O que faz o planejador de palavras-chave? Dicas para usar bem!

Não é novidade para ninguém que usar corretamente um planejador de palavras-chave é capaz de atrair muitos clientes. É a partir de palavras-chave que as pessoas encontram o seu conteúdo ou produto pela internet.

No entanto, encontrar os termos mais adequados não é uma tarefa fácil se você não tiver um planejador de palavras-chave por perto. Se quer entender como ele funciona e quer dicas para usá-lo de forma proveitosa, continue nesse artigo!

O tema abordado será discutido nos seguintes tópicos:

  • O que é e o que faz um planejador de palavras-chave?
  • Qual a sua importância?
  • Dicas para usar bem

O que é e o que faz um planejador de palavras-chave?

Antes de falar sobre planejador de palavras-chave, vamos entender a palavra-chave em si.

As keywords, ou palavras-chave, são o que os usuários digitam em buscadores quando precisam encontrar algo que responda à dúvida deles ou que solucione os seus problemas.

Geralmente, trata-se de um termo composto por mais de uma palavra, até mesmo para que a busca seja mais específica e traga resultados mais convenientes ao que o usuário está procurando.

As palavras-chave podem ser de cauda longa (quando tem de 3 a 5 palavras) ou cauda curta (1 ou 2 palavras). Ex.: “bolo vegano” – cauda curta; “bolo vegano como fazer” – cauda longa. Veja que, nesse caso do exemplo, podemos ter duas pesquisas diferentes.

Na primeira, não se sabe ao certo se a pessoa busca encontrar uma receita para o bolo vegano, uma imagem para se inspirar, uma doceria que venda esse tipo de bolo… enquanto que na segunda situação, entende-se que o usuário busca por receitas, sem dar abertura a outros temas.

Além disso, é necessário o uso de, ao menos, duas palavras “bolo” e “vegano”, para que não haja confusão durante a busca, mostrando que a palavra-chave da vez é um termo com 2 palavras.

Logo, um planejador de palavras-chave é a ferramenta perfeita para encontrar os termos ideais para usar em seu site e ter muitos acessos! Ele servirá como um guia para orientar e auxiliar na busca e análise das keywords mais adequadas.

Vale lembrar que o planejador de palavras-chave, ainda, serve para identificar quais termos são importantes e recorrentes a ponto de servirem como palavra-chave. O que as pessoas mais têm pesquisado ultimamente, quais as variações possíveis com esses temas, quais os problemas que precisam de soluções…

É muito mais fácil saber o que chama a atenção dos usuários quando você tem um planejador de palavras-chave com você. Continue por aqui para te mostrarmos algumas dicas de como usar o planejador!

Leitura complementar: O que é uma Ferramenta de Palavras-Chave e Quais Usar?

Qual a sua importância?

Agora é hora de saber por que é tão importante ter como aliado do seu negócio um planejador de palavras-chave!

  • É através de pesquisas nos buscadores que os leads encontram seu site e demonstram interesse nos seus produtos.
  • Utilizar palavras-chave é como resumir o assunto a um termo mais simples de ser pesquisado e, consequentemente, encontrado.
  • O planejador de palavras-chave otimiza tempo e evita falhas durante o processo de encontrar as keywords adequadas para o seu negócio.
  • O uso correto dos termos ajuda a empresa a se ranquear nas primeiras páginas dos buscadores.
  • Ao estar no topo das buscas, a empresa serve como referência para o assunto e é a principal fonte de informação para os usuários.
  • Com a ajuda do planejador de palavras-chave, você trabalha com dados reais e não com achismos. Consequentemente, a quantidade de acessos a seu site ou plataforma aumenta.

Portanto, é muito mais rápido e fácil trabalhar questões em alta com a ajuda de um planejador adequado e que atenda às necessidades da sua equipe e da sua empresa num todo.

Dica de leitura: Como Criar e o que Deve Conter um Excelente Formulário de Leads

Dicas para usar bem o planejador de palavras-chave

Entendendo o que é o planejador de palavras-chave e quais as vantagens que ele traz, vamos finalmente falar sobre as dicas para usá-lo de forma proveitosa e adequada.

1. Palavras com menos buscas

Palavras não tão procuradas ajudam a ranquear com mais facilidade. Porém, não fale de assuntos ultrapassados ou que não estão na boca do povo. Você pode, e deve, fazer uma seleção mais detalhada na hora de escolher a keyword ideal.

Voltando ao exemplo do bolo vegano. Bolo vegano está em alta e então você vai tratar sobre, caso seja um tema relacionado à área na qual sua empresa atua. Não precisa escolher o termo “bolo vegano como fazer” se você pode escolher “bolo vegano receita para fazer” ou até mesmo “bolo vegano feito em casa”. Dessa forma, você obtém mais visitas porque está usando um termo não tão popular, mas ainda falando de um assunto recorrente.

2. Sem exageros

Mantendo a linha de raciocínio do item 1, não é bom usar uma palavra-chave tão buscada. No entanto, não resolve se você decidir usar um termo específico até demais. Assim, você limita muito as chances de usuários entrarem na sua página, visto que não tem tanta procura. O uso de palavras consideradas difíceis, com pouco conhecimento, gírias ou palavras que caíram em desuso deve ser descartado e desconsiderado.

3. Palavras familiarizadas e cotidianas

Use keywords relacionadas ao seus produtos e serviços. Nada de falar sobre aparelhos eletrônicos porque está em alta se você trabalha vendendo refrigerantes, por exemplo. Você deve ser condizente com o que trabalha, além de aproveitar seu planejador de palavras-chave para encontrar assuntos que precisem da solução que o seu produto vende. No caso do refrigerante, é mais vantajoso que você escolha um tema relacionado a Verão do que algo interligado a Internet Móvel.

4. Nome da marca

O uso do nome da sua empresa é importante para que ela seja referência na área em que atua. Quando um usuário opta por pesquisar um produto + a marca (ex.: chocolate lacta), demonstra que a empresa é associada ao produto que vende.

5. Concorrência

Observe quais escolhas a concorrência tem feito. Se vocês trabalham na mesma área, devem abordar temas e discussões parecidas, então pode ajudar dar aquela espiadinha na concorrência de vez em quando. Mas claro, sem exagero para não parecer que você está copiando a concorrência porque tem medo de arriscar e não consegue ter ideias diferentes e inovadoras.

6. Lucro x Planejador de palavras-chave

Enquanto estiver definindo as palavras-chave que irá utilizar, considere os produtos ou serviços mais procurados pelos seus clientes e que também trazem mais lucro para a empresa. Sendo assim, a chance de você atrair leads para o que mais dá lucro é maior.

7. Sistema CRM

Ter o software de CRM com você nesse momento de usar o planejador de palavras-chave é importantíssimo. O sistema em questão tem a função de armazenar e analisar dados dos seus clientes, incluindo suas necessidades.

Dessa forma, você consegue mais rápida e facilmente delimitar as melhores e mais adequadas palavras-chave para cada situação – sempre considerando o histórico de vendas da sua empresa – garantindo que os termos utilizados sejam atraentes e cumpram com o papel de solucionar os problemas dos seus clientes.

Recomendação de leitura: Google Keywords Planner – 5 Dicas para Usar no seu Negócio

Você já está pronto para aproveitar seu planejador de palavras-chave da melhor maneira! Além de garantir muitos acessos e ranquear nas primeiras páginas dos buscadores.

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