mas e depois? O pós-venda é tão importante quanto todo o processo de venda. Um suporte de qualidade fará com que sua empresa tenha ainda mais credibilidade com o consumidor.

  1. Simplifique relatórios

Com o CRM de Vendas fica muito mais fácil e rápido acessar e monitorar dados importantes, basta escolher as métricas que deseja analisar, com isso toda a equipe ainda ganha mais tempo para realizar outras atividades.

  1. Alertas para suas tarefas

O software CRM também funciona como lembrete, com este sistema é possível ver notificações sobre os próximos passos e oportunidades de vendas que podem passar batido.

CRM: 3 letras que trazem inúmeros resultados

Agora que você já sabe o que é uma ferramenta de CRM, quais as principais estratégias de CRM para colocar em prática e como funciona essa ferramenta no dia a dia, aqui vão algumas dicas bônus de perguntas que você pode fazer em relação a sua empresa e seus clientes:

As respostas você encontrará por meio dos relatórios completos que foram mencionados mais acima, neste artigo.

De nada vale contar com um excelente sistema de CRM se não se souber usá-lo adequadamente. As estratégias de CRM são tão importantes que até contribuem para gerar mais negócios, reter mais clientes e aumentar o ticket médio.

Com uma ferramenta de CRM, todos esses dados serão compilados e se tornarão muito mais fáceis de acessar e analisar. Com isso, o planejamento de vendas será mais eficiente.

Dica de leitura: Software CRM – Controle total das suas vendas

Para finalizar pode ser muito útil e interessante se aprofundar mais sobre as perguntas certas e efetivas para se fazer na hora de colocar as vendas em prática. Assista ao vídeo abaixo e faça bons negócios.

Vídeo Bônus – Vendas na Prática – Perguntas Certas e Efetivas

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