6 sistemas corporativos que sua empresa deve conhecer

imagem com sistemas corparativos

Toda empresa precisa de sistemas corporativos para auxiliar em sua gestão. Num mundo cada vez mais conectado, as soluções tecnológicas para administrar o seu negócio são fundamentais.

Diante de tantas alternativas selecionamos 6 sistemas corporativos essenciais para dar um up na produtividade de sua empresa.

Neste post você saberá mais sobre 6 sistemas corporativos:

  1. CRM
  2. ERP
  3. Assinatura eletrônica
  4. Armazenamento na nuvem
  5. Gerenciamento de projetos
  6. Telefonia digital

Vamos conferir:

1 – CRM

CRM são as iniciais em inglês para “Customer Relationship Management”, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. De modo prático o CRM é um software projetado para gerenciar todos os assuntos relacionados ao atendimento ao cliente.

O CRM não se resume apenas a um software, mas a um conjunto de ações, posturas e estratégias que visam aprimorar a forma como as empresas dialogam com seus consumidores. Com ele é possível coletar e organizar diversas informações sobre seus clientes, tanto dados práticos – como endereço, nome, telefone, e-mail – quanto informações mais específicas – como comportamento, gostos e preferências de consumo.

Desta forma o CRM atua como uma central de análise de informações, convertendo cada elemento em conhecimento prático, que auxiliará sua empresa na hora de tomar diversas decisões relacionadas ao setor de vendas e marketing.

Com o CRM sua empresa poderá monitorar serviços de pós-venda, análise de oportunidades de vendas, prospecção de clientes, metas e muitos outros dados.

Outra grande vantagem de adotar um sistema corporativo como o CRM é a possibilidade de aumentar a produtividade de sua equipe, pois com este modelo de gestão todas as decisões são tomadas em conjunto num ambiente intuitivo e dinâmico.

Saiba mais em: SISTEMA CRM: O QUE É E PARA QUE SERVE?

2 – ERP

Mais uma sigla recorrente no mundo dos sistemas empresariais: ERP. Esta é a sigla em inglês para “Enterprise Resource Planning”, ou em bom português: “Planejamento dos Recursos da Empresa”.

Pode parecer algo complicado, mas um sistema ERP nada mais é que um sistema de automação comercial, um software criado para informatizar e maximizar a capacidade de gestão de um negócio.

Durante muito tempo as empresas tinham que contar com inúmeros blocos de anotações e cadernos com os dados da rotina financeira. Os ERPs vieram para mudar isso, digitalizando todo o processo de gerenciamento empresarial, economizando tempo, e claro, dinheiro.

Com um ERP sua empresa passa a operar de modo mais dinâmico. Setores como cadastro de clientes, fornecedores, emissão de notas fiscais, controle de estoque, fluxo de caixa, cobrança e conciliação bancária estarão centralizados num único sistema de gestão.

As vantagens do uso de um sistema ERP são inúmeras, mas podemos destacar as seguintes:

  • Maior controle sobre cada setor de sua empresa, evitando “pontos cegos” e falhas de gestão.
  • Relatórios atualizados que permitem acompanhar de perto as entradas e saídas de capital, evitando rombos financeiros.
  • Emissão integrada de notas fiscais eletrônicas, evitando o uso de outros programas para realizar a mesma função.
  • Maior controle de estoque, evitando encalhes ou compras desnecessárias.
  • Maior controle da equipe, com total acompanhamento de folhas de ponto, divisão de tarefas e demais funções de RH.

Nos modelos mais modernos de sistemas corporativos os ERPs contam com armazenamento em nuvem, ou seja, os dados de sua empresa estarão sempre salvos num servidor remoto. Além de oferecer maior segurança contra eventuais perdas de dados, o armazenamento remoto oferece ainda maior acessibilidade. Você poderá acompanhar as informações de seu negócio de qualquer lugar com total praticidade.

Dica de leitura – Diferença entre CRM e ERP

3 – Assinatura eletrônica

A ferramenta de assinatura eletrônica permite assinar um documento digital com a mesma validade legal de um documento assinado no papel.

