Automação comercial: O que é e benefícios

Vendedores aprendendo sobre automação comercial

Automação comercial envolve o uso de hardware e softwares para automatizar os processos relacionados com as vendas. Por meio dela, você pode tornar o trabalho dos vendedores mais eficiente, fazer um controle melhor do estoque, melhorar a gestão, entre vários outros benefícios.

A tecnologia trouxe para dentro dos ambientes empresariais mais praticidade, eficiência e, consequentemente, maiores chances de lucro. Quando falamos em automação comercial, duas siglas chamam nossa atenção: CRM (gestão de relacionamento com o cliente) e ERP (planejamento dos recursos da empresa).

Com esses dois sistemas, você pode aumentar a eficiência dos processos comerciais na sua empresa. O resultado disso é um melhor aproveitamento do tempo de trabalho de cada colaborador, menor ocorrência de erros, redução do retrabalho, maior produtividade, entre outros benefícios.

Neste post, vamos conversar sobre o que é automação comercial, como o CRM e o ERP podem aprimorar o funcionamento do seu negócio e por que essa integração é tão benéfica. A seguir, você vai encontrar os seguintes tópicos:

  • O que é automação comercial
  • 7 benefícios da automação comercial
  • O que é um CRM
  • O que é um ERP
  • Integração entre CRM e ERP: o domínio completo da automação comercial da sua empresa

O que é automação comercial

A automação comercial é o uso da tecnologia para automatizar os processos em uma loja. Isso envolve o emprego de hardware, o que inclui computadores, impressoras, leitores de código de barras, balanças, gavetas, entre outros, e softwares, como o CRM e o ERP.

Por meio da automação comercial, você consegue lidar com a imensa quantidade de dados gerados no dia a dia de uma loja. Essas informações têm a ver com fornecedores, produtos, contas a pagar e a receber, metas dos vendedores, entre outras.

Antigamente, tudo isso era feito com a ajuda de controles manuais que eram feitos em cadernos e, com o tempo, com planilhas. Esses recursos foram úteis em suas épocas, mas hoje são insuficientes na gestão de vendas.

7 benefícios da automação comercial

Quando um gestor de vendas implementa soluções de automação comercial na empresa, ela passa a contar com uma série de benefícios. É sobre isso que vou falar nos próximos tópicos. Confira!

1. Aprimoramento dos processos

O uso de equipamentos e softwares de vendas adequados permite definir processos e aumentar a eficiência daqueles que já existem. Um dos benefícios disso é a redução do retrabalho.

Afinal, quando um processo não está bem definido, é muito comum a ocorrência de erros, os quais podem demandar muito tempo para serem corrigidos. Isso sem contar a perda de prazos e o estresse gerado.

A automação comercial é excelente nesse sentido, uma vez que o próprio sistema se encarrega de guiar a equipe em cada processo.

2. Foco no atendimento

Como a automação comercial cuida do andamento dos processos, a equipe de vendas têm condições de dar ao cliente a atenção que ele merece. O motivo é que, sem preocupações relacionadas com aspectos técnicos, os vendedores podem se concentrar nas negociações.

A própria prospecção é muito beneficiada com a automação comercial. Afinal, um CRM armazena os dados dos clientes, o que vai além de informações de contato. É possível registrar cada visita e o que foi tratado nelas, o que ajuda o vendedor a dar continuidade nas negociações de modo a conduzir o cliente à decisão de compra.

3. Integração entre setores

É verdade que cada setor tem o seu foco, mas todos eles devem trabalhar em conjunto. Por exemplo, à medida que os vendedores vendem e o estoque de cada produto diminui, é preciso cuidar para que não falte nenhum item.

Quanto à gestão, precisa ter acesso a tudo o que está acontecendo na empresa. Quando ela tem relatórios e gráficos à sua disposição, é mais fácil tomar decisões. Esses são alguns exemplos que mostram a importância da integração entre setores possibilitada pela automação comercial.

4. Otimização do tempo de trabalho

Como os sistemas de automação comercial aumentam a eficiência dos processos, o resultado é um melhor desempenho da equipe e a otimização do tempo de trabalho de cada colaborador. Um dos motivos é a redução dos erros operacionais, mas não é só isso.

