Gestão do relacionamento com o cliente

O CRM é a ferramenta que tem por objetivo maior a gestão do relacionamento com o cliente.

Não é só uma questão de controle da equipe de vendas.

O CRM é muito mais do isso. É um método para aprofundar o conhecimento da sua equipe de vendas com o seu cliente!

O software de CRM está muito além da gestão da carteira de clientes.

Nesse post vamos discutir:

 

  • Para que serve o CRM?
  • Semear bons valores, princípios e ideais
  • Cuidado com o autoengano
  • Cultive a gestão do relacionamento com o cliente
  • De gênio e louco todo mundo tem um pouco
  • Tenha um projeto de vida maior

 

Para que serve o CRM?

Creio que todos nós, independente do cargo, temos momentos onde nos sentimos completamente perdidos.

Sem saber que rumo tomar, procurando saber se há uma luz no fim do túnel.

Em vendas isso não é diferente.

O sistema de CRM orienta nossas decisões e atividades diárias na área comercial.

Ajuda a tomar as rédeas de sua carreira e ser o senhor de seu próprio tempo.

Hoje as relações de trabalho e de mercado mudam constantemente, as palavras segurança e estabilidade estão em processo de extinção, e tudo acontece em alta velocidade.

O software de CRM contribui para que você seja o maior gestor das suas ações comerciais.

 

Leia também – Como mapear ações para aumentar a performance comercial da empresa

 

Semear bons valores, princípios e ideais no relacionamento com o cliente

Você é exatamente aquilo que você imagina ser.

Uma autoimagem positiva é determinante para manter a autoestima e a autoconfiança sempre em dia.

Não perca de vista valores como ética, responsabilidade social, solidariedade e senso de justiça.

Isso afeta o seu desempenho final.

As empresas, acima de tudo, são corporações humanas, onde sentimentos e razão vivem em um eterno conflito.

Manter firme e sólido seus valores, princípios e ideais o ajudarão na tomada de decisões importantes para sua carreira e a não perder o rumo certo.

 

Cuidado com o autoengano

O autoengano é uma defesa psicológica amplamente utilizada, normalmente, de forma involuntária e não planejada.

Formamos imagens que não condizem com a realidade, sobre nosso trabalho, nossa vida, sobre nós mesmos.

A expressão “tampar o sol com a peneira” deixa evidente que o autoengano nos alivia dores, evita conflitos, por isso é mais fácil deixar estar para ver como é que fica.

O problema é quando faço uso excessivo desta técnica, consciente ou inconsciente.

Cria-se um mundo que já não mais condiz com a realidade e afasta o vendedor do relacionamento com o cliente ideal.

Não alimente o autoengano, as ilusões e verdades exageradas.

O CRM auxilia com dados e fatos e em gestão bons indicadores são fundamentais até mesmo para estimular a sua intuição.

Pratique o feedback!

Entenda que receber um feedback positivo ou negativo é como um presente que vai ajudá-lo a encarar a realidade de uma forma mais madura e evitar futuros fracassos e desvios em sua vida.

Assista o vídeo que gravei sobre feedback.

 

 

Cultive a gestão do relacionamento com o cliente

Na área comercial isso é fundamental e o software de CRM auxilia nessa questão.

Lembro que o mundo hoje está todo conectado e interdependente.

Ser ativo em associações de classe, estar presente em eventos são apenas algumas dicas comuns.

Mas, o que faz a diferença mesmo é como você conduz sua rede de relacionamentos.

Faça bom uso de e-mails, WhatsApp, Skype, Facebook, LinkedIn e tantas outras ferramentas que ajudam no networking.

Nada de piadinhas e outros assuntos que nada tem a ver com assuntos profissionais.

Que tal enviar artigos que possam contribuir para a carreira alheia?

Informações sobre novas técnicas de gestão, novos fornecedores, concorrentes ou talentos que estão à disposição no mercado?

Não tenha preguiça em conhecer novas pessoas, novas culturas, o mundo pertence a diversidade.

Viver dá trabalho e o sucesso se conquista por meio de pequenas ações, que como a chuva fina e constante faz transbordar os rios.

 

De gênio e louco todo mundo tem um pouco

Apostar nas suas ideias, usar a criatividade como aliada.

Não tema o ridículo, exercite a mente, entenda que o novo sempre vem são fatores que todo profissional deve saber tirar proveito.

A oportunidade tem um timing e feliz daquele que percebe a hora certa de agir.

Tolo aquele que pensa que isso só acontece em momentos de sorte.

Com a adoção do CRM as oportunidades devem ser criadas e criativo é quem transforma seu projeto em realidade.

Genial é ser simples e uma pequena dose de loucura não faz mal a ninguém.

O CRM estimula o seu espírito empreendedor no relacionamento com o cliente.

Lembro que esta dica também é válida para quem trabalha em empresas e não só para quem tem ou quer ter seu próprio negócio.

 

Dica de leitura – Como ser mais criativo em 6 passos

 

Tenha um projeto de vida maior

Qual é sua maior missão?

Quero detalhes, seja específico.

O que você deseja fazer para que, ao final de sua vida, você possa olhar para trás e dizer:

– Valeu. Eu fui, o que eu quis ser, fiz o que sonhei fazer.

A autorrealização pode ser comparada com a plenitude, aquela sensação maravilhosa de ter feito o algo a mais, de ter dado sua contribuição.

Nesta hora é preciso ter foco.

Foco no resultado, na sua estratégia e planejamento pessoal.

Capacidade de ter e manter o foco, de se levantar quantas vezes for necessário, persistência é o maior diferencial que um profissional pode ter.

O que diferencia um profissional de vendas do outro, mais do que sua capacidade técnica é o seu entusiasmo pelo trabalho e pela vida e a forma com conduz a gestão do relacionamento com o cliente.

 

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