Com este serviço sua empresa poderá assinar um documento em segundos e enviar o mesmo via e-mail, sem ter que gastar tempo com impressões, transporte ou ainda despesas de autenticação como cartórios e despachantes.

É possível ainda assinar diversos documentos de uma só vez, agilizando os processos de assinaturas de contratos, por exemplo. Ou ainda garantir um nível maior de segurança com a assinatura acompanhada por um carimbo digital de tempo, com a hora legal brasileira.

Os sistemas de assinatura eletrônica são homologados pela lei brasileira e possuem o mesmo valor legal da assinatura tradicional. Além disso são ecologicamente corretos, pois evitam o gasto com impressão em papel.

4 – Armazenamento em nuvem

Esta é uma tecnologia cada vez mais presente no nosso dia a dia.

Quer um exemplo? O aplicativo Google Fotos armazena as imagens do seu celular utilizando basicamente o sistema de armazenamento em nuvem.

Para as empresas este modelo de armazenamento é duplamente vantajoso pois permite que diversos softwares, principalmente ERPs e CRMs, trabalhem armazenando seus dados remotamente. Isso representa mais segurança e acessibilidade.

Quando o assunto é o armazenamento de diversos dados e documentos empresariais, o modelo em nuvem pode ser contratado sob demanda, poupando a empresa dos gastos com infraestrutura de armazenamento físico de dados.

5 – Gerenciamento de projetos

Segundo o livro que regula as práticas de gestão de projetos, o gerenciamento de projetos é: “a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos” (Guia PMBOK® 6ª Edição).

Com a evolução dos sistemas de informação o gerenciamento de projetos hoje pode ser otimizado através de softwares especializados nesta área. Assim é possível organizar e acompanhar cada etapa de um projeto, evitando atrasos e investimentos desnecessários e mão de obra.

Com um gerenciador de projetos seu negócio poderá determinar cada função para cada membro de sua equipe, criar alertas e relatórios detalhados, possibilitando um acompanhamento completo dos indicadores de produtividade.

A maioria dos gerenciadores de projetos possuem armazenamento em nuvem, o que oferece ao empreendedor a facilidade e a segurança na hora de desenvolver seus projetos internos.

6. Telefonia digital

Eficiência e facilidade. Esses dois fatores definem muito bem a telefonia digital. O crescimento no uso da tecnologia VoIP está diretamente ligado à busca por uma telefonia que seja descomplicada e de alta performance.

Voz sobre IP, ou apenas telefonia VoIP, é o recurso que te permite realizar chamadas pela internet. Você também pode ter ouvido falar em outros sinônimos como: telefonia em nuvem, telefonia via internet, rede IP e protocolo VoIP.

Voz sobre IP, por si só, já é sinônimo de economia quando pensamos em telefonia. Pesquisas do segmento indicam que a redução de gastos pode ser de até 70% quando comparado às operadoras convencionais.

Há várias razões para que o VoIP seja uma tecnologia de qualidade e mais barata. 

Mas o principal motivo para a telefonia em nuvem ser mais econômica é justamente o seu meio de funcionamento. Ou seja, toda a operação da sua telefonia é feita pela internet.

Sendo assim, você não terá os gastos com estrutura, instalações de cabeamentos e assistência técnica presencial. Com o VoIP tudo pode ser resolvido à distância, dando mais praticidade e mobilidade aos seus processos.

Além disso, um sistema de telefonia digital agrega mais funcionalidades à sua empresa. Por exemplo, as gravações de chamadas como recurso gratuito, a  URA (Unidade de Resposta  Audível, que nada mais é do que uma central telefônica eletrônica) e inúmeras possibilidades de integração a outros sistemas.

O que achou dessas dicas? Qual desses sistemas corporativos você já utiliza em seu negócio?

Deixe sua opinião nos comentários.

imagem que demonstra como usar o sistema crm

Compartilhe

As Redes Sociais

Assine a Newsletter

O Papo é Vendas!

Assinar no LinkedIn