Como fazer a integração de sistemas de CRM em sua empresa

integração de sistemas de CRM

Quanto maior for o tamanho que uma empresa alcança, através de uma expansão que costuma ser resultado do sucesso financeiro que esse negócio conquistou, maiores se tornam os desafios em sua administração. A integração de sistemas de CRM pode ajudar nesse sentido.

Os softwares em geral, em conjunto com as ferramentas tecnológicas, apresentam-se como grandes parceiros dos empreendedores, por meio de uma otimização das atividades exercidas dentro de uma empresa, dando apoio ou substituindo as ações manuais.

Ainda existem os casos nos quais essas ferramentas estão diretamente conectadas ao tipo de produto ou serviço comercializado por uma empresa, destacando-se o trabalho de algumas companhias que atuam somente no ambiente virtual.

Como uma empresa que disponibiliza suporte de informática para empresas, podendo atuar fisicamente nessas companhias, dando algum tipo de auxílio no manuseio dessas máquinas, no caso de algum problema, mas podendo também atuar de forma remota.

Algo não muito diferente dos serviços de diagnósticos virtuais, oferecidos por empresas distribuidoras de sinais de internet, de forma a tentar resolver a distância algum tipo de empecilho que pode estar afetando o acesso do usuário aos serviços de internet.

A própria confecção do trabalho vem sendo modificada pela adesão das ferramentas tecnológicas aos meios operacionais, com os empregados de certos escritórios, que podem realizar suas funções direto de uma computador, podendo trabalhar direto de casa.

Uma relação positiva para os profissionais, que não precisam se deslocar até o ambiente de trabalho, mas também para as empresas, que podem atuar com diferentes colaboradores, presentes nos mais distantes pontos do país, ou até do mundo.

No entanto é preciso ter um certo controle sobre essa grande teia de relações, sendo necessário realizar um constante diagnóstico organizacional sobre as atividades realizadas em sua empresa, e como isso pode afetar o seu público consumidor.

E quando se pensa na relação de controle de informações referentes aos seus clientes, o CRM é o tipo de programa mais frequente de ser encontrado dentro do sistema organizacional das empresas.

No que constitui um CRM?

Para entender quais são as funções de um CRM, é primordial entender a que se refere esse termo, sendo uma sigla para Customer Relationship Management, ou seja, uma gestão do relacionamento com o cliente.

Esse tipo de análise também pode ser feito de maneira manual, contudo, quando se pensa em conglomerado mundial, com milhões de clientes adquirindo os seus produtos e serviços em uma grande escala diariamente, torna-se impensável agir de forma tradicional.

Para otimizar essa relação de controle das informações provenientes dos seus clientes, de forma a identificar melhores estratégias para alcançar um público ainda maior, o uso de integração de sistemas de CRM com outras ferramentas especializadas se mostra necessário.

Um programa que trabalha com questões voltadas a área de vendas e de marketing de uma empresa de forma a estabelecer um clima organizacional dentro da companhia, com diferentes times trabalhando juntos como por exemplo: Contabilidade e consultoria, com uma ferramenta similar que auxilie no seu trabalho.

O CRM precisa se encontrar em constante atualização, tendo acesso aos dados frequentes que são adquiridos ou implementados a uma empresa, em um nível de velocidade que se multiplica quando se pensa em uma companhia mundial.

De forma a garantir essa frequente atualização, de acordo com o controle que a sua empresa busca ter sobre os dados referentes às suas vendas, é importante saber qual tipo de CRM será aplicado à sua companhia, o CRM local ou na nuvem.

Enquanto o CRM local funciona através de um servidor próprio, localizado nas propriedades da sua companhia, a sua versão na nuvem se encontra disponível na internet, em uma rede interna que pode ser acessada pelos seus funcionários, através do computador ou celular.

É claro que nessa modalidade os dados também se encontram armazenados em uma rede de computadores, porém sendo administrados por um sistema particular administrado por empresas especializadas, similar ao monitoramento de alarme em um condomínio.

Mas esse não é o único tipo de programa encontrado dentro de uma empresa, que pode contar também com o auxílio de diferentes softwares especializados para atuarem com algum dado importante para a sua empresa. Na integração de sistemas de CRM, podemos citar:

  • Serviços de calendário;
  • Programas financeiros;
  • Softwares de controle de dados dos clientes;
  • Sistema de entrada e saída de funcionários.

Entre muitos outros que podem ser adotados em uma companhia, facilitando os mais diversos serviços, como um escritório de consultoria contábil e fiscal ou um fornecedor de matérias-primas, ambos importantes para as relações comerciais de um negócio.