Pense na emissão de uma nota fiscal, por exemplo. Um CRM é capaz de realizar uma série de comandos fundamentais sem a intervenção do colaborador, incluindo a baixa no estoque e o registro da entrada de numerário no caixa.

Essa é apenas uma das atividades que um CRM consegue otimizar. Em resultado disso, os colaboradores podem se concentrar em tarefas de vendas mais importantes, e até mesmo estratégicas, no caso daqueles que fazem prospecção de clientes.

5. Mais eficiência na gestão

Com um sistema de automação comercial, o gestor tem informações valiosas em mãos. Por exemplo, você pode saber, em tempo real, como está o faturamento, quais vendedores estão batendo suas metas, quais produtos são mais procurados, quais itens estão parados no estoque, entre outras informações.

Com um acompanhamento eficaz de KPIs (indicadores-chave de performance), é possível agir com rapidez quando algo não está caminhando bem, e as chances de a empresa atingir seus objetivos são muito maiores.

6. Controle de estoque mais eficiente

Controlar o estoque não é uma tarefa simples. É preciso analisar o histórico de vendas e a sazonalidade de cada produto. Sem o devido cuidado, sua empresa corre o risco de ter um alto estoque de determinado item que não está sendo tão procurado.

Mercadorias paradas no estoque são algo muito preocupante. Afinal, elas ocupam espaço, são o mesmo que dinheiro parado e podem chegar até envelhecer. Mesmo que isso não aconteça, você pode acabar fazendo uma promoção com descontos muitos altos para não aumentar seu prejuízo ainda mais.

A automação comercial resolve esse problema, tornando a gestão de estoque muito mais eficiente.

7. Redução de custos

Você acabou de ver que uma gestão de equipe de vendas otimizada reduz a ocorrência de erros, otimiza o tempo de trabalho dos colaboradores e melhora o controle de estoque. A redução de custos é apenas um resultado natural de todas essas melhorias.

Diante de tantos benefícios, vale a pena recorrer à automação comercial, não é verdade? A seguir, você vai entender melhor o que são o CRM e o ERP, e como eles podem ajudar sua empresa.

O que é um CRM

CRM são as iniciais de Customer Relationship Management, que significa gestão de relacionamento com o cliente. Fundamental para a automação comercial, é um sistema com funcionalidades digitais voltadas para empresas de todos os portes que estão em busca de uma melhor interação com os clientes.

Com os relatórios gerados, é possível traçar uma rota de vendas mais acertada, o que ajuda a fidelizar clientes, conter gastos e promover a expansão de sua empresa.

Os softwares de CRM nasceram da necessidade de compreensão do comportamento dos consumidores. Até então, as vendas eram pensadas de acordo com dados imprecisos, e os resultados não podiam ser medidos com exatidão.

O resultado eram clientes insatisfeitos, empresas com quedas nas vendas e baixa taxa de fidelização. O CRM, porém, possibilitou a automação comercial e mudou a realidade, criando um canal integrado que conecta a empresa ao cliente de modo simples e eficiente.

O sistema de CRM é pensado para centralizar as relações entre empresas e consumidores de modo completo, fazendo a ponte entre o ato de compra e a decisão final do consumidor. Nesse processo para automatizar as vendas, evita-se anotações no papel, prospecções erradas ou pós-venda inconsistente.

Com o CRM da Clientar, por exemplo, o processo de automação comercial, incluindo o cadastro de clientes, é mais dinâmico e ativo, oferecendo dados concretos que ajudam na tomada de decisões.

É possível criar um registro interno detalhado, realizar vendas por setores, gerir metas, obter relatórios customizados sobre o comportamento dos clientes e conduzir, de modo dinâmico, todo o processo de pós-venda.

O CRM da Clientar é bastante completo e atua em três principais frentes, que vou apresentar a seguir.

1. Monitoramento de clientes ativos, inativos e prospects

O software mantém um cadastro apurado de clientes, exibindo padrões de compra, preferências, dados para mailing e ações de contato. Desse modo, o CRM ajuda desde a prospecção de novos clientes até a conclusão das vendas.

2. Monitoramento do pós-venda

Assim que o cliente faz uma compra, é possível registrar seus gastos médios, produtos preferidos e demais informações. Assim, levanta-se dados que são essenciais para a fidelização. Esse acompanhamento é fundamental para solidificar a relação com os consumidores.

3. Monitoramento de reclamações

O software atua em uma parte fundamental das relações de consumo, gerenciando as reclamações com exatidão, evitando perda de clientes e corrigindo falhas. Em vez de deixar esses clientes de lado, com um sistema de CRM, você pode criar meios para ouvir queixas e oferecer soluções para eventuais problemas no processo de compra.

Leia também: 7 motivos para implantar um CRM

O que é um ERP

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, que significa planejamento dos recursos da empresa. Estamos falando de um programa de automação comercial que foi criado para gerir todos os setores internos de um negócio.

O ERP é algo tão fundamental e dinâmico que é difícil de acreditar que, mesmo hoje, existem empresas que empregam processos semi-manuais e demorados. Esse software atua integrando diferentes áreas do negócio, informatizando todo o processo de administração e reunindo os dados em relatórios coerentes.

Veja quais são os principais setores gerenciados pelo ERP:

  • estoque – com relatórios atualizados, é possível acompanhar o volume de produtos da empresa, evitando encalhes e compras desnecessárias;
  • fornecedores – esqueça a velha agenda telefônica cheia de contatos. O ERP fornece um cadastro detalhado de todos os fornecedores, apresentando margens de lucro, descontos e condições de pagamento;
  • contas a pagar e a receber – a base do fluxo de caixa está no que entra e no que sai. Os sistemas ERP detalham todas as contas da empresa, criando alertas para vencimentos e avisando no caso de eventuais cobranças;
  • fluxo de caixa – essa é uma das partes mais importantes de um negócio. Com o ERP, é possível acompanhar o giro de capital, medir metas de vendas e estabelecer planos de contenção de gastos mês a mês.

Essas são apenas algumas funcionalidades de um sistema ERP. O software da GestãoClick é um dos mais completos do mercado e oferece, ainda, cotação de compras, emissão e controle de notas fiscais, contratos para locações e serviços e muito mais. Tudo isso on-line, com segurança e total acessibilidade.

Desse modo, o ERP complementa a automação comercial proporcionada pelo CRM. Para isso, eles precisam funcionar de modo integrado, e é sobre isso que vou falar agora.

Integração entre CRM e ERP: o domínio completo da automação comercial da sua empresa

Aliar a gestão de clientes ao controle financeiro é somar forças para construir um negócio de sucesso. Combinando os dois serviços de automação comercial, sua empresa sai na frente da concorrência, dinamizando o processo administrativo, ganhando tempo e economizando dinheiro.

O software de CRM da Clientar possibilita o acompanhamento de clientes, gerando mais vendas. Com a ajuda de um ERP, você consegue administrar suas vendas de modo mais preciso.

Assim, CRMs e ERPs são faces da mesma moeda, um complementando o outro. Pensados para descomplicar a rotina das empresas, eliminar o retrabalho e reduzir custos, ambos os softwares são ferramentas essenciais na era da tecnologia e da automação comercial. Cabem em qualquer orçamento, são fáceis de usar e apresentam resultados reais.

Implemente a automação comercial na sua empresa

Implementar uma solução de automação comercial na empresa é um passo essencial para garantir a eficiência dos processos. Sem ela, vários erros podem ocorrer sem que a gestão se dê conta do que está acontecendo.

A automação comercial veio para ficar, e cabe a você aproveitar todos os benefícios que ela oferece. Seus clientes sentirão a diferença no atendimento, os colaboradores serão mais eficientes em suas funções e, consequentemente, sua empresa vai lucrar mais.

Gostou da ideia de levar a automação comercial para dentro da sua empresa?

Entre em contato com a Clientar CRM e saiba mais sobre o nosso software!

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