E com tantos programas diferentes, é fácil para uma empresa perder o controle sobre as atividades de cada um, logo, é importante para ela saber como proceder na integração de sistemas de CRM com esses serviços, de forma a melhor controlá-los e também como otimizar a ação de cada um.

Por que fazer a integração de sistemas de CRM de um negócio?

Para responder a esse questionamento, primeiro é preciso entender como funciona essa integração, sendo nada mais do que uma junção dos sistemas, ou seja, unificando a configuração desses programas, para que exista um maior acesso entre eles.

O que é possível imaginar quando se pensa na figura de um smartphone, que além da sua aplicação como um aparelho de comunicação telefônica entre os seus usuários, hoje trabalha com sistemas de câmera, internet e até instrumentos práticos como calculadora.

Quando se pensa na organização de uma empresa a situação não é muito diferente, com a relação de diferentes ferramentas e funcionalidades permitindo que o seu negócio alcance melhores resultados, apresentando-se como um nome diferenciado no mercado.

Daquelas ao qual o público disputa pela distribuição de brindes como presente para empresas personalizadas em eventos, vide a relação que o cliente tem com a sua companhia.

E isso começa através das atividades internas de uma empresa, que podem ser otimizadas por meio da integração de sistemas de CRM relacionados a realização de cada uma dessas ações necessárias para a manutenção de uma companhia.

Logo, entre os benefícios conquistados com a incorporação dos sistemas de uma empresa podemos citar:

Otimização dos processos

A realização de diversas funções é dependente a outros fatores, como a confecção de uma camisa, que só pode ser realizada após a entrega de algodão à fábrica, servindo como o material base para a produção dessa e de outras peças de roupa.

Sendo assim, a integração entre o sistema que identifica o número de peças a serem produzidas, assim como a análise de material base disponível permite que uma empresa não precise parar a sua produção por uma falta de estoque.

A comunicação entre esses sistemas indiretamente atingirá o seu público consumidor, encontrando ou não produtos disponíveis para compra, e por isso devem também ser integrados ao software de CRM da sua empresa.

Aprimoramento do tempo de trabalho

O melhor controle interno das ações executadas em sua empresa permite também a identificação de maneiras de agilizar os trabalhos ali realizados, destacando ao público a velocidade de entrega da sua empresa, sem pôr em risco a qualidade dos seus produtos.

Uma integração que pode ser observada através dos efeitos de um treinamento segurança do trabalho, diminuindo o número de acidentes em sua fábrica, permitindo que os funcionários tenham mais tempo de realizar um trabalho adequado ao seu negócio.

À vista disso, os processos internos devem ser analisados pelos setores da empresa responsáveis pelo contato com os clientes, principalmente quando se pensa em uma companhia de serviços, no qual o tempo de execução é importante para o contratante.

Aumento na produtividade

E quanto mais rápido for o tempo gasto na execução das atividades referentes a uma empresa, maior também pode ser o nível de produção dela, contando com ferramentas próprias e com tempo disponível para a realização de trabalhos.

Para a equipe de marketing e de vendas é essencial ter acesso a esses números de produção, sabendo a quantidade de produtos disponíveis para a venda, adaptando suas estratégias para essa realidade.

Confiança nos dados internos

A comunicação entre os setores internos de uma empresa sempre foi tida como algo essencial para o sucesso de uma companhia, no entanto, uma falta de diálogo aberto e constante entre esses times podem afetar na relação final da empresa com o cliente.

A integração de sistemas de CRM entre os programas utilizados por cada equipe elimina os possíveis ruídos de comunicação, podendo uma empresa informar em seu site o número de estoque disponível de um produto específico, esclarecendo ao consumidor uma possível urgência no consumo.

Redução dos custos

Outro benefício dessa troca de dados entre os sistema está nos custos operacionais de uma companhia. Não contando apenas com a identificação de melhores oportunidades comerciais, mas com os próprios gastos de cada setorc, que podem ser iguais

Como dois programas que trabalham com a satisfação do cliente com um produto, sendo que a integração desses softwares facilitaria essa análise.

É o mesmo tipo de combinação utilizada pelos programas de busca, quando alguém pesquisa por cursos profissionalizantes valores, usando dados disponíveis dos usuários e dos sites disponíveis para entregar o melhor resultado possível.

Considerações finais

E essas são apenas algumas das vantagens conquistadas com a assimilação dos programas internos de sua empresa, levando em conta as próprias relações comerciais de uma companhia, que trabalha com a sua conexão com clientes e fornecedores.

Tudo para alcançar os melhores resultados possíveis ao seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

E-books

